Os sentidos da observação astronômica : uma análise a partir da relação com o saber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11724 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como principal finalidade refletir sobre os sentidos que as pessoas atribuem à observação astronômica Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram constituídos por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e alguns apontamentos feitos pelo pesquisador A partir da análise dos dados emergiram doze categorias: vontade de ver no instrumento; vontade de mostrar para alguém; a rotação da Terra; a questão da realidade; o sentido do instrumento; astro rodando; astro pequeno; astrologia; religiosidade; sentir-se pequeno; repetição; e, emocionante Observamos em quase todas as categorias, aspectos da relação com o saber como definida por Charlot, ou seja, como uma relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo Na relação com o outro, percebem-se interações entre os observadores e os mediadores, o próprio astro observado e referências a um outro “divino” criador de tudo Na relação consigo mesmo, aparece a vontade de se completar, de conhecer o desconhecido, o desejo de aprender Na relação com o mundo é possível mencionar a questão da realidade e o sentido do instrumento Quase todas as categorias poderiam ser vistas como aspectos da relação com o mundo, pois a origem delas está na sensação de surpresa resultante da observação com instrumento Nota-se que o sentido da observação astronômica está no conjunto formado por todas estas categorias No entanto, podemos afirmar que os sentidos das falas agrupadas na categoria emocionante resumem toda a sensação causada pela observação astronômica |
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Os sentidos da observação astronômica : uma análise a partir da relação com o saberAstronomiaEstudo e ensinoCompreensão (Teoria do conhecimento)Astronomy - Study and teachingComprehension (Theory of knowledge)Resumo: Esta pesquisa tem como principal finalidade refletir sobre os sentidos que as pessoas atribuem à observação astronômica Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram constituídos por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e alguns apontamentos feitos pelo pesquisador A partir da análise dos dados emergiram doze categorias: vontade de ver no instrumento; vontade de mostrar para alguém; a rotação da Terra; a questão da realidade; o sentido do instrumento; astro rodando; astro pequeno; astrologia; religiosidade; sentir-se pequeno; repetição; e, emocionante Observamos em quase todas as categorias, aspectos da relação com o saber como definida por Charlot, ou seja, como uma relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo Na relação com o outro, percebem-se interações entre os observadores e os mediadores, o próprio astro observado e referências a um outro “divino” criador de tudo Na relação consigo mesmo, aparece a vontade de se completar, de conhecer o desconhecido, o desejo de aprender Na relação com o mundo é possível mencionar a questão da realidade e o sentido do instrumento Quase todas as categorias poderiam ser vistas como aspectos da relação com o mundo, pois a origem delas está na sensação de surpresa resultante da observação com instrumento Nota-se que o sentido da observação astronômica está no conjunto formado por todas estas categorias No entanto, podemos afirmar que os sentidos das falas agrupadas na categoria emocionante resumem toda a sensação causada pela observação astronômicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aims to reflect on the meanings that people attach to astronomical observation In this qualitative study data were gathered through semi-structured interviews recorded in audio and some notes made by the researcher From the data analysis twelve categories emerged: desire to see the instrument, wish to show to somebody, the Earth’s rotation, the question of reality, the meaning of the instrument, running star, small star, astrology, religion, feeling small, repetition, and emotion In almost all categories we observed aspects of the relationship with knowledge, as defined by Charlot, namely, the relationship with oneself, with others and with the world In relation to the other, we perceived interactions between observers and mediators, the observed star and references to a “divine” creator of everything In the relation to himself, appears the wish to complete oneself, to know the unknown, the desire to learn In relation to the world it is possible to mention the question of reality and meaning of the instrument Almost all categories could be seen as aspects of the relationship with the world, because the origin of them is the feeling of surprise resulting from the observation with the instrument We perceived that the meanings of astronomical observation are the set formed by all these categories However, we can say that the meanings of statements grouped in the emotion category sum up all the sensation caused by astronomical observationArruda, Sergio de Mello [Orientador]Passos, Marinez MeneghelloCarvalho, Sérgio Carlos deKlein, Alberto Eduardo2024-05-01T13:20:12Z2024-05-01T13:20:12Z2009.0031.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11724porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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