Trajetórias de aprendizagem de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagy, Marcia Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13073
Resumo: Resumo: No presente trabalho, tivemos por objetivo descrever e analisar algumas aprendizagens de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental ocorridas em uma comunidade de prática (Cop-MatAnosIniciais) para, então, buscar identificar e discutir elementos do contexto dessa comunidade de prática que revelaram/permitiram aprendizagens dessas professoras relacionadas ao seu conhecimento profissional Tratar de processos de aprendizagem de professoras é importante porque nosso interesse está em explicitar o que permitiu a aprendizagem das participantes durante o desenvolvimento de empreendimentos, priorizando, desse modo, como aprenderam, ao invés de somente identificar o quê aprenderam Optamos por tratar da aprendizagem na formação de professores a partir da Teoria Social da Aprendizagem, desenvolvida por Wenger (1998), na qual aprender é consequência de “pertencer a” ou “ser membro de” uma Comunidade de Prática Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, com enfoque interpretativo, na qual a análise de conteúdo contribuiu para a compreensão das informações obtidas Identificamos e descrevemos aprendizagens das professoras em dois empreendimentos da Cop-MatAnosIniciais, nomeadamente resolução e discussão de tarefas, e relato e análise do relato do desenvolvimento de tarefas em sala de aula Na análise de tais empreendimentos, identificamos os seguintes elementos que permitiram aprendizagens de seus membros: a oportunidade de expor/explicar a resolução de tarefas; a oportunidade de partilhar informações; a aceitação do desafio de interações comunicativas por meio de questionamento inquiridor; o relato do ocorrido no encontro anterior para os membros que não estavam presentes; a oportunidade de partilhar experiências de sala de aula Durante essa análise, observamos ainda que os elementos identificados emergiram devido à presença de alguns fatores presentes no contexto da Cop-MatAnosIniciais, como respeito, confiança, desafio e solidariedade, indicando, então, a importância de relações pessoais no desenvolvimento profissional das professoras Os resultados de nossas análises sugerem que propostas de formação que incluam elementos e fatores como os indicados neste estudo mostram-se adequadas ao processo de formação do professor que ensina matemática, apresentando-se, então, como uma alternativa para programas de formação de professores, geralmente pautados em cursos de treinamento
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a oportunidade de partilhar informações; a aceitação do desafio de interações comunicativas por meio de questionamento inquiridor; o relato do ocorrido no encontro anterior para os membros que não estavam presentes; a oportunidade de partilhar experiências de sala de aula Durante essa análise, observamos ainda que os elementos identificados emergiram devido à presença de alguns fatores presentes no contexto da Cop-MatAnosIniciais, como respeito, confiança, desafio e solidariedade, indicando, então, a importância de relações pessoais no desenvolvimento profissional das professoras Os resultados de nossas análises sugerem que propostas de formação que incluam elementos e fatores como os indicados neste estudo mostram-se adequadas ao processo de formação do professor que ensina matemática, apresentando-se, então, como uma alternativa para programas de formação de professores, geralmente pautados em cursos de treinamentoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study aimed at describing and analyzing some learning process procedures for teachers who teach mathematics in elementary school in a Community of Practice (Cop- MatAnosIniciais) so that the context element practices of this community could be identified and discussed to examine what revealed / enhanced these teachers’ learning related to their professional knowledge Considering the teachers learning processes is an important issue because our interest is to highlight what enabled their learning during the interprises development, prioritizing, thereby, how they learned, rather than just identify what they learned We have considered teacher educational learning based on a Social Learning Theory, developed by Wenger (1998), in which learning is a consequence of "belonging to" or "being a member of " a Community of Practice Therefore, we have conducted a qualitative research, focused on an interpretative approach, from which the content analysis contributed to the understanding of the obtained information We identified and described the teachers learning in two different enterprises of the (Cop-MatAnosIniciais), named tasks resolutions and discussions, and the reporting and report analysis of the tasks developed in the classroom In the analysis of such enterprises, we identified the following elements that granted its members learning: the opportunity to present / explain the tasks resolutions, the opportunity to share information, the acceptance of the communicative interactions challenges through inquisitive questioning; the report account occurred in the previous meeting for members who were not present, the opportunity to share experiences from the classroom During this analysis, we also observed that the identified elements emerged due to the presence of any factors present in the context of “Cop-MatAnosIniciais” such as respect, trust, challenge and solidarity, indicating, thus, the importance of personal relationships in the teachers professional development The findings of our analyzes suggest that training proposals that include elements and factors like the ones indicated in this study are suitable for the formation process of the teacher who teaches mathematics, thus, coming up with an alternative for teacher training programs, usually organized in training coursesCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresPassos, Cármen Lúcia BrancaglionOliveira, Hélia Margarida A. P. deBuriasco, Regina Luzia Corio deNagy, Marcia Cristina2024-05-01T14:06:42Z2024-05-01T14:06:42Z2013.0021.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13073porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13073Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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