O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Marcia Regina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159152
Resumo: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem o objetivo de analisar as pesquisas que foram realizadas no ano de 2016 sobre a efetividade do Neurofeedback para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças de 5 a 14 anos. Dos quatro estudos aqui analisados três apresentaram resultados favoráveis a efetividade do Neurofeedback. Uma variedade de abordagens é normalmente considerada para o tratamento de TDAH, incluindo intervenções farmacológicas e terapia cognitivo comportamental. Neste contexto, o neurofeedback surge como mais uma alternativa, podendo ser associado às outras abordagens.
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spelling Paludo, Marcia ReginaHolderbaum, Candice Steffen2017-06-06T02:27:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/159152001023279O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem o objetivo de analisar as pesquisas que foram realizadas no ano de 2016 sobre a efetividade do Neurofeedback para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças de 5 a 14 anos. Dos quatro estudos aqui analisados três apresentaram resultados favoráveis a efetividade do Neurofeedback. Uma variedade de abordagens é normalmente considerada para o tratamento de TDAH, incluindo intervenções farmacológicas e terapia cognitivo comportamental. Neste contexto, o neurofeedback surge como mais uma alternativa, podendo ser associado às outras abordagens.The present study is a bibliographical review that aims to analyze the researches that were conducted in 2016 on the effectiveness of Neurofeedback for the treatment of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in children aged 5 to 14 years . Of the four studies reviewed here, three presented favorable results for Neurofeedback effectiveness. A variety of approaches are usually considered for the treatment of ADHD, including pharmacological interventions and cognitive behavioral therapy. In this context, neurofeedback emerges as another alternative and may be associated with other approaches.application/pdfporNeuropsicologiaTranstorno da falta de atenção com hiperatividadeNeurofeedbackAttention deficit hyperactivity disorderChildrenO uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023279.pdf001023279.pdfTexto completoapplication/pdf463113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/1/001023279.pdfcf7d2b9703cdbad1702db23c40e86b16MD51TEXT001023279.pdf.txt001023279.pdf.txtExtracted Texttext/plain32232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/2/001023279.pdf.txtba6c3e538523881e939b9b374c2f53fbMD52THUMBNAIL001023279.pdf.jpg001023279.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/3/001023279.pdf.jpg01ef9d7f85f7427f7f19d5a93707410eMD5310183/1591522018-10-22 08:04:33.041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:04:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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