O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valezi, Sueli Correia Lemes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14524
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e ainda temas relacionados às ferramentas digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa De perspectiva qualitativa-interpretativista, esta pesquisa utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a entrevista com professores do curso, a pesquisa-ação para a implementação da sequência didática do gênero relatório técnico, a observação participante das aulas da professora colaboradora e o encontro de confrontação entre professora-pesquisadora e professora-colaboradora Os resultados obtidos com a interpretação dos textos produzidos com esses instrumentos evidenciaram que o agir do professor de língua portuguesa da educação profissional tecnológica não tem prescrições claras, é constantemente reconfigurado pelas transformações institucionais em níveis nacional e local, pelas coerções do mundo do trabalho e da modernidade tardia decorrente das novas tecnologias Os conflitos e tensões emergentes no trabalho conjunto entre pesquisadora e uma professora experiente nesse contexto profissional promoveram rupturas e transformações pelo uso de ferramentas de ensino, como a sequência didática e os dispositivos digitais de um ambiente virtual de aprendizagem, com impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento profissional nos sujeitos envolvidos
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spelling O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicasProfessores de portuguêsProfessoresFormaçãoEnsino profissionalDidáticaDidacticsStudy and teachingPortuguese languageResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; 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the planning process and the implementation of the didactic sequence of the gender technical report which was implemented on a class of the Internet Technologist Systems Higher Course, the implications of representations of a unique individual person on the collective work and about the professor’s qualification for work in the educational context; the reconfiguration of teaching acting by means of the new information and communication technologies mediation and computing environment mediated by computers and their evidence in educational gestures over the real work The epistemological basis of this research are guided by the Applied Linguistics, in a multidisciplinary perspective, especially concerning the contributions of the Socio discursive Interactionism (SDI), with Bronckart (1999, 26, 28) and his studies about texts, language and work, and brazilian authors as the ones from the ALTER researchers group (MACHADO, 24, 29; MACHADO et al (211) and also with Psychology of Labour and Clinical Activity (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) and the Ergonomics of Activity (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) and also issues related to digital tools applied to Portuguese Language Teaching Based on the approach of qualitative-interpretive perspective, this research counted as instruments of data gathering, documentary research, and interviews with professors of the course, the action research used to apply the didactic sequence of the gender technical report, participant observation of classes of the collaborative professor and the challenging encounter between professor-researcher and the collaborative-professor The results obtained from the texts analysis produced by these instruments revealed that the action of the Portuguese Language’s professor of the professional education has not clear requirements, it has been constantly reconfigured by the institutional changes which have occurred at national and local levels, the constraints emerged from the world of work and late modernity that came up from the new technologies The conflicts and tensions emerged from the work which has done between the researcher and a qualified professor in the professional context promoted disruptions and changes by the use of the learning tools, such as, the didactic sequence and digital devices in a virtual learning environment with impacts on learning and professional development on the involved participantsNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Abreu-Tardelli, Lília SantosAraújo, Júlio César Rosa deMafra, Núbio Delanne FerrazCristovão, Vera Lúcia LopesValezi, Sueli Correia Lemes2024-05-01T14:32:21Z2024-05-01T14:32:21Z2014.0027.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14524porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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