Pluralismo razoável e democracia : uma reformulação da ideia rawlsiana de uso público da razão e o papel da religião na esfera pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15571 |
Resumo: | Resumo: A sociedade contemporânea é marcada pelo pluralismo de doutrinas abrangentes, religiosas e seculares, que interagem no âmbito político público a partir de suas distintas perspectivas de vida boa Tendo em vista este cenário, o presente trabalho pretende reconstruir o debate estabelecido pelos pensadores John Rawls e Jürgen Habermas acerca do papel da religião na esfera pública, com base na ideia de uso público da razão e de uma ordem democrática plural e inclusiva Deste modo, almeja-se evidenciar a aceitabilidade ou não do recurso a argumentos religiosos no debate público sobre questões relacionadas a elementos constitucionais essenciais e de justiça básica Se admitida sua utilização, propõe-se a avaliar o modo mais apropriado a sua apresentação no processo político deliberativo e em prol da fundamentação segundo razões corretas (freestanding view) que possam ser, igualmente, endossadas pelos cidadãos Inicialmente, expõe-se os alicerces da teoria política rawlsiana e analisa-se sua proposta de razão pública exclusivista e, posteriormente, sua visão ampla de cultura política pública, caracterizada pela inserção da cláusula de tradutibilidade ou também denominada de proviso Em seguida, são apresentados os elementos basilares do pensamento de Jürgen Habermas e retomam-se suas críticas a respeito das possíveis fragilidades do pensamento de Rawls no que tange à participação de religiosos em deliberações públicas, por exemplo, o excessivo ônus argumentativo, mental e psicológico atribuído ao religioso e a colaboração destes nos debates políticos É apresentada também a proposta habermasiana de uma postura pós-secular e não secularista Por fim, investiga-se particularidades advindas deste debate, como a concepção de tolerância adotada pelo pensador norte-americano e pelo filósofo alemão, a viabilidade da neutralidade e do abandono das verdades pelo uso público da razão |
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Pluralismo razoável e democracia : uma reformulação da ideia rawlsiana de uso público da razão e o papel da religião na esfera públicaFilosofia e religiãoReligiãoFilosofiaDemocraciaRazão públicaChristianity and philosophyDemocracyReligionPhilosophyResumo: A sociedade contemporânea é marcada pelo pluralismo de doutrinas abrangentes, religiosas e seculares, que interagem no âmbito político público a partir de suas distintas perspectivas de vida boa Tendo em vista este cenário, o presente trabalho pretende reconstruir o debate estabelecido pelos pensadores John Rawls e Jürgen Habermas acerca do papel da religião na esfera pública, com base na ideia de uso público da razão e de uma ordem democrática plural e inclusiva Deste modo, almeja-se evidenciar a aceitabilidade ou não do recurso a argumentos religiosos no debate público sobre questões relacionadas a elementos constitucionais essenciais e de justiça básica Se admitida sua utilização, propõe-se a avaliar o modo mais apropriado a sua apresentação no processo político deliberativo e em prol da fundamentação segundo razões corretas (freestanding view) que possam ser, igualmente, endossadas pelos cidadãos Inicialmente, expõe-se os alicerces da teoria política rawlsiana e analisa-se sua proposta de razão pública exclusivista e, posteriormente, sua visão ampla de cultura política pública, caracterizada pela inserção da cláusula de tradutibilidade ou também denominada de proviso Em seguida, são apresentados os elementos basilares do pensamento de Jürgen Habermas e retomam-se suas críticas a respeito das possíveis fragilidades do pensamento de Rawls no que tange à participação de religiosos em deliberações públicas, por exemplo, o excessivo ônus argumentativo, mental e psicológico atribuído ao religioso e a colaboração destes nos debates políticos É apresentada também a proposta habermasiana de uma postura pós-secular e não secularista Por fim, investiga-se particularidades advindas deste debate, como a concepção de tolerância adotada pelo pensador norte-americano e pelo filósofo alemão, a viabilidade da neutralidade e do abandono das verdades pelo uso público da razãoDissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: Contemporary society is marked by the pluralism of comprehensive doctrines, secular and religious, that interact in the public sphere through their different perspectives of the good life In this scenario this study aims at reconstructing the debate established by the thinkers John Rawls and Jürgen Habermas on the role of religion in the public sphere, having the idea of public use of reason and a plural and inclusive democratic order as starting points Thus, this thesis intends to highlight the acceptability or lack thereof argumentative religious resources in public debates on issues related to essential constitutional elements and basic justice Should its use be allowed, it is proposed that we evaluate the most adequate way to present it in a deliberative political process, favouring validity according to the right reasons (freestanding view) that could equally be endorsed by citizens Initially, the cornerstones of Rawlsian political theory were exposed in order to analyse its exclusivist public reasoning proposal and, posteriorly, its broad view of public political culture, characterised by the insertion of the translatability clause, also known as proviso Then, fundamental elements of Jürgen Habermas’ thoughts are presented in order to resume his critics on the possible fragilities in Rawls’ thoughts in relation to the participation of religious men in public deliberations, for example, the excessive argumentative onus, mental and psychological, attributed to them and their collaboration in political debates A post-secular and non-secularist habermasian proposal is also presented Ultimately, particularities that rose from this debate, as the concept of tolerance adopted by the American thinker and the German philosopher, the viability of neutrality and abandonment of truth for the public use of reason are examinedFeldhaus, Charles [Orientador]Faggion, Andréa Luisa BucchileDutra, Delamar José VolpatoBalera, José Eduardo Ribeiro2024-05-01T14:51:36Z2024-05-01T14:51:36Z2016.0019.09.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15571porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - 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