A gravação como estratégia de autorregulação no estudo de saxofone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, José Pedro Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78796
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
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spelling A gravação como estratégia de autorregulação no estudo de saxofoneRecording as a strategy for self-regulation in the study of saxophoneAutoeficáciaAutorregulaçãoEstratégias de estudoGravaçãoSaxofoneSelf-efficacySelf-regulationPractice strategiesRecordingSaxophoneCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música, variante Instrumento, da Universidade do Minho. A temática “A gravação como estratégia de autorregulação no estudo de Saxofone” tinha como finalidade investigar estratégias autorregulatórias de estudo dos alunos, assim como as suas vantagens e desvantagens, visando a promoção do sentido crítico e da autoeficácia dos alunos. Como estratégia principal foi implementada a gravação do estudo, preferencialmente em modo audiovisual. De forma a auxiliar esta tarefa, otimizando o estudo para que fosse mais organizado e regulado, foram ainda implementadas duas estratégias auxiliares. A primeira, previamente ao estudo, foi a planificação do mesmo, através da definição de horários, metas e objetivos. A segunda, após a gravação, foi o preenchimento de uma grelha de autoavaliação, com parâmetros definidos e avaliação qualitativa e quantitativa, fomentando a reflexão de forma organizada e assertiva. Esta temática surge pela necessidade observada de otimizar o sentido crítico e a autonomia dos alunos. No seu estudo, os alunos tendiam a valorizar quantitativamente o tempo investido na atividade, e não as estratégias qualitativas. A parte interventiva do projeto foi desenvolvida com alunos de saxofone da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Estes alunos participaram também numa componente investigativa, nomeadamente através de um inquérito e de uma entrevista em grupo de foco. Foi ainda realizada outra entrevista, esta direcionada aos professores de instrumento de ensino especializado de música. A metodologia utilizada foi a de Investigação-Ação. Devido à pandemia o plano de intervenção teve que ser reformulado face ao inicialmente previsto, adotando as aulas presenciais a atividades online e à distância. Desse modo, organizou-se em duas fases: a primeira foi de exposição ao tema, na forma de uma palestra online. A segunda, mais prática, pela recolha de dados que permitiu apreender que os alunos intervencionados não costumavam incluir estratégias autorregulatórias no seu estudo e que após a intervenção passaram a refletir e a adotar as mesmas.This project was developed as part of the Professional Internship of the Master’s in Music Education, Instrument specialization, at the University of Minho. The objectives regarding the topic "Recording as a strategy for self-regulation in the study of Saxophone" were to research students’ self regulated practice strategies, as well as their advantages and disadvantages, aiming to promote students’ critical sense and self-efficacy. The main strategy was to record practice, preferably in audiovisual mode. To assist in this task, optimizing the practice to be more organized and regulated, two auxiliary strategies were also implemented. The first, prior to practice, was its planning, through the definition of schedules, goals, and objectives. The second, after recording, was the completion of a self-assessment grid, with defined parameters and qualitative and quantitative assessment, encouraging reflection in an organized and assertive way. The topic of this research project arose from the observed need to optimize students’ critical sense and autonomy. In their practice, students tended to quantitatively value the time invested in the activity, and not the qualitative strategies. The intervention part of this project was developed with saxophone students at “Escola Profissional Artística do Vale do Ave”. These students also participated in a research component of the project, namely through a survey and a focus group interview. Another interview was carried out, this one aimed at instrument teachers at specialized music schools. The research methodology used was Action Research. Due to the pandemic, the intervention plan had to be reformulated from what was initially designed, adapting classroom classes to online and remote activities. Therefore, the intervention was organized in two phases: the first one, was exposure to the topic, in the form of an online lecture. The second one, more practical, was the proposal of several activities, in which students had to include the practice strategies addressed in the lecture. Data collection allowed to apprehend that the participant students did not usually include self-regulatory strategies in their instrumental practice and that after the intervention they began to reflect upon the topic and to adopt those strategies.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoRebelo, José Pedro Dias2022-03-272022-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78796por203007751info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:55.388930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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