O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159152 |
Resumo: | O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem o objetivo de analisar as pesquisas que foram realizadas no ano de 2016 sobre a efetividade do Neurofeedback para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças de 5 a 14 anos. Dos quatro estudos aqui analisados três apresentaram resultados favoráveis a efetividade do Neurofeedback. Uma variedade de abordagens é normalmente considerada para o tratamento de TDAH, incluindo intervenções farmacológicas e terapia cognitivo comportamental. Neste contexto, o neurofeedback surge como mais uma alternativa, podendo ser associado às outras abordagens. |
id |
UFRGS-2_243841c5594f99624cb52abfad7228e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159152 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paludo, Marcia ReginaHolderbaum, Candice Steffen2017-06-06T02:27:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/159152001023279O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem o objetivo de analisar as pesquisas que foram realizadas no ano de 2016 sobre a efetividade do Neurofeedback para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças de 5 a 14 anos. Dos quatro estudos aqui analisados três apresentaram resultados favoráveis a efetividade do Neurofeedback. Uma variedade de abordagens é normalmente considerada para o tratamento de TDAH, incluindo intervenções farmacológicas e terapia cognitivo comportamental. Neste contexto, o neurofeedback surge como mais uma alternativa, podendo ser associado às outras abordagens.The present study is a bibliographical review that aims to analyze the researches that were conducted in 2016 on the effectiveness of Neurofeedback for the treatment of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in children aged 5 to 14 years . Of the four studies reviewed here, three presented favorable results for Neurofeedback effectiveness. A variety of approaches are usually considered for the treatment of ADHD, including pharmacological interventions and cognitive behavioral therapy. In this context, neurofeedback emerges as another alternative and may be associated with other approaches.application/pdfporNeuropsicologiaTranstorno da falta de atenção com hiperatividadeNeurofeedbackAttention deficit hyperactivity disorderChildrenO uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023279.pdf001023279.pdfTexto completoapplication/pdf463113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/1/001023279.pdfcf7d2b9703cdbad1702db23c40e86b16MD51TEXT001023279.pdf.txt001023279.pdf.txtExtracted Texttext/plain32232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/2/001023279.pdf.txtba6c3e538523881e939b9b374c2f53fbMD52THUMBNAIL001023279.pdf.jpg001023279.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/3/001023279.pdf.jpg01ef9d7f85f7427f7f19d5a93707410eMD5310183/1591522018-10-22 08:04:33.041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:04:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
title |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
spellingShingle |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças Paludo, Marcia Regina Neuropsicologia Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Neurofeedback Attention deficit hyperactivity disorder Children |
title_short |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
title_full |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
title_fullStr |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
title_full_unstemmed |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
title_sort |
O uso do neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças |
author |
Paludo, Marcia Regina |
author_facet |
Paludo, Marcia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paludo, Marcia Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Holderbaum, Candice Steffen |
contributor_str_mv |
Holderbaum, Candice Steffen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuropsicologia Transtorno da falta de atenção com hiperatividade |
topic |
Neuropsicologia Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Neurofeedback Attention deficit hyperactivity disorder Children |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Neurofeedback Attention deficit hyperactivity disorder Children |
description |
O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem o objetivo de analisar as pesquisas que foram realizadas no ano de 2016 sobre a efetividade do Neurofeedback para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças de 5 a 14 anos. Dos quatro estudos aqui analisados três apresentaram resultados favoráveis a efetividade do Neurofeedback. Uma variedade de abordagens é normalmente considerada para o tratamento de TDAH, incluindo intervenções farmacológicas e terapia cognitivo comportamental. Neste contexto, o neurofeedback surge como mais uma alternativa, podendo ser associado às outras abordagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-06T02:27:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159152 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001023279 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159152 |
identifier_str_mv |
001023279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/1/001023279.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/2/001023279.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159152/3/001023279.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf7d2b9703cdbad1702db23c40e86b16 ba6c3e538523881e939b9b374c2f53fb 01ef9d7f85f7427f7f19d5a93707410e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224533361819648 |