Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa narrativa constrói significados de histórias de experiências vividas e contadas por duas leitoras e professoras de língua inglesa, Elisa (pseudônimo) e a pesquisadora Como objetivo geral, a pesquisa busca atribuir significados às experiências das participantes Também objetiva analisar as possíveis influências que as práticas de letramento crítico tiveram sobre ambas Mais especificamente, a pesquisa objetiva a) conhecer a formação das participantes enquanto leitoras e professoras; b) analisar o papel das práticas de letramento crítico na (re)construção das identidades pessoal e profissional de ambas Adotando a epistemologia e ontologia da Pesquisa Narrativa, as histórias de experiências de Elisa foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada Narradas sob os princípios construcionistas sociais, as histórias receberam os títulos Tempos Modernos e Tempos Pós-Modernos Como fruto de nossa reflexão, as experiências narradas são articuladas com os pressupostos teóricos do pós-modernismo, concepções de leitura e leitura crítica, letramento crítico, análise crítica do discurso e identidade do professor As reações de Elisa às narrativas de suas experiências contadas, colhidas por meio de uma segunda entrevista semi-estruturada, também são discutidas Como resultados principais, salientamos (1) a capacidade de Elisa de adaptar suas aulas às novas abordagens de ensino; (2) seu uso de um fator negativo como sendo positivo; (3) a valorização que ambas participantes atribuem as suas experiências vividas; (4) a percepção de como elas reconstruíram sua identidade; e (5) o desenvolvimento da consciência da pesquisadora sobre a importância do letramento crítico como possibilidade para construção de uma sociedade crítica |
id |
UEL_311e04e7242b7ad16191b1a9ae092035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10008 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesaLíngua inglesaFormação de professoresAnálise do discursoLetramentoLeituraTraining of teachersDircourse analysisLiteracyReadingIdentityTeacher-student relationshipsEnglish languageResumo: Esta pesquisa narrativa constrói significados de histórias de experiências vividas e contadas por duas leitoras e professoras de língua inglesa, Elisa (pseudônimo) e a pesquisadora Como objetivo geral, a pesquisa busca atribuir significados às experiências das participantes Também objetiva analisar as possíveis influências que as práticas de letramento crítico tiveram sobre ambas Mais especificamente, a pesquisa objetiva a) conhecer a formação das participantes enquanto leitoras e professoras; b) analisar o papel das práticas de letramento crítico na (re)construção das identidades pessoal e profissional de ambas Adotando a epistemologia e ontologia da Pesquisa Narrativa, as histórias de experiências de Elisa foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada Narradas sob os princípios construcionistas sociais, as histórias receberam os títulos Tempos Modernos e Tempos Pós-Modernos Como fruto de nossa reflexão, as experiências narradas são articuladas com os pressupostos teóricos do pós-modernismo, concepções de leitura e leitura crítica, letramento crítico, análise crítica do discurso e identidade do professor As reações de Elisa às narrativas de suas experiências contadas, colhidas por meio de uma segunda entrevista semi-estruturada, também são discutidas Como resultados principais, salientamos (1) a capacidade de Elisa de adaptar suas aulas às novas abordagens de ensino; (2) seu uso de um fator negativo como sendo positivo; (3) a valorização que ambas participantes atribuem as suas experiências vividas; (4) a percepção de como elas reconstruíram sua identidade; e (5) o desenvolvimento da consciência da pesquisadora sobre a importância do letramento crítico como possibilidade para construção de uma sociedade críticaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This narrative research builds on meanings of stories of experience lived and told by two readers and teachers of English, Elisa (pseudonym) and the researcher As a general objective, the research aims at ascribing meanings to the experiences of the participants It also aims at analyzing influences which critical literacy practices could possibly have had on both More specifically, the research aims at (a) knowing the participants’ formative stories as readers and teachers; and (b) analyzing the role of critical literacy practices in the (re)construction of their personal and professional identities Espousing both the epistemology and ontology of Narrative inquiry, Elisa’s stories of experiences were collected through semi-structured interview Narrated under social constructionist principles, the stories received the titles, Modern Times and Postmodern Times As an outcome of reflection, the narrated experiences are articulated with preceding theoretical views known as post modernism, conceptions of reading and critical reading, critical literacy, Critical Discourse Analysis, and teacher identity Elisa’s reactions to the narratives of her stories, recorded during a second semi-structured interview, are discussed In regard to the main results, emphasis is given on transformation stances, namely (1) Elisa’s capability to adapt her classes to new teaching approaches; (2) her use of a negative factor as a positive one; (3) the value that both participants give to their own experiences; (4) the perception of how they reconstructed their identity; and (5) the researcher’s conscious development about the importance of critical literacy as a possibility for building of a critical societyReis, Simone [Orientador]Mello, Dilma Maria deMateus, Elaine FernandesLunardi, Vivian Uno2024-05-01T12:13:20Z2024-05-01T12:13:20Z2011.0015.07.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
title |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
spellingShingle |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa Lunardi, Vivian Uno Língua inglesa Formação de professores Análise do discurso Letramento Leitura Training of teachers Dircourse analysis Literacy Reading Identity Teacher-student relationships English language |
title_short |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
title_full |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
title_fullStr |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
title_sort |
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa |
author |
Lunardi, Vivian Uno |
author_facet |
Lunardi, Vivian Uno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Simone [Orientador] Mello, Dilma Maria de Mateus, Elaine Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi, Vivian Uno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Formação de professores Análise do discurso Letramento Leitura Training of teachers Dircourse analysis Literacy Reading Identity Teacher-student relationships English language |
topic |
Língua inglesa Formação de professores Análise do discurso Letramento Leitura Training of teachers Dircourse analysis Literacy Reading Identity Teacher-student relationships English language |
description |
Resumo: Esta pesquisa narrativa constrói significados de histórias de experiências vividas e contadas por duas leitoras e professoras de língua inglesa, Elisa (pseudônimo) e a pesquisadora Como objetivo geral, a pesquisa busca atribuir significados às experiências das participantes Também objetiva analisar as possíveis influências que as práticas de letramento crítico tiveram sobre ambas Mais especificamente, a pesquisa objetiva a) conhecer a formação das participantes enquanto leitoras e professoras; b) analisar o papel das práticas de letramento crítico na (re)construção das identidades pessoal e profissional de ambas Adotando a epistemologia e ontologia da Pesquisa Narrativa, as histórias de experiências de Elisa foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada Narradas sob os princípios construcionistas sociais, as histórias receberam os títulos Tempos Modernos e Tempos Pós-Modernos Como fruto de nossa reflexão, as experiências narradas são articuladas com os pressupostos teóricos do pós-modernismo, concepções de leitura e leitura crítica, letramento crítico, análise crítica do discurso e identidade do professor As reações de Elisa às narrativas de suas experiências contadas, colhidas por meio de uma segunda entrevista semi-estruturada, também são discutidas Como resultados principais, salientamos (1) a capacidade de Elisa de adaptar suas aulas às novas abordagens de ensino; (2) seu uso de um fator negativo como sendo positivo; (3) a valorização que ambas participantes atribuem as suas experiências vividas; (4) a percepção de como elas reconstruíram sua identidade; e (5) o desenvolvimento da consciência da pesquisadora sobre a importância do letramento crítico como possibilidade para construção de uma sociedade crítica |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.07.2011 2011.00 2024-05-01T12:13:20Z 2024-05-01T12:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823312822403072 |