Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444 |
Resumo: | Resumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeira |
id |
UEL_2fadbd39eef224d761860ff9e0af8272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9444 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autistaLíngua espanholaEstudo e ensinoTranstornos do espectro autistaInclusão em educaçãoSpanish languageAutism spectrum disordersMainstreaming in educationStudy and teachingResumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeiraTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasAbstract: Based on bibliographic reviews and reflections on teaching practice, this study aims to discuss and contribute to the process of teaching and learning the Spanish language, in the context of special education, fostering inclusion (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Spanish language classes For this, first, we present a historical path that guided us about the characteristics of the autistic spectrum (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Subsequently, we discussed the need for teaching and learning a foreign language (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) and their contributions to learners with ASD As a result, we believe it is necessary to invest in the training of Spanish-speaking teachers for the development of the teaching and learning process, benefiting both teachers and students In this sense, our contribution is the elaboration of an educational product: pedagogical guidance notebook entitled: Build, Deconstruct and Rebuild: Guidelines on teaching Spanish to learners with autism spectrum disorder, which includes historical, theoretical and pedagogical content (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) to assist in this educational context, especially aimed at Spanish-speaking teachers, whose school environment includes students with autism spectrum disorder With the elaboration of the pedagogical guidance book, we aim to add instructional knowledge to Spanish-speaking teachers and provide more social interactions to TEA students with the teaching of a foreign languageFerreira, Cláudia Cristina [Orientador]Pérez Montañez, AmandaFernández, Isabel Gretel Maria EresTonelli, Juliana Reichert AssunçãoMontañes, Amanda Pérez [Coorientadora]Rodrigues, Ana Paula Neves2024-05-01T11:55:27Z2024-05-01T11:55:27Z2020.0028.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444porMestrado ProfissionalLetras Estrangeiras ModernasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:29Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:29Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
title |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista Rodrigues, Ana Paula Neves Língua espanhola Estudo e ensino Transtornos do espectro autista Inclusão em educação Spanish language Autism spectrum disorders Mainstreaming in education Study and teaching |
title_short |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
title_full |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista |
author |
Rodrigues, Ana Paula Neves |
author_facet |
Rodrigues, Ana Paula Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador] Pérez Montañez, Amanda Fernández, Isabel Gretel Maria Eres Tonelli, Juliana Reichert Assunção Montañes, Amanda Pérez [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Paula Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Estudo e ensino Transtornos do espectro autista Inclusão em educação Spanish language Autism spectrum disorders Mainstreaming in education Study and teaching |
topic |
Língua espanhola Estudo e ensino Transtornos do espectro autista Inclusão em educação Spanish language Autism spectrum disorders Mainstreaming in education Study and teaching |
description |
Resumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeira |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T11:55:27Z 2024-05-01T11:55:27Z 28.02.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Letras Estrangeiras Modernas Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823238139674624 |