Formação de professores de inglês para fins específicos com vistas à internacionalização do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradin-Bail, Cibele
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8854
Resumo: Resumo: Com a ascensão do debate acerca do processo de internacionalização do ensino superior, novas demandas têm sido apresentadas para as universidades brasileiras Políticas linguísticas como os programas Idiomas sem Fronteiras e Paraná Fala Idiomas foram criadas nos últimos anos com o objetivo de preparar as comunidades acadêmicas para fins específicos nos quais as línguas estrangeiras, em especial a língua inglesa, têm papel fundamental A especificidade dos contextos considerados demandou, no entanto, a implementação por parte dessas políticas linguísticas de programas de formação complementares aos professores de seus cursos a fim de capacitá-los para o ensino de inglês para propósitos acadêmicos Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de formação continuada de professores de inglês para fins específicos proporcionadas por um programa de ensino de idiomas em uma instituição de ensino superior no Paraná, bem como os efeitos de tais práticas na identidade profissional dos professores O aporte teórico que fundamenta o estudo baseia-se nas contribuições de Kumaravadivelu (212) e de Freeman (216) acerca da formação de professores de línguas no mundo atual, bem como nos conceitos de comunidades de prática (WENGER, 1998), de paisagens de prática (WENGERTRAYNER; WENGER-TRAYNER, 215) e de professores-autores (GARCEZ; SCHLATTER, 217) São participantes deste estudo a coordenadora institucional, o orientador pedagógico e oito professores de inglês que atuaram ao longo da segunda etapa do projeto, 217-219, em uma IES do norte do Paraná A geração dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário eletrônico aos oito professores, além da realização de uma entrevista coletiva com os dois coordenadores do projeto e de um grupo focal com as três professoras que atuaram no projeto na fase final da etapa Os resultados demonstram que a formação proposta contou com uma grande variedade de modalidades formativas, as quais foram influenciadas por membros de diferentes comunidades externas, constituindo uma complexa rede de comunidades, semelhante a uma paisagem de práticas A abordagem de desenvolvimento profissional adotada apresentou-se de modo plural, com prevalência de conteúdos de racionalidade técnica em modalidades específicas, embora uma inter-relação entre “conhecimentos disciplinares” e “conhecimentos para ensinar” (FREEMAN, 216) fosse estabelecida nas modalidades permanentes As temáticas das práticas profissionais mais valorizadas pelos professores referem-se, em especial, à produção de material didático autoral, principalmente quando de forma colaborativa Nesse sentido, as identidades profissionais dos professores revelam ter havido uma ressignificação de seu papel como docentes, assumindo a responsabilidade pelas práticas acordadas pelo grupo e reconhecendo-se como professores-autores (GARCEZ; SCHLATTER, 217)
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SCHLATTER, 217)Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: With the rise of the debate on the process of higher education internationalization, new demands have been posed to Brazilian universities Language policies such as the Languages without Borders and the Parana Speaks Languages have been created in the past years aiming at preparing academic communities for specific purposes in which foreign languages, particularly English, play an essential role The specificity of the contexts considered has demanded, however, that those language policies implemented complementary teacher education programs to the instructors of their courses in order to enable them to teach English for specific purposes The aim of this study is to analyse the continuous training practices on English for specific purposes provided by a language teaching program at a higher education institution (HEI) in Paraná state as well as the effects those practices might have had on the professional identities of the teachers The study is grounded on the contributions of Kumaravadivelu (212) and Freeman (216) regarding language teacher education in the present world, as well as on the concepts of communities of practice (WENGER, 1998), landscapes of practice (WENGER-TRAYNER; WENGER-TRAYNER, 215), and of author-teachers (GARCEZ; SCHLATTER, 217) The participants of the study are the institutional coordinator, the pedagogical supervisor and eight English teachers who worked in the second phase of the project, 217-219, in a HEI in the north of Paraná Data generation was carried out by means of an electronic questionnaire sent to the eight teachers as well as a collective interview with the project coordinators and a focus group with the three teachers working in the last semester of the phase Results indicate that the teacher education program offered comprised a wide variety of formative modalities, which were influenced by members of distinct external communities, constituting a complex community network, similar to a landscape of practice The professional development approach adopted indicated a plural configuration, with a predominance of contents aimed at technical rationality in specific formative modalities, even though an interrelation of “disciplinary knowledge” and of “knowledge to teach” (FREEMAN, 216) was established in permanent modalities The professional practice themes most valued by the teachers refer, particularly, to the production of educational materials by the teachers themselves, specially when done collaboratively In this sense, the professional identities of the teachers have reavealed the occurrence of a resignification of their roles as teachers, with them assuming the responsibilities for the practices agreed on by the group and recognizing themselves as author-teachers (GARCEZ; SCHLATTER, 217)Gimenez, Telma [Orientador]Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoFurtoso, Viviane Aparecida BagioCoradin-Bail, Cibele2024-05-01T11:40:56Z2024-05-01T11:40:56Z2020.0012.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8854porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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