Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Neves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444
Resumo: Resumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeira
id UEL_2fadbd39eef224d761860ff9e0af8272
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9444
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autistaLíngua espanholaEstudo e ensinoTranstornos do espectro autistaInclusão em educaçãoSpanish languageAutism spectrum disordersMainstreaming in educationStudy and teachingResumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeiraTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasAbstract: Based on bibliographic reviews and reflections on teaching practice, this study aims to discuss and contribute to the process of teaching and learning the Spanish language, in the context of special education, fostering inclusion (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Spanish language classes For this, first, we present a historical path that guided us about the characteristics of the autistic spectrum (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Subsequently, we discussed the need for teaching and learning a foreign language (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) and their contributions to learners with ASD As a result, we believe it is necessary to invest in the training of Spanish-speaking teachers for the development of the teaching and learning process, benefiting both teachers and students In this sense, our contribution is the elaboration of an educational product: pedagogical guidance notebook entitled: Build, Deconstruct and Rebuild: Guidelines on teaching Spanish to learners with autism spectrum disorder, which includes historical, theoretical and pedagogical content (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) to assist in this educational context, especially aimed at Spanish-speaking teachers, whose school environment includes students with autism spectrum disorder With the elaboration of the pedagogical guidance book, we aim to add instructional knowledge to Spanish-speaking teachers and provide more social interactions to TEA students with the teaching of a foreign languageFerreira, Cláudia Cristina [Orientador]Pérez Montañez, AmandaFernández, Isabel Gretel Maria EresTonelli, Juliana Reichert AssunçãoMontañes, Amanda Pérez [Coorientadora]Rodrigues, Ana Paula Neves2024-05-01T11:55:27Z2024-05-01T11:55:27Z2020.0028.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444porMestrado ProfissionalLetras Estrangeiras ModernasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:29Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:29Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
title Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
spellingShingle Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
Rodrigues, Ana Paula Neves
Língua espanhola
Estudo e ensino
Transtornos do espectro autista
Inclusão em educação
Spanish language
Autism spectrum disorders
Mainstreaming in education
Study and teaching
title_short Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
title_full Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
title_fullStr Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
title_sort Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
author Rodrigues, Ana Paula Neves
author_facet Rodrigues, Ana Paula Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]
Pérez Montañez, Amanda
Fernández, Isabel Gretel Maria Eres
Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Montañes, Amanda Pérez [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Estudo e ensino
Transtornos do espectro autista
Inclusão em educação
Spanish language
Autism spectrum disorders
Mainstreaming in education
Study and teaching
topic Língua espanhola
Estudo e ensino
Transtornos do espectro autista
Inclusão em educação
Spanish language
Autism spectrum disorders
Mainstreaming in education
Study and teaching
description Resumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeira
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T11:55:27Z
2024-05-01T11:55:27Z
28.02.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras Estrangeiras Modernas
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823238139674624