Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoalin, Ana Carolina Bartijotto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877
Resumo: Orientador: Maria Angela Miorim
id UNICAMP-30_39efd2d20ae413aa57fe91f5f8b4a9a1
oai_identifier_str oai::361728
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica IIMemóriaEstudantesFormação de professoresMatemática - HistóriaHistory of mathematicTeacher trainingOrientador: Maria Angela MiorimDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Durante as atividades de problematização multidimensional da História da Matemática, com uma turma de licenciandos da UNICAMP, percebemos que a Memória Estudantil destes alunos aparecia, com freqüência em seus trabalhos, mesmo quando não solicitada intencionalmente. Este exercício de recorrência às reminiscências escolares nos pareceu uma forma espontânea destes alunos iniciarem um processo de re-significação das concepções de Matemática Escolar trazidas para o curso de formação de professores em questão. Diante disso, este trabalho se propões a investigar estas possíveis ressignificações, manifestadas nos registros orais escritos no estudo de caso da disciplina de Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matemática II então lecionada pela professora Dra. Maria Ângela MiorimAbstract: During the multidimensional problematical activies of the history with group of students applying to become math teaches at Unicamp, we notice that their school memories are frequent in their works, despite being not intentionally solicited. These exercises of remembering this school memories show us a apontaneous way of resignifications of school mathematics. Having all this in mind, we decided to investigate these resigificationsusing these students¿ oral and written manifestations which were produced in subject named: Foundamentions of Mathematics Teaching Methodology, taught by Profa. Dra. Maria Ângela MiorimMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Miorim, Maria Ângela, 1953-Miguel, AntonioBrito, Arlete de JesusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaschoalin, Ana Carolina Bartijotto20052005-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed129 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877PASCHOALIN, Ana Carolina Bartijotto. Memoria, historia e formação de professores: o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II. 2005. 129 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361728https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361728porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T10:30:16Zoai::361728Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-24T10:30:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
title Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
spellingShingle Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
Paschoalin, Ana Carolina Bartijotto
Memória
Estudantes
Formação de professores
Matemática - História
History of mathematic
Teacher training
title_short Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
title_full Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
title_fullStr Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
title_full_unstemmed Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
title_sort Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
author Paschoalin, Ana Carolina Bartijotto
author_facet Paschoalin, Ana Carolina Bartijotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miorim, Maria Ângela, 1953-
Miguel, Antonio
Brito, Arlete de Jesus
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoalin, Ana Carolina Bartijotto
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Estudantes
Formação de professores
Matemática - História
History of mathematic
Teacher training
topic Memória
Estudantes
Formação de professores
Matemática - História
History of mathematic
Teacher training
description Orientador: Maria Angela Miorim
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877
PASCHOALIN, Ana Carolina Bartijotto. Memoria, historia e formação de professores: o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II. 2005. 129 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PASCHOALIN, Ana Carolina Bartijotto. Memoria, historia e formação de professores: o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II. 2005. 129 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361728
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
129 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188937619472384