A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Aline Telles
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14157
Resumo: Resumo: Os desafios presentes nos processos de formação de professores e, especificamente, de formação do leitor têm sido amplamente revisitados nas últimas décadas Nesse âmbito pensamos que a superação desses desafios depende, em significativa parte, da reflexão sobre as concepções e práticas dos docentes, à luz dos dizeres, acerca do que é e como nos tornamos e formamos leitores Nessa direção, buscamos compreender quais os significados e as possíveis implicações – revisões ou mudanças na prática - ao ensino da leitura/formação do leitor após a participação de professores do Ensino Fundamental de Assis-SP no Programa de Formação de Professores Ler e Escrever Para tanto, partimos de um estudo de caso com abordagem qualitativa, produzindo dados do Programa de Formação Ler e Escrever e o Currículo do Ciclo I – Ensino Fundamental do Estado de São Paulo Dialogamos com autores como Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky, e questionários e entrevistas foram utilizados O estudo permite apontar que a formação de professores, a partir da superação do processo de reprodução técnica, oportuniza e consolida o fazer reflexivo, ou seja, observa-se no discurso sobre a prática do professor a teoria/construto teórico e procedimentos metodológicos do programa de formação do qual participou No contexto da pesquisa, evidenciou-se que embora a formação do professor tenha sido determinada pela Prefeitura Municipal de Assis ao aderir Programa Ler e Escrever, houve aceitação por parte dos professores, principalmente, por vivenciarem significativa mudança quanto a formação do leitor, núcleo de análise Verificamos, ainda, que os professores sujeitos da pesquisa buscam e empenham-se para a construção de um constante aprender para melhor formar/formar-se lendo e atribuindo sentido à própria ação didático-pedagógica
id UEL_33b49be5521febc0f0e829c90c60ef11
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14157
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicaçõesPrograma de Formação de Professores Ler e EscreverProfessoresFormaçãoEducação permanenteSão Paulo (SP)ReadingStudy and teachingResumo: Os desafios presentes nos processos de formação de professores e, especificamente, de formação do leitor têm sido amplamente revisitados nas últimas décadas Nesse âmbito pensamos que a superação desses desafios depende, em significativa parte, da reflexão sobre as concepções e práticas dos docentes, à luz dos dizeres, acerca do que é e como nos tornamos e formamos leitores Nessa direção, buscamos compreender quais os significados e as possíveis implicações – revisões ou mudanças na prática - ao ensino da leitura/formação do leitor após a participação de professores do Ensino Fundamental de Assis-SP no Programa de Formação de Professores Ler e Escrever Para tanto, partimos de um estudo de caso com abordagem qualitativa, produzindo dados do Programa de Formação Ler e Escrever e o Currículo do Ciclo I – Ensino Fundamental do Estado de São Paulo Dialogamos com autores como Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky, e questionários e entrevistas foram utilizados O estudo permite apontar que a formação de professores, a partir da superação do processo de reprodução técnica, oportuniza e consolida o fazer reflexivo, ou seja, observa-se no discurso sobre a prática do professor a teoria/construto teórico e procedimentos metodológicos do programa de formação do qual participou No contexto da pesquisa, evidenciou-se que embora a formação do professor tenha sido determinada pela Prefeitura Municipal de Assis ao aderir Programa Ler e Escrever, houve aceitação por parte dos professores, principalmente, por vivenciarem significativa mudança quanto a formação do leitor, núcleo de análise Verificamos, ainda, que os professores sujeitos da pesquisa buscam e empenham-se para a construção de um constante aprender para melhor formar/formar-se lendo e atribuindo sentido à própria ação didático-pedagógicaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The challenges in the processes of teacher training and specially training the reader have been extensively revisited in recent decades In this context we believe that overcoming these challenges depends in significant part, the reflection on the concepts and practices of teachers about what is and how it formed and become readers In this direction, we seek to understand the meanings and implications to teaching reading / reader formation following the participation of elementary school teachers in Assis–SP Program in Teacher Training Reading and Writing – Ler e Escrever The starting point was a case study with a qualitative approach, producing data Training Program and the Elementary Curriculum of the SEE/SP, São Paulo State - Cycle I We made parallel studies with writers like Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky and interviews and questionnaires were used This study allows us to point out that the training of teachers, from the process of overcoming the technical reproduction and consolidates make reflective, it is observed in the discourse about the practice of teacher theory / construct theoretical and methodological procedures of the program attended the training In the context of the research, it became clear that although teacher training has been determined by the Municipality of Assis to join Reading and Writing Program, was accepted by teachers, mainly because they experience significant change as the formation of the reader, core analysis We also observed that teachers seeking research subjects and strive for building a constant learning to better train / educate yourself by reading and assigning meaning to their didactic-pedagogic actionRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Girotto, Cyntia Graziela Guizelim SimõesFranco, Sandra Aparecida PiresGarcia, Aline Telles2024-05-01T14:29:02Z2024-05-01T14:29:02Z2013.0024.06.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14157porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
title A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
spellingShingle A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
Garcia, Aline Telles
Programa de Formação de Professores Ler e Escrever
Professores
Formação
Educação permanente
São Paulo (SP)
Reading
Study and teaching
title_short A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
title_full A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
title_fullStr A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
title_full_unstemmed A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
title_sort A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações
author Garcia, Aline Telles
author_facet Garcia, Aline Telles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
Franco, Sandra Aparecida Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Aline Telles
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Formação de Professores Ler e Escrever
Professores
Formação
Educação permanente
São Paulo (SP)
Reading
Study and teaching
topic Programa de Formação de Professores Ler e Escrever
Professores
Formação
Educação permanente
São Paulo (SP)
Reading
Study and teaching
description Resumo: Os desafios presentes nos processos de formação de professores e, especificamente, de formação do leitor têm sido amplamente revisitados nas últimas décadas Nesse âmbito pensamos que a superação desses desafios depende, em significativa parte, da reflexão sobre as concepções e práticas dos docentes, à luz dos dizeres, acerca do que é e como nos tornamos e formamos leitores Nessa direção, buscamos compreender quais os significados e as possíveis implicações – revisões ou mudanças na prática - ao ensino da leitura/formação do leitor após a participação de professores do Ensino Fundamental de Assis-SP no Programa de Formação de Professores Ler e Escrever Para tanto, partimos de um estudo de caso com abordagem qualitativa, produzindo dados do Programa de Formação Ler e Escrever e o Currículo do Ciclo I – Ensino Fundamental do Estado de São Paulo Dialogamos com autores como Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky, e questionários e entrevistas foram utilizados O estudo permite apontar que a formação de professores, a partir da superação do processo de reprodução técnica, oportuniza e consolida o fazer reflexivo, ou seja, observa-se no discurso sobre a prática do professor a teoria/construto teórico e procedimentos metodológicos do programa de formação do qual participou No contexto da pesquisa, evidenciou-se que embora a formação do professor tenha sido determinada pela Prefeitura Municipal de Assis ao aderir Programa Ler e Escrever, houve aceitação por parte dos professores, principalmente, por vivenciarem significativa mudança quanto a formação do leitor, núcleo de análise Verificamos, ainda, que os professores sujeitos da pesquisa buscam e empenham-se para a construção de um constante aprender para melhor formar/formar-se lendo e atribuindo sentido à própria ação didático-pedagógica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:29:02Z
2024-05-01T14:29:02Z
24.06.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14157
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823290811744256