Conhecimento especializado do professor de matemática mobilizado em uma disciplina de prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, André Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13778
Resumo: Resumo: Um dos aspectos de uma formação inicial de professores de Matemática proposta na perspectiva do desenvolvimento profissional é a constituição, por parte dos futuros professores, de uma base de conhecimentos profissionais docentes que poderá ser (re)significada ao longo da vida A escrita reflexiva tem sido utilizada em pesquisas que buscam maneiras de potencializar esse processo Nessa direção, o presente trabalho visa responder as seguintes questões: Que subdomínios do Conhecimento especializado do Professor de Matemática (MTSK) são revelados na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de ações desenvolvidas no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática? Que componentes do contexto formativo possivelmente colaboram para a mobilização de tais conhecimentos? Para isso, foram analisadas escritas reflexivas presentes em cadernos de aulas com reflexões de três futuros professores, decorrentes de planejamentos e simulações de aulas realizadas na disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática II, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina no ano letivo de 219 Esta Dissertação está organizada no formato multipaper, contendo introdução, três artigos/capítulos e considerações finais No artigo/capítulo I, dada a escolha do MTSK como aporte teórico referente aos conhecimentos profissionais docentes, um levantamento bibliográfico foi realizado em dissertações e teses brasileiras, a fim de identificar como o modelo tem sido utilizado, o que revelou, entre outros aspectos, predominância analítica para identificação e caracterização de conhecimentos relativos a diferentes conteúdos matemáticos e ausência de trabalhos com foco exclusivo na modalidade presencial da formação inicial Nos artigos/capítulos II e III, buscou-se responder as questões da pesquisa considerando ações de planejamento e simulações de aulas, respectivamente Os resultados indicam mobilização dos subdomínios conhecimento dos tópicos (KoT), conhecimento da estrutura matemática (KSM), conhecimento do ensino de Matemática (KMT), conhecimento das características da aprendizagem matemática (KFLM) e conhecimento dos padrões de aprendizagem de Matemática (KMLS), e revelam a colaboração de componentes para a mobilização destes subdomínios, como: elaboração ou adaptação de uma tarefa; antecipação de possíveis dúvidas, erros e resoluções de alunos; planejamento de uma aula na perspectiva de ensinar através da Resolução de Problemas; estudo do conteúdo e planejamento de uma aula a partir do livro didático; discussões com o formador e com os colegas de turma; observações críticas das aulas simuladas; resolução de tarefas aplicadas pelos colegas; e reflexão sobre a própria prática Ainda, revelam a potencialidade da escrita reflexiva para a sistematização de conhecimentos profissionais docentes e para o desenvolvimento de uma linguagem diferente da predominantemente simbólica e formal presente, de modo geral, em Licenciaturas em Matemática; e indicam a utilização dessa escrita como promissora para a mobilização e constituição do conhecimento especializado do professor de Matemática e para o desenvolvimento profissional dos futuros professores em contextos formativos com abertura ao diálogo; de respeito e confiança entre os participantes; com ações intencionais e negociadas entre formador e futuros professores; articulação entre conhecimentos pedagógicos e específicos; e com formadores acessíveis e questionadores
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Para isso, foram analisadas escritas reflexivas presentes em cadernos de aulas com reflexões de três futuros professores, decorrentes de planejamentos e simulações de aulas realizadas na disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática II, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina no ano letivo de 219 Esta Dissertação está organizada no formato multipaper, contendo introdução, três artigos/capítulos e considerações finais No artigo/capítulo I, dada a escolha do MTSK como aporte teórico referente aos conhecimentos profissionais docentes, um levantamento bibliográfico foi realizado em dissertações e teses brasileiras, a fim de identificar como o modelo tem sido utilizado, o que revelou, entre outros aspectos, predominância analítica para identificação e caracterização de conhecimentos relativos a diferentes conteúdos matemáticos e ausência de trabalhos com foco exclusivo na modalidade presencial da formação inicial Nos artigos/capítulos II e III, buscou-se responder as questões da pesquisa considerando ações de planejamento e simulações de aulas, respectivamente Os resultados indicam mobilização dos subdomínios conhecimento dos tópicos (KoT), conhecimento da estrutura matemática (KSM), conhecimento do ensino de Matemática (KMT), conhecimento das características da aprendizagem matemática (KFLM) e conhecimento dos padrões de aprendizagem de Matemática (KMLS), e revelam a colaboração de componentes para a mobilização destes subdomínios, como: elaboração ou adaptação de uma tarefa; antecipação de possíveis dúvidas, erros e resoluções de alunos; planejamento de uma aula na perspectiva de ensinar através da Resolução de Problemas; estudo do conteúdo e planejamento de uma aula a partir do livro didático; discussões com o formador e com os colegas de turma; observações críticas das aulas simuladas; resolução de tarefas aplicadas pelos colegas; e reflexão sobre a própria prática Ainda, revelam a potencialidade da escrita reflexiva para a sistematização de conhecimentos profissionais docentes e para o desenvolvimento de uma linguagem diferente da predominantemente simbólica e formal presente, de modo geral, em Licenciaturas em Matemática; e indicam a utilização dessa escrita como promissora para a mobilização e constituição do conhecimento especializado do professor de Matemática e para o desenvolvimento profissional dos futuros professores em contextos formativos com abertura ao diálogo; de respeito e confiança entre os participantes; com ações intencionais e negociadas entre formador e futuros professores; articulação entre conhecimentos pedagógicos e específicos; e com formadores acessíveis e questionadoresDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: One of the aspects of a preservice mathematics teacher education on the professional development perspective is the constitution, on the part of the future teachers, of a basis of teaching professional knowledge which can be signified in different ways through life Reflective writing has been used in studies that search for ways to enhance this process In this direction, the present dissertation aims to answer the following questions: which subdomains of the Mathematics Teacher’s specialised Knowledge (MTSK) are revealed in the reflective writing of prospective teachers resulting from actions developed in the context of a Mathematics Teaching Practices and Methodologies discipline? Which components of the formative context have possibly contributed to the mobilization of such knowledge? For that purpose, reflective writings from the notebooks of three future teachers, containing reflections resulting from the elaboration of drafting class plans and class simulations in the Mathematics Teaching Practice and Methodology II discipline of the Mathematics Teaching Degree Course of the Universidade Estadual de Londrina during the year of 219 This dissertation is organized in multi-paper format, containing an introduction, three articles/chapters, and final considerations In the article/chapter I, given the choice of MTSK as theoretical contribution concerning the teacher professional knowledge, a bibliographic survey was carried among Brazilian thesis and dissertations, aiming to identify how the model has been used, what revealed, among other aspects, the analytic prevalence for the identification and characterization of knowledge relating to different mathematic contents and the absence of papers with an exclusive focus on the in-class modality of preservice teacher education In the articles/chapters II and III, the aim was to answer the questions raised by the research considering the planning of actions and class simulations, respectively The results indicate mobilization of the subdomains of Knowledge of Topics (KoT), Knowledge of the Structure of Mathematics (KSM), Knowledge of Mathematics Teaching (KMT), Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM) e Knowledge of Mathematics Learning Standards (KMLS), and reveal the collaboration of components for the mobilization of such domains, such as elaboration or adaptation of a task; the anticipation of students questions, mistakes and resolutions; drafting a class plan with the perspective of teaching through problem solving; study of the content and drafting a class plan from the didactic book; discussing with the teacher educator and with the classmates; critical observation of the simulated classes; resolution of tasks applied by classmates and the reflection upon the practice itself Besides, they reveal the potentialities of reflective writing for the systematization of professional teaching knowledge and for the development of a language which is different from the predominantly symbolic and formal one which is current, in general, in Mathematics Teaching Degree Courses, and indicate the use of such writing as promising for the mobilization and constitution of the mathematics teacher's specialised knowledge and for the development of future teachers in formative contexts that are open to dialogue; of respect and trust among participants; with intentional and negotiated actions between the teacher educator and prospective teachers; articulation among pedagogical and specific knowledge; and with accessible and questioning teacher educatorsTeixeira, Bruno Rodrigo [Orientador]Elias, Henrique RizekRodrigues, Paulo HenriqueRodrigues, André Lima2024-05-01T14:18:40Z2024-05-01T14:18:40Z2020.0015.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13778porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13778Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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