A investigação científica na formação do enfermeiro : perspectivas docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15787 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa em enfermagem viabiliza a organização e construção de ideias, para enfrentar problemas, por meio da fundamentação científica e a graduação tem papel fundamental no desenvolvimento de enfermeiros críticos e reflexivos Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da investigação científica na formação do enfermeiro em um currículo integrado de Enfermagem, na perspectiva de docentes A coleta de dados constou da análise documental dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do curso, de entrevista individual com os docentes coordenadores dos módulos de Práticas de interação ensino, serviços e comunidade I e II; e Trabalho de Conclusão de curso I e II, e das entrevistas em grupos, denominadas rodas de conversas, com docentes da área profissionalizante, no período de outubro de 215 a fevereiro de 216 Foi realizada análise de conteúdo dos dados, subsidiada pelo referencial teórico de Pedro Demo, organizado em três manuscritos O primeiro manuscrito, denominado: O planejamento da investigação científica em um curso de enfermagem: uma análise documental, evidenciou que grande parte dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares apresenta o tema transversal de forma implícita e na forma explicita, por meio de quatro módulos específicos O segundo manuscrito intitulado A formação do enfermeiro em pesquisa: percepções docentes; enfocou que a competência científica na formação do estudante de enfermagem ocorre por meio de atividades decorrentes da matriz curricular como também pelas atividades extracurriculares O terceiro manuscrito com o título: Fortalezas e limites na formação do enfermeiro em pesquisa: o papel da graduação, compreendeu que as fortalezas da formação em pesquisa são a própria estrutura curricular; a inserção dos acadêmicos nos diferentes ambientes extracurriculares, como grupos de pesquisa e na iniciação científica; em contrapartida, é desfavorecida pela sobrecarga de trabalho dos professores; pela discordância entre estudante e professor sobre a temática da pesquisa e ainda a fragilidade por parte do professor na utilização da pesquisa como tema transversal na graduação Na formação pretendida o docente tem papel fundamental como mediador entre o estudante e o processo de aprendizagem da investigação científica, a fim de formar enfermeiros habilitados em utilizar a pesquisa no seu cotidiano profissional |
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A investigação científica na formação do enfermeiro : perspectivas docentesEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemPesquisaEnfermeirosNursingNursingNurses educationResearchStudy and teachingResumo: A pesquisa em enfermagem viabiliza a organização e construção de ideias, para enfrentar problemas, por meio da fundamentação científica e a graduação tem papel fundamental no desenvolvimento de enfermeiros críticos e reflexivos Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da investigação científica na formação do enfermeiro em um currículo integrado de Enfermagem, na perspectiva de docentes A coleta de dados constou da análise documental dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do curso, de entrevista individual com os docentes coordenadores dos módulos de Práticas de interação ensino, serviços e comunidade I e II; e Trabalho de Conclusão de curso I e II, e das entrevistas em grupos, denominadas rodas de conversas, com docentes da área profissionalizante, no período de outubro de 215 a fevereiro de 216 Foi realizada análise de conteúdo dos dados, subsidiada pelo referencial teórico de Pedro Demo, organizado em três manuscritos O primeiro manuscrito, denominado: O planejamento da investigação científica em um curso de enfermagem: uma análise documental, evidenciou que grande parte dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares apresenta o tema transversal de forma implícita e na forma explicita, por meio de quatro módulos específicos O segundo manuscrito intitulado A formação do enfermeiro em pesquisa: percepções docentes; enfocou que a competência científica na formação do estudante de enfermagem ocorre por meio de atividades decorrentes da matriz curricular como também pelas atividades extracurriculares O terceiro manuscrito com o título: Fortalezas e limites na formação do enfermeiro em pesquisa: o papel da graduação, compreendeu que as fortalezas da formação em pesquisa são a própria estrutura curricular; a inserção dos acadêmicos nos diferentes ambientes extracurriculares, como grupos de pesquisa e na iniciação científica; em contrapartida, é desfavorecida pela sobrecarga de trabalho dos professores; pela discordância entre estudante e professor sobre a temática da pesquisa e ainda a fragilidade por parte do professor na utilização da pesquisa como tema transversal na graduação Na formação pretendida o docente tem papel fundamental como mediador entre o estudante e o processo de aprendizagem da investigação científica, a fim de formar enfermeiros habilitados em utilizar a pesquisa no seu cotidiano profissionalDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: Nursing research facilitates the organization and construction of ideas, to face problems, through the scientific foundation and the university plays a fundamental role in the development of critical and reflective nurses This work aimed to analyze the development of scientific research in the training of nurses in an integrated nursing curriculum, from the perspective of teachers Data collection consisted of the documentary analysis of the planning and development notebooks of the interdisciplinary modules of the course, of individual interview with the coordinating teachers of the modules of Practices of interaction teaching, services and community I and II; And Completion Work of course I and II, and of the interviews in groups, called wheels of conversations, with professors of the professionalizing area, from October 215 to February 216 A data content analysis was carried out, subsidized by theoretical reference Of Pedro Demo, organized in three manuscripts The first manuscript, entitled: The Planning of Scientific Research in a Nursing Course: A Documentary Analysis, evidenced that most of the planning and development notebooks of the interdisciplinary modules present the transversal theme implicitly and explicitly, through four Specific modules The second manuscript entitled The training of nurses in research: teachers' perspectives; It was emphasized that the scientific competence in the formation of the student of nursing occurs through activities derived from the curricular matrix as well as by extracurricular activities The third manuscript with the title: Strengths and limits in the training of nurses in research: the role of graduation, understood that the strengths of research training are the curricular structure itself; The insertion of academics in different extracurricular environments, as research groups and in scientific initiation; On the other hand, is disadvantaged by the workload of teachers; By the disagreement between student and teacher about the research theme and also the fragility on the part of the teacher in the use of research as a transversal subject in undergraduate studies In the intended formation, the teacher has a fundamental role as mediator between the student and the process of learning of scientific research, in order to train nurses qualified to use the research in their professional lifeGuariente, Maria Helena Dantas de Menezes [Orientador]Garanhani, Mara LúciaCarvalho, Brígida GimenezMoraes, Aluana2024-05-01T14:57:41Z2024-05-01T14:57:41Z2017.0027.01.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15787porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15787Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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