Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Vivian Uno
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008
Resumo: Resumo: Esta pesquisa narrativa constrói significados de histórias de experiências vividas e contadas por duas leitoras e professoras de língua inglesa, Elisa (pseudônimo) e a pesquisadora Como objetivo geral, a pesquisa busca atribuir significados às experiências das participantes Também objetiva analisar as possíveis influências que as práticas de letramento crítico tiveram sobre ambas Mais especificamente, a pesquisa objetiva a) conhecer a formação das participantes enquanto leitoras e professoras; b) analisar o papel das práticas de letramento crítico na (re)construção das identidades pessoal e profissional de ambas Adotando a epistemologia e ontologia da Pesquisa Narrativa, as histórias de experiências de Elisa foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada Narradas sob os princípios construcionistas sociais, as histórias receberam os títulos Tempos Modernos e Tempos Pós-Modernos Como fruto de nossa reflexão, as experiências narradas são articuladas com os pressupostos teóricos do pós-modernismo, concepções de leitura e leitura crítica, letramento crítico, análise crítica do discurso e identidade do professor As reações de Elisa às narrativas de suas experiências contadas, colhidas por meio de uma segunda entrevista semi-estruturada, também são discutidas Como resultados principais, salientamos (1) a capacidade de Elisa de adaptar suas aulas às novas abordagens de ensino; (2) seu uso de um fator negativo como sendo positivo; (3) a valorização que ambas participantes atribuem as suas experiências vividas; (4) a percepção de como elas reconstruíram sua identidade; e (5) o desenvolvimento da consciência da pesquisadora sobre a importância do letramento crítico como possibilidade para construção de uma sociedade crítica
id UEL_311e04e7242b7ad16191b1a9ae092035
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10008
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesaLíngua inglesaFormação de professoresAnálise do discursoLetramentoLeituraTraining of teachersDircourse analysisLiteracyReadingIdentityTeacher-student relationshipsEnglish languageResumo: Esta pesquisa narrativa constrói significados de histórias de experiências vividas e contadas por duas leitoras e professoras de língua inglesa, Elisa (pseudônimo) e a pesquisadora Como objetivo geral, a pesquisa busca atribuir significados às experiências das participantes Também objetiva analisar as possíveis influências que as práticas de letramento crítico tiveram sobre ambas Mais especificamente, a pesquisa objetiva a) conhecer a formação das participantes enquanto leitoras e professoras; b) analisar o papel das práticas de letramento crítico na (re)construção das identidades pessoal e profissional de ambas Adotando a epistemologia e ontologia da Pesquisa Narrativa, as histórias de experiências de Elisa foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada Narradas sob os princípios construcionistas sociais, as histórias receberam os títulos Tempos Modernos e Tempos Pós-Modernos Como fruto de nossa reflexão, as experiências narradas são articuladas com os pressupostos teóricos do pós-modernismo, concepções de leitura e leitura crítica, letramento crítico, análise crítica do discurso e identidade do professor As reações de Elisa às narrativas de suas experiências contadas, colhidas por meio de uma segunda entrevista semi-estruturada, também são discutidas Como resultados principais, salientamos (1) a capacidade de Elisa de adaptar suas aulas às novas abordagens de ensino; (2) seu uso de um fator negativo como sendo positivo; (3) a valorização que ambas participantes atribuem as suas experiências vividas; (4) a percepção de como elas reconstruíram sua identidade; e (5) o desenvolvimento da consciência da pesquisadora sobre a importância do letramento crítico como possibilidade para construção de uma sociedade críticaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This narrative research builds on meanings of stories of experience lived and told by two readers and teachers of English, Elisa (pseudonym) and the researcher As a general objective, the research aims at ascribing meanings to the experiences of the participants It also aims at analyzing influences which critical literacy practices could possibly have had on both More specifically, the research aims at (a) knowing the participants’ formative stories as readers and teachers; and (b) analyzing the role of critical literacy practices in the (re)construction of their personal and professional identities Espousing both the epistemology and ontology of Narrative inquiry, Elisa’s stories of experiences were collected through semi-structured interview Narrated under social constructionist principles, the stories received the titles, Modern Times and Postmodern Times As an outcome of reflection, the narrated experiences are articulated with preceding theoretical views known as post modernism, conceptions of reading and critical reading, critical literacy, Critical Discourse Analysis, and teacher identity Elisa’s reactions to the narratives of her stories, recorded during a second semi-structured interview, are discussed In regard to the main results, emphasis is given on transformation stances, namely (1) Elisa’s capability to adapt her classes to new teaching approaches; (2) her use of a negative factor as a positive one; (3) the value that both participants give to their own experiences; (4) the perception of how they reconstructed their identity; and (5) the researcher’s conscious development about the importance of critical literacy as a possibility for building of a critical societyReis, Simone [Orientador]Mello, Dilma Maria deMateus, Elaine FernandesLunardi, Vivian Uno2024-05-01T12:13:20Z2024-05-01T12:13:20Z2011.0015.07.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
title Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
spellingShingle Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
Lunardi, Vivian Uno
Língua inglesa
Formação de professores
Análise do discurso
Letramento
Leitura
Training of teachers
Dircourse analysis
Literacy
Reading
Identity
Teacher-student relationships
English language
title_short Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
title_full Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
title_fullStr Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
title_full_unstemmed Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
title_sort Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
author Lunardi, Vivian Uno
author_facet Lunardi, Vivian Uno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Simone [Orientador]
Mello, Dilma Maria de
Mateus, Elaine Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Vivian Uno
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Formação de professores
Análise do discurso
Letramento
Leitura
Training of teachers
Dircourse analysis
Literacy
Reading
Identity
Teacher-student relationships
English language
topic Língua inglesa
Formação de professores
Análise do discurso
Letramento
Leitura
Training of teachers
Dircourse analysis
Literacy
Reading
Identity
Teacher-student relationships
English language
description Resumo: Esta pesquisa narrativa constrói significados de histórias de experiências vividas e contadas por duas leitoras e professoras de língua inglesa, Elisa (pseudônimo) e a pesquisadora Como objetivo geral, a pesquisa busca atribuir significados às experiências das participantes Também objetiva analisar as possíveis influências que as práticas de letramento crítico tiveram sobre ambas Mais especificamente, a pesquisa objetiva a) conhecer a formação das participantes enquanto leitoras e professoras; b) analisar o papel das práticas de letramento crítico na (re)construção das identidades pessoal e profissional de ambas Adotando a epistemologia e ontologia da Pesquisa Narrativa, as histórias de experiências de Elisa foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada Narradas sob os princípios construcionistas sociais, as histórias receberam os títulos Tempos Modernos e Tempos Pós-Modernos Como fruto de nossa reflexão, as experiências narradas são articuladas com os pressupostos teóricos do pós-modernismo, concepções de leitura e leitura crítica, letramento crítico, análise crítica do discurso e identidade do professor As reações de Elisa às narrativas de suas experiências contadas, colhidas por meio de uma segunda entrevista semi-estruturada, também são discutidas Como resultados principais, salientamos (1) a capacidade de Elisa de adaptar suas aulas às novas abordagens de ensino; (2) seu uso de um fator negativo como sendo positivo; (3) a valorização que ambas participantes atribuem as suas experiências vividas; (4) a percepção de como elas reconstruíram sua identidade; e (5) o desenvolvimento da consciência da pesquisadora sobre a importância do letramento crítico como possibilidade para construção de uma sociedade crítica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.07.2011
2011.00
2024-05-01T12:13:20Z
2024-05-01T12:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823312822403072