Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Giovana Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180
Resumo: Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren.
id UEL_2a9b783c357b24322f232b50f7f27cb7
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17180
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020Fraction in the elementary school : an analysis of studies realized between 2010 and 2020Educação matemáticaConceito de fraçãoInterpretações de fraçãoDificuldadeEnsino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoFraçõesCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationConcept of fractionFraction interpretationsDifficultyElementary school - Teacher trainingMathematics - Study and teachingFractionsNeste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren.The aim of this research was to identify what some studies show about the concept of fraction and its interpretations: measure, number, operator, part-whole, quotient and rate, according to Kieren e Behr et al, that point out the necessity of these interpretations for the fraction instruction. This is a bibliographic study, and the documents were analyzed by Bardin’s Content Analysis. Therefore, there were chosen seven studies that showed the knowledge students have about the concept of fraction and its interpretations. The results showed that the students have difficulties concerning the concept of fraction and its interpretations. Among the difficulties, the students don’t comprehend even the notion of integer, essential to domain the fraction concept. Beyond that, six of seven studies showed that the students don’t comprehend fraction as part-whole, an essential notion to posterior comprehension of measure and number interpretations, according to Kieren.Savioli, Angela Marta Pereira das DoresPolegatti, Geraldo AparecidoJesus, Marcelo Silva deCastilho, Giovana Rodrigues2024-08-12T18:16:01Z2024-08-12T18:16:01Z2022-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina122 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T06:06:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-13T06:06:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
Fraction in the elementary school : an analysis of studies realized between 2010 and 2020
title Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
spellingShingle Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
Castilho, Giovana Rodrigues
Educação matemática
Conceito de fração
Interpretações de fração
Dificuldade
Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Frações
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Concept of fraction
Fraction interpretations
Difficulty
Elementary school - Teacher training
Mathematics - Study and teaching
Fractions
title_short Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
title_full Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
title_fullStr Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
title_full_unstemmed Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
title_sort Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020
author Castilho, Giovana Rodrigues
author_facet Castilho, Giovana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Polegatti, Geraldo Aparecido
Jesus, Marcelo Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Giovana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Conceito de fração
Interpretações de fração
Dificuldade
Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Frações
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Concept of fraction
Fraction interpretations
Difficulty
Elementary school - Teacher training
Mathematics - Study and teaching
Fractions
topic Educação matemática
Conceito de fração
Interpretações de fração
Dificuldade
Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Frações
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Concept of fraction
Fraction interpretations
Difficulty
Elementary school - Teacher training
Mathematics - Study and teaching
Fractions
description Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-24
2024-08-12T18:16:01Z
2024-08-12T18:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
122 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823276242829312