Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180 |
Resumo: | Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren. |
id |
UEL_2a9b783c357b24322f232b50f7f27cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17180 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020Fraction in the elementary school : an analysis of studies realized between 2010 and 2020Educação matemáticaConceito de fraçãoInterpretações de fraçãoDificuldadeEnsino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoFraçõesCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationConcept of fractionFraction interpretationsDifficultyElementary school - Teacher trainingMathematics - Study and teachingFractionsNeste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren.The aim of this research was to identify what some studies show about the concept of fraction and its interpretations: measure, number, operator, part-whole, quotient and rate, according to Kieren e Behr et al, that point out the necessity of these interpretations for the fraction instruction. This is a bibliographic study, and the documents were analyzed by Bardin’s Content Analysis. Therefore, there were chosen seven studies that showed the knowledge students have about the concept of fraction and its interpretations. The results showed that the students have difficulties concerning the concept of fraction and its interpretations. Among the difficulties, the students don’t comprehend even the notion of integer, essential to domain the fraction concept. Beyond that, six of seven studies showed that the students don’t comprehend fraction as part-whole, an essential notion to posterior comprehension of measure and number interpretations, according to Kieren.Savioli, Angela Marta Pereira das DoresPolegatti, Geraldo AparecidoJesus, Marcelo Silva deCastilho, Giovana Rodrigues2024-08-12T18:16:01Z2024-08-12T18:16:01Z2022-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina122 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T06:06:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-13T06:06:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 Fraction in the elementary school : an analysis of studies realized between 2010 and 2020 |
title |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 |
spellingShingle |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 Castilho, Giovana Rodrigues Educação matemática Conceito de fração Interpretações de fração Dificuldade Ensino fundamental Matemática - Estudo e ensino Frações Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Concept of fraction Fraction interpretations Difficulty Elementary school - Teacher training Mathematics - Study and teaching Fractions |
title_short |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 |
title_full |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 |
title_fullStr |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 |
title_full_unstemmed |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 |
title_sort |
Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 |
author |
Castilho, Giovana Rodrigues |
author_facet |
Castilho, Giovana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Polegatti, Geraldo Aparecido Jesus, Marcelo Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Giovana Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Conceito de fração Interpretações de fração Dificuldade Ensino fundamental Matemática - Estudo e ensino Frações Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Concept of fraction Fraction interpretations Difficulty Elementary school - Teacher training Mathematics - Study and teaching Fractions |
topic |
Educação matemática Conceito de fração Interpretações de fração Dificuldade Ensino fundamental Matemática - Estudo e ensino Frações Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Concept of fraction Fraction interpretations Difficulty Elementary school - Teacher training Mathematics - Study and teaching Fractions |
description |
Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-24 2024-08-12T18:16:01Z 2024-08-12T18:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CCE - Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 122 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823276242829312 |