Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alisson Henrique dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12056
Resumo: Resumo: A presente Dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM - da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e teve por objetivos: analisar escritas reflexivas de futuros professores de Matemática e identificar aspectos dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino evidenciados por eles nessas escritas Realizada sob uma perspectiva qualitativa e interpretativa, a presente pesquisa lançou um olhar para escritas reflexivas de três futuros professores de Matemática As análises foram pautadas em considerações a respeito da Escrita Reflexiva e suas contribuições para a formação de professores, e de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Ball, Thames e Phelps (28) Por meio delas, foi possível identificar, dentre outros, que os licenciandos refletiram sobre seu futuro como professores de Matemática, indicando possíveis dificuldades ou oportunidades para aplicar as estratégias reconhecidas nas aulas; apresentaram alguma dificuldade/falha/fraqueza em relação ao conteúdo ou ao ensino deste indicando uma possível causa e possibilidade em como poderiam superá-las; construir um inventário de ações presentes nas escritas reflexivas dos licenciandos que oportunizou a identificação dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino Tais características apresentaram um panorama sobre uma importante relação entre o conteúdo matemático e as estratégias de ensino; como as escritas reflexivas oportunizaram aos participantes analisarem suas experiências para então contribuir com sua formação; a importância de desenvolver nos cursos de formação inicial a prática da produção de escritas reflexivas, já que por vezes, as principais indicações dos licenciandos eram suas dificuldades com o conteúdo, o que indicam importantes possíveis caminhos a serem seguidos pelos currículos dos cursos
id UEL_2e5e2b53b9bc495ede45d1f5a4c04912
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12056
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemáticaEducação matemáticaProfessores de matemáticaFormaçãoEscrita reflexivaMathematics educationTraining ofReflective writingMathematics teachersResumo: A presente Dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM - da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e teve por objetivos: analisar escritas reflexivas de futuros professores de Matemática e identificar aspectos dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino evidenciados por eles nessas escritas Realizada sob uma perspectiva qualitativa e interpretativa, a presente pesquisa lançou um olhar para escritas reflexivas de três futuros professores de Matemática As análises foram pautadas em considerações a respeito da Escrita Reflexiva e suas contribuições para a formação de professores, e de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Ball, Thames e Phelps (28) Por meio delas, foi possível identificar, dentre outros, que os licenciandos refletiram sobre seu futuro como professores de Matemática, indicando possíveis dificuldades ou oportunidades para aplicar as estratégias reconhecidas nas aulas; apresentaram alguma dificuldade/falha/fraqueza em relação ao conteúdo ou ao ensino deste indicando uma possível causa e possibilidade em como poderiam superá-las; construir um inventário de ações presentes nas escritas reflexivas dos licenciandos que oportunizou a identificação dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino Tais características apresentaram um panorama sobre uma importante relação entre o conteúdo matemático e as estratégias de ensino; como as escritas reflexivas oportunizaram aos participantes analisarem suas experiências para então contribuir com sua formação; a importância de desenvolver nos cursos de formação inicial a prática da produção de escritas reflexivas, já que por vezes, as principais indicações dos licenciandos eram suas dificuldades com o conteúdo, o que indicam importantes possíveis caminhos a serem seguidos pelos currículos dos cursosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present master's dissertation is linked to the Graduate Program in Teaching of Science and Mathematical Education - PECEM - of the State University of Londrina - UEL, and had as objectives: to analyze reflective writings of future Mathematics teachers and to identify aspects of the Knowledge Teaching Mathematicians evidenced by them in these writings Conducted from a qualitative and interpretative perspective, the present research took a look at reflective writings of three future mathematics teachers The analyzis were based on considerations about Reflective Writing and its contributions to teacher training, and Mathematical Knowledge for the Teaching of Ball, Thames and Phelps (28) Through them, it was possible to identify, among others, that the undergraduates have reflected on their future as Mathematics teachers, indicating possible difficulties or opportunities to apply the strategies recognized in classes; presented some difficulty / failure / weakness in relation to its content or teaching, indicating a possible cause and possibility in how they could overcome them; to build an inventory of actions present in the reflective writings of the undergraduate students, which made it possible to identify Mathematical Knowledge for Teaching These characteristics presented an overview the an important relationship between mathematical content and teaching strategies; how the reflective writings gave the participants the opportunity to analyze their experiences and then contribute to their training; the importance of developing the practice of producing reflective writings in the initial training courses, since sometimes the main indications of the graduates were their difficulties with the content, which indicate important possible paths to be followed by the resumés of the coursesSantos, Edilaine Regina dos [Orientador]Ferreira, Pamela Emanueli AlvesElias, Henrique RizekSantos, Alisson Henrique dos2024-05-01T13:47:47Z2024-05-01T13:47:47Z2020.0028.08.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12056porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:44:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:44:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
title Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
spellingShingle Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
Santos, Alisson Henrique dos
Educação matemática
Professores de matemática
Formação
Escrita reflexiva
Mathematics education
Training of
Reflective writing
Mathematics teachers
title_short Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
title_full Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
title_fullStr Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
title_sort Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de matemática
author Santos, Alisson Henrique dos
author_facet Santos, Alisson Henrique dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Edilaine Regina dos [Orientador]
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Elias, Henrique Rizek
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alisson Henrique dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Professores de matemática
Formação
Escrita reflexiva
Mathematics education
Training of
Reflective writing
Mathematics teachers
topic Educação matemática
Professores de matemática
Formação
Escrita reflexiva
Mathematics education
Training of
Reflective writing
Mathematics teachers
description Resumo: A presente Dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM - da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e teve por objetivos: analisar escritas reflexivas de futuros professores de Matemática e identificar aspectos dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino evidenciados por eles nessas escritas Realizada sob uma perspectiva qualitativa e interpretativa, a presente pesquisa lançou um olhar para escritas reflexivas de três futuros professores de Matemática As análises foram pautadas em considerações a respeito da Escrita Reflexiva e suas contribuições para a formação de professores, e de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Ball, Thames e Phelps (28) Por meio delas, foi possível identificar, dentre outros, que os licenciandos refletiram sobre seu futuro como professores de Matemática, indicando possíveis dificuldades ou oportunidades para aplicar as estratégias reconhecidas nas aulas; apresentaram alguma dificuldade/falha/fraqueza em relação ao conteúdo ou ao ensino deste indicando uma possível causa e possibilidade em como poderiam superá-las; construir um inventário de ações presentes nas escritas reflexivas dos licenciandos que oportunizou a identificação dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino Tais características apresentaram um panorama sobre uma importante relação entre o conteúdo matemático e as estratégias de ensino; como as escritas reflexivas oportunizaram aos participantes analisarem suas experiências para então contribuir com sua formação; a importância de desenvolver nos cursos de formação inicial a prática da produção de escritas reflexivas, já que por vezes, as principais indicações dos licenciandos eram suas dificuldades com o conteúdo, o que indicam importantes possíveis caminhos a serem seguidos pelos currículos dos cursos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T13:47:47Z
2024-05-01T13:47:47Z
28.08.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12056
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654568166293504