Efeitos de diferentes extensões de uma história de FR sobre o responder subsequente em FI com humanos
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8620 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar a influência que diferentes durações da história de responder em FR poderia exercer sobre o responder subseqüente em FI com humanos O instrumento utilizado para coleta de dados foi o software ProgRef e a conseqüência para a resposta de pressionar o botão foi pontos trocados por dinheiro Quinze universitários foram distribuídos em três grupos de acordo com a extensão da história Os participantes do Grupo 1-História Curta foram submetidos a três sessões de FR; os participantes do Grupo 2-História Intermediária passaram por seis sessões de FR e os do Grupo 3-História Longa passaram por nove sessões de FR Na fase subseqüente (fase de teste) todos os participantes foram submetidos a seis sessões de FI Todas as sessões tiveram duração de 15 minutos Efeito de persistência comportamental foi observado para todos os participantes do Grupo 1, para dois participantes do Grupo 2 e para três participantes do Grupo 3 Os resultados sugeriram que uma história de FR mais curta (três sessões) foi mais eficaz em produzir um efeito de persistência comportamental em um FI subseqüente do que uma história intermediária (seis sessões) ou longa (nove sessões), quando se considera o número de participantes cujo desempenho foi alterado após a mudança nas contingências de reforço Os resultados sugeriram também que uma história de FR mais curta não deve ser a única variável que produz o efeito de persistência comportamental, porque ainda foi possível observar esse efeito após histórias de FR de seis (dois participantes) e de nove sessões (três participantes) |
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Efeitos de diferentes extensões de uma história de FR sobre o responder subsequente em FI com humanosComportamentoAvaliaçãoComportamento humanoReforço (Psicologia)Assessment of behaviorHuman behaviorReinforcement (Psychology)Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar a influência que diferentes durações da história de responder em FR poderia exercer sobre o responder subseqüente em FI com humanos O instrumento utilizado para coleta de dados foi o software ProgRef e a conseqüência para a resposta de pressionar o botão foi pontos trocados por dinheiro Quinze universitários foram distribuídos em três grupos de acordo com a extensão da história Os participantes do Grupo 1-História Curta foram submetidos a três sessões de FR; os participantes do Grupo 2-História Intermediária passaram por seis sessões de FR e os do Grupo 3-História Longa passaram por nove sessões de FR Na fase subseqüente (fase de teste) todos os participantes foram submetidos a seis sessões de FI Todas as sessões tiveram duração de 15 minutos Efeito de persistência comportamental foi observado para todos os participantes do Grupo 1, para dois participantes do Grupo 2 e para três participantes do Grupo 3 Os resultados sugeriram que uma história de FR mais curta (três sessões) foi mais eficaz em produzir um efeito de persistência comportamental em um FI subseqüente do que uma história intermediária (seis sessões) ou longa (nove sessões), quando se considera o número de participantes cujo desempenho foi alterado após a mudança nas contingências de reforço Os resultados sugeriram também que uma história de FR mais curta não deve ser a única variável que produz o efeito de persistência comportamental, porque ainda foi possível observar esse efeito após histórias de FR de seis (dois participantes) e de nove sessões (três participantes)Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The objective of the present study was to analyze the influence of different duration of FR history in subsequent human behavior under FI schedule A software named ProgRef was used to program the reinforcement schedules, and the consequence for pressing a buttom was points which were exchanged by money Fifteen undergraduates students were distributed in three groups according to the duration of experimental history The participants of Group 1- Short History were exposed to three sessions under FR schedule, the participants of Group 2 - Intermediate History were exposed to six sessions under FR and the participants of Group 3 - Long History were exposed to nine sessions under FR schedule In subsequent phase (test phase) all participants were exposed to six sessions under FI schedule All sessions had 15 minutes of duration An effect of behavioral persistence was observed for all participants of Group 1, for two participants of Group 2 and for three participants of Group 3 The results suggested that a shorter FR history (three sessions) was more efficient to produce a behavioral persistence effect under a subsequent FI schedule than an intermediate FR history (six sessions) or a longer FR history (nine sessions), when considering the number of participants that had their performance changed after the schedules changed from FR to FI The results also suggested that a shorter FR history must not be taken as the unique variable that produces the behavioral persistence effect, because it was also possible to observe the effect of behavioral persistence after an intermediate (two participants) or a long (three participants) FR historyCosta, Carlos Eduardo [Orientador]Banaco, Roberto AlvesHaydu, Verônica BenderAldinucci, Bruna de Amorim Sanches2024-05-01T11:35:19Z2024-05-01T11:35:19Z2007.0028.08.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8620porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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