Formação do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde : interfaces com a pedagogia de Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15708 |
Resumo: | Resumo: As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas têm exigido um novo perfil de enfermeiros para atuarem frente às complexidades de saúde e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde O objetivo deste estudo foi compreender o desenvolvimento do tema transversal Sistema Único de Saúde durante a graduação de um curso de enfermagem, de uma Universidade Pública, a partir da sua proposta curricular e da perspectiva dos seus estudantes Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de enfermagem que em sua proposta pedagógica adota o Currículo Integrado e a abordagem de temas transversais A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo A primeira etapa teve como fonte de dados 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do Currículo Integrado A segunda etapa foi realizada com estudantes de enfermagem das quatro séries do curso, utilizando-se de grupos focais A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 215 a fevereiro de 216 e os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos de acordo com as concepções de Paulo Freire A análise documental evidenciou que a inserção do tema Sistema Único de Saúde ocorreu, principalmente, de forma implícita e esteve presente transversalmente com maior e menor proximidade nos Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento, porém, a temática não se apresenta formalizada ao longo do curso O conceito de Sistema Único de Saúde para os estudantes seguiu três dimensões A primeira se refere ao entendimento de Sistema Único de Saúde como àquele que provê o direito à saúde da população por meio da legislação existente e dos seus princípios e diretrizes; a segunda declara o Sistema Único de Saúde uma rede de atenção à saúde do indivíduo e da comunidade, oferecendo serviços que compreendem ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde; e a terceira revela o Sistema Único de Saúde da teoria à prática e expressa o desenvolvimento de uma consciência crítica nos estudantes ao elaborarem seus conceitos sobre o tema Evidenciou-se que o desenvolvimento desse tema de forma transversal no curso constitui-se em proposta efetiva, porém, os estudantes identificaram lacunas e fragmentação na sua abordagem As vivências significativas que favoreceram o aprendizado sobre esse tema se referem à integração teoria e prática e às vivências práticas em cenários reais dos serviços de saúde que compõem a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde Revelou-se, também, a importância do papel do professor como mediador desse aprendizado Os resultados apontaram para uma estrutura curricular que favorece o ensino do Sistema Único de Saúde de maneira transversal, em especial através da integração ensino-serviço e comunidade e a inserção precoce do estudante nos serviços de saúde É preciso articular o ensino do Sistema Único de Saúde com todos os conteúdos necessários à formação do enfermeiro, proporcionando ao estudante um ensino contextualizado com a realidade, de modo a desenvolver sua consciência crítica e sua autonomia, refletindo sobre os problemas reais e, principalmente, propondo ações de transformação |
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Formação do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde : interfaces com a pedagogia de FreireEnfermagemEstudo e ensinoEnfermeirosFormaçãoEnsino superiorNursingNurses educationNursingCurriculumStudy and teachingResumo: As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas têm exigido um novo perfil de enfermeiros para atuarem frente às complexidades de saúde e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde O objetivo deste estudo foi compreender o desenvolvimento do tema transversal Sistema Único de Saúde durante a graduação de um curso de enfermagem, de uma Universidade Pública, a partir da sua proposta curricular e da perspectiva dos seus estudantes Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de enfermagem que em sua proposta pedagógica adota o Currículo Integrado e a abordagem de temas transversais A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo A primeira etapa teve como fonte de dados 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do Currículo Integrado A segunda etapa foi realizada com estudantes de enfermagem das quatro séries do curso, utilizando-se de grupos focais A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 215 a fevereiro de 216 e os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos de acordo com as concepções de Paulo Freire A análise documental evidenciou que a inserção do tema Sistema Único de Saúde ocorreu, principalmente, de forma implícita e esteve presente transversalmente com maior e menor proximidade nos Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento, porém, a temática não se apresenta formalizada ao longo do curso O conceito de Sistema Único de Saúde para os estudantes seguiu três dimensões A primeira se refere ao entendimento de Sistema Único de Saúde como àquele que provê o direito à saúde da população por meio da legislação existente e dos seus princípios e diretrizes; 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the second declares that the National Health Unique System is a healthcare network for the subject and the community by offering services that comprise actions of prevention, promotion, recovery and rehabilitation of health; and, the third reveals the National Health Unique System from the theory to the practice and it expresses the development of a critical awareness in the students when they elaborate their concepts about the theme Evidences show that the development of this theme in a transversal way in the course results in an effective proposal, but the students indicate gaps and fragmentation in its approach The significant experiences that benefit the learning process about this theme refer to the integration of theory and practice to the practical experiences in actual settings of health services that compose the care network of the National Health Unique System It also unveiled the importance of the teacher´s role as mediator of such learning process Results point to a curricular structure that favor teaching about the National Health Unique System in a transversal way, especially through the integration between learning-service and community and the early insertion of the student in health services It is needed to articulate teaching the National Health Unique System with all the contents that are necessary for the nurse education by offering to the student a teaching contextualized with the reality aiming to develop his critical awareness and his autonomy upon reflecting about the actual problems and mainly by proposing change actionsVannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]Almeida, Marcio José deGaranhani, Mara LúciaPerales, Paula Graziela Pedrão Soares2024-05-01T14:54:42Z2024-05-01T14:54:42Z2016.0025.11.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15708porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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