A aprendizagem de astronomia em redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16424
Resumo: Resumo: O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas comunidades As postagens devido às suas características foram enquadradas como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos: pessoal e técnica Tendo como referência os Focos de Aprendizagem Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são um exemplo de aprendizagem informal Considerando as evidências apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender Astronomia
id UEL_aa133beef8c272993de6969c2a462939
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16424
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling A aprendizagem de astronomia em redes sociaisAstronomiaEstudo e ensinoAstronomia amadoraFacebook (Recursos eletrônicos)Astronomy - Study and teachingFacebook (Electronic resource)Resumo: O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas comunidades As postagens devido às suas características foram enquadradas como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos: pessoal e técnica Tendo como referência os Focos de Aprendizagem Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são um exemplo de aprendizagem informal Considerando as evidências apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender AstronomiaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The purpose of this thesis was to demonstrate how scientific learning in social networks occurs, for that, we chose three communities dedicated to Astronomy on Facebook and analyzed some of the posts made by its members, in addition to interviewing a moderator from each of these communities The postings due to their characteristics were framed as Informal Learning Dialogues (DIAI) and each of them are composed of small texts called posts that were organized and divided into Analysis Units (UA) resulting in 255 virtual actions that were accommodated in 22 categories of action separated into two types: personal and technical With reference to the Scientific Learning Focuses to analyze the postings and the interviews, it was possible to verify elements such as involvement, practice and reflection, in the posts of the members of the communities, enabling the verification that during the selected DIAI there is scientific learning, concluding that the themselves as an example of informal learning Considering the evidence presented, we conclude that the Facebook communities studied constitute a community of practice and is therefore an appropriate setting for its members to discuss scientific concepts associated with Astronomy, enabling a learning according to the personal desire of the community participants, an inherent characteristic to free choice learning, an important concept of informal learning, which allows us to consider that even in virtual environments one can learn astronomyArruda, Sergio de Mello [Orientador]Lima, João Paulo CamargoCamargo Filho, Paulo Sérgio deBroietti, Fabiele Cristiane DiasPassos, Marinez MeneghelloZapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes2024-05-01T15:07:51Z2024-05-01T15:07:51Z2017.0015.10.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16424porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:58:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem de astronomia em redes sociais
title A aprendizagem de astronomia em redes sociais
spellingShingle A aprendizagem de astronomia em redes sociais
Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
Astronomia
Estudo e ensino
Astronomia amadora
Facebook (Recursos eletrônicos)
Astronomy - Study and teaching
Facebook (Electronic resource)
title_short A aprendizagem de astronomia em redes sociais
title_full A aprendizagem de astronomia em redes sociais
title_fullStr A aprendizagem de astronomia em redes sociais
title_full_unstemmed A aprendizagem de astronomia em redes sociais
title_sort A aprendizagem de astronomia em redes sociais
author Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
author_facet Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Lima, João Paulo Camargo
Camargo Filho, Paulo Sérgio de
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Passos, Marinez Meneghello
dc.contributor.author.fl_str_mv Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Estudo e ensino
Astronomia amadora
Facebook (Recursos eletrônicos)
Astronomy - Study and teaching
Facebook (Electronic resource)
topic Astronomia
Estudo e ensino
Astronomia amadora
Facebook (Recursos eletrônicos)
Astronomy - Study and teaching
Facebook (Electronic resource)
description Resumo: O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas comunidades As postagens devido às suas características foram enquadradas como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos: pessoal e técnica Tendo como referência os Focos de Aprendizagem Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são um exemplo de aprendizagem informal Considerando as evidências apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender Astronomia
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.10.2017
2017.00
2024-05-01T15:07:51Z
2024-05-01T15:07:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16424
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654587935096832