O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52507 |
Resumo: | Este artigo descreve parte de um estudo sobre as práticas de ensino de frações no 1.º ciclo. Procura resposta às questões: 1) Como é que os professores exploram e articulam os significados quociente, parte-todo, medida e operador para ensinar frações? 2) Que dificuldades manifestam os professores no desenvolvimento das suas aulas sobre frações? Realizou-se um programa de trabalho colaborativo com 4 professores e observaram-se aulas, apresentando-se aqui um dos casos. Os resultados sugerem dificuldade dos professores no ensino de frações nomeadamente na seleção e exploração de tarefas, mas também na abordagem às diferentes interpretações de fração. |
id |
RCAP_725b37150bb99107ea02cf9e50d6f255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52507 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de casoThe teaching of fractions in primary school - a case studyEnsino de fraçõesConhecimento do professorInterpretações de fraçãoTeaching of fractionsTeacher’s knowledgeInterpretations of fractionsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo descreve parte de um estudo sobre as práticas de ensino de frações no 1.º ciclo. Procura resposta às questões: 1) Como é que os professores exploram e articulam os significados quociente, parte-todo, medida e operador para ensinar frações? 2) Que dificuldades manifestam os professores no desenvolvimento das suas aulas sobre frações? Realizou-se um programa de trabalho colaborativo com 4 professores e observaram-se aulas, apresentando-se aqui um dos casos. Os resultados sugerem dificuldade dos professores no ensino de frações nomeadamente na seleção e exploração de tarefas, mas também na abordagem às diferentes interpretações de fração.This article describes part of a study about the teaching of fractions in primary school levels. It seeks answers to the questions: 1) How do teachers explore and articulate the interpretations quotient, part-whole, measure and operator to teach fractions? 2) What difficulties do teachers have in the development of their classes on fractions? Classes were observed and a collaborative work program was developed, involving four teachers — one of these cases is presented in here. Results point to some teaching fragilities, namely concerning the selection and approaching of the tasks, as well as the approach to the different interpretations of fractions.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCardoso, PaulaMamede, Ema20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52507por2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2968http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/archiveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:51.017258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso The teaching of fractions in primary school - a case study |
title |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
spellingShingle |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso Cardoso, Paula Ensino de frações Conhecimento do professor Interpretações de fração Teaching of fractions Teacher’s knowledge Interpretations of fractions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
title_full |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
title_sort |
O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
author |
Cardoso, Paula |
author_facet |
Cardoso, Paula Mamede, Ema |
author_role |
author |
author2 |
Mamede, Ema |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Paula Mamede, Ema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de frações Conhecimento do professor Interpretações de fração Teaching of fractions Teacher’s knowledge Interpretations of fractions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino de frações Conhecimento do professor Interpretações de fração Teaching of fractions Teacher’s knowledge Interpretations of fractions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo descreve parte de um estudo sobre as práticas de ensino de frações no 1.º ciclo. Procura resposta às questões: 1) Como é que os professores exploram e articulam os significados quociente, parte-todo, medida e operador para ensinar frações? 2) Que dificuldades manifestam os professores no desenvolvimento das suas aulas sobre frações? Realizou-se um programa de trabalho colaborativo com 4 professores e observaram-se aulas, apresentando-se aqui um dos casos. Os resultados sugerem dificuldade dos professores no ensino de frações nomeadamente na seleção e exploração de tarefas, mas também na abordagem às diferentes interpretações de fração. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52507 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2968 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/archive |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132885173665792 |