Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Roberto César de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11688
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do contexto da ditadura militar na formação de 6 (seis) professores da primeira turma de formandos do curso de História, em 1974, da Universidade Estadual de Londrina Propondo temáticas relacionadas ao processo de formação acadêmica, à opção pela carreira docente e na disciplina escolar História, ao ambiente de opressão nas relações sociais e políticas instalado pelo regime político autoritário, a posterior atuação no magistério e aos embates vividos no início da carreira, mediamos o encontro entre os 6 (seis) sujeitos sociais para que através da utilização da memória coletiva como instrumento de rememoração, construíssem o documentodepoimento, que nos servisse de base para proceder o estudo O grupo compartilha histórias, troca experiências e informações, onde as memórias individuais complementam-se com novos elementos que enriquecem suas lembranças e seus relatos entrelaçando-se com as memórias coletivas, construindo um pensamento integrado e fidedigno sobre o vivido, considerando suas omissões, ressentimentos e esquecimentos Esta é uma pesquisa qualitativa que apresenta no seu âmago o resgate de eventos por sujeitos sociais que se dispõem a compartilhar suas memórias individuais na construção da memória coletiva em relação ao ambiente de formação universitária, sócio-político e às suas práticas, levando em consideração o momento histórico, onde a ordem política vigente trazia consigo reformulações na educação por intermédio de novas legislações, corroborando o predomínio na formação desses professores
id UEL_33cdc0613e14c57085422c0c48e5aa72
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11688
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de LondrinaHistóriaFormação de professoresHistóriaFormação de professoresDitadura militarHistoryTeacher trainingHistoryMilitary power - Teacher trainingResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do contexto da ditadura militar na formação de 6 (seis) professores da primeira turma de formandos do curso de História, em 1974, da Universidade Estadual de Londrina Propondo temáticas relacionadas ao processo de formação acadêmica, à opção pela carreira docente e na disciplina escolar História, ao ambiente de opressão nas relações sociais e políticas instalado pelo regime político autoritário, a posterior atuação no magistério e aos embates vividos no início da carreira, mediamos o encontro entre os 6 (seis) sujeitos sociais para que através da utilização da memória coletiva como instrumento de rememoração, construíssem o documentodepoimento, que nos servisse de base para proceder o estudo O grupo compartilha histórias, troca experiências e informações, onde as memórias individuais complementam-se com novos elementos que enriquecem suas lembranças e seus relatos entrelaçando-se com as memórias coletivas, construindo um pensamento integrado e fidedigno sobre o vivido, considerando suas omissões, ressentimentos e esquecimentos Esta é uma pesquisa qualitativa que apresenta no seu âmago o resgate de eventos por sujeitos sociais que se dispõem a compartilhar suas memórias individuais na construção da memória coletiva em relação ao ambiente de formação universitária, sócio-político e às suas práticas, levando em consideração o momento histórico, onde a ordem política vigente trazia consigo reformulações na educação por intermédio de novas legislações, corroborando o predomínio na formação desses professoresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This mediated the encounter among the 6 (six) social subjects so that through the use of the collective memory as remembering instrument, they built the document-evidence, that served us of base to continue the study The group share histories, change experiences and information, where the individual memories are complemented with new elements that enrich their memories and their reports entwining with the collective memories, building an integrated thought and trusty about the lived, considering their omissions, resentments and forgetfulness This is a qualitative research that it presents in her essence, the rescue of events for social subjects that are disposed to share their individual memories in the construction of the collective memory in relation to the graduation formation ambient, social-political and their practices, taking into account the historical moment, where the effective political order brought with herself reformulations in the education through new laws, corroborating the predominance in those teachers formationTuma, Magda Madalena [Orientador]Zamboni, ErnestaCainelli, Marlene RosaAndrade, Roberto César de2024-05-01T13:19:26Z2024-05-01T13:19:26Z2008.0021.11.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11688porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
title Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
Andrade, Roberto César de
História
Formação de professores
História
Formação de professores
Ditadura militar
History
Teacher training
History
Military power - Teacher training
title_short Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
title_full Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
title_sort Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
author Andrade, Roberto César de
author_facet Andrade, Roberto César de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tuma, Magda Madalena [Orientador]
Zamboni, Ernesta
Cainelli, Marlene Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Roberto César de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Formação de professores
História
Formação de professores
Ditadura militar
History
Teacher training
History
Military power - Teacher training
topic História
Formação de professores
História
Formação de professores
Ditadura militar
History
Teacher training
History
Military power - Teacher training
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do contexto da ditadura militar na formação de 6 (seis) professores da primeira turma de formandos do curso de História, em 1974, da Universidade Estadual de Londrina Propondo temáticas relacionadas ao processo de formação acadêmica, à opção pela carreira docente e na disciplina escolar História, ao ambiente de opressão nas relações sociais e políticas instalado pelo regime político autoritário, a posterior atuação no magistério e aos embates vividos no início da carreira, mediamos o encontro entre os 6 (seis) sujeitos sociais para que através da utilização da memória coletiva como instrumento de rememoração, construíssem o documentodepoimento, que nos servisse de base para proceder o estudo O grupo compartilha histórias, troca experiências e informações, onde as memórias individuais complementam-se com novos elementos que enriquecem suas lembranças e seus relatos entrelaçando-se com as memórias coletivas, construindo um pensamento integrado e fidedigno sobre o vivido, considerando suas omissões, ressentimentos e esquecimentos Esta é uma pesquisa qualitativa que apresenta no seu âmago o resgate de eventos por sujeitos sociais que se dispõem a compartilhar suas memórias individuais na construção da memória coletiva em relação ao ambiente de formação universitária, sócio-político e às suas práticas, levando em consideração o momento histórico, onde a ordem política vigente trazia consigo reformulações na educação por intermédio de novas legislações, corroborando o predomínio na formação desses professores
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T13:19:26Z
2024-05-01T13:19:26Z
21.11.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11688
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823257245777920