Escola, aprendizagem e pertencimento : significados atribuídos por alunos com baixo rendimento escolar no ensino fundamental II à própria trajetória de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruniera, David Salvador
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15592
Resumo: Resumo: Ancorado no aporte teórico metodológico da perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento humano (Urie Bronfenbrenner 1917-25), o presente trabalho objetivou analisar alunos do Ensino Fundamental II, matriculados em uma escola pública de um município paranaense, para analisar as significações produzidas por eles no que diz respeito à escola e a própria trajetória de escolarização Participaram do estudo 19 alunos: 4 do 6º ano com idades entre 11 e 12 anos; 5 do 7º ano com idades entre 12 e 13 anos, 6 do 8º ano com idades entre 13 e 14 e 4 do 9º ano com idades que variavam, entre 14 e 15 anos Destes, 14 são do gênero masculino e 5 do feminino Como problemática da pesquisa, levantamos as seguintes questões: Quais os sentidos atribuídos por alunos que apresentam baixo rendimento escolar: à escola, ao aprender, ao pertencimento à escola e ao próprio rendimento escolar? Como o aluno significa seu processo de aprendizagem e as relações interpessoais vividas nesse contexto? A pesquisa qualitativa adotou estudo descritivo, e como procedimento investigativo a entrevista semiestruturada e a produção de representações pictóricas e respectivas legendas, elaboradas pelos participantes Emergiram dos dados coletado, cinco categorias com seis unidades de análise A categoria 1 aborda as significações acerca da escola - escola como espaço de acolhimento ou de aversividade, onde predominou o sentimento de pertencimento (11 participantes) A categoria 2 traz as significações de aprendizagem, e constituiu-se de duas unidades de análise: papel de professor e aluno e ambiente de aprendizagem (8 participantes) e dificuldades nas disciplinas (11 participantes) Nessa abordagem, as falas revelam as demarcações que remetem à autoridade do professor sobre o aluno, polarização dos papéis e atribuição a si mesmos (alunos) da responsabilidade pelo não aprender A categoria 3 delimita as relação interpares, e teve como unidade de análise o pertencimento (14 participantes) ou a exclusão (5 participantes) Nela se destacou a atribuição de sentido positivo à relação com amigos, indicadores de comunicação de sentimentos, parceria e vinculação a um grupo como condições de frequentar a escola diariamente Na categoria 4, relação com os professores, a unidade de análise foi relacionamento amistoso (13 participantes) ou dificultoso (6 participantes) Predominaram as indicações de relacionamento amistoso como um bom intercessor das relações com a escola em geral Na categoria 5, denominada rendimento escolar, a unidade de análise foi o bom aproveitamento escolar expresso em nota (11 participantes) e rendimento baixo considerando a média da escola (8 participantes) É significativo que 8 tenham considerado seu o próprio rendimento escolar como baixo e com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem O resultado do estudo leva a refletir que os eventos vividos na escola – quer apresentem resultados favoráveis ou não – são demonstradores de um processo contextualmente produzido e multiplamente afetado por fatores que interferem na situação de aprendizagem O conjunto das significações produzidas, o que se pode inferir como noção de pertencimento do aluno ao contexto escolar onde está inserido e da relação com o saber Observou-se a escola como microssistema, onde o sentimento de pertencimento se vincula ao saber científico necessário ao desenvolvimento da pessoa em diferentes contextos
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Como o aluno significa seu processo de aprendizagem e as relações interpessoais vividas nesse contexto? A pesquisa qualitativa adotou estudo descritivo, e como procedimento investigativo a entrevista semiestruturada e a produção de representações pictóricas e respectivas legendas, elaboradas pelos participantes Emergiram dos dados coletado, cinco categorias com seis unidades de análise A categoria 1 aborda as significações acerca da escola - escola como espaço de acolhimento ou de aversividade, onde predominou o sentimento de pertencimento (11 participantes) A categoria 2 traz as significações de aprendizagem, e constituiu-se de duas unidades de análise: papel de professor e aluno e ambiente de aprendizagem (8 participantes) e dificuldades nas disciplinas (11 participantes) Nessa abordagem, as falas revelam as demarcações que remetem à autoridade do professor sobre o aluno, polarização dos papéis e atribuição a si mesmos (alunos) da responsabilidade pelo não aprender A categoria 3 delimita as relação interpares, e teve como unidade de análise o pertencimento (14 participantes) ou a exclusão (5 participantes) Nela se destacou a atribuição de sentido positivo à relação com amigos, indicadores de comunicação de sentimentos, parceria e vinculação a um grupo como condições de frequentar a escola diariamente Na categoria 4, relação com os professores, a unidade de análise foi relacionamento amistoso (13 participantes) ou dificultoso (6 participantes) Predominaram as indicações de relacionamento amistoso como um bom intercessor das relações com a escola em geral Na categoria 5, denominada rendimento escolar, a unidade de análise foi o bom aproveitamento escolar expresso em nota (11 participantes) e rendimento baixo considerando a média da escola (8 participantes) É significativo que 8 tenham considerado seu o próprio rendimento escolar como baixo e com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem O resultado do estudo leva a refletir que os eventos vividos na escola – quer apresentem resultados favoráveis ou não – são demonstradores de um processo contextualmente produzido e multiplamente afetado por fatores que interferem na situação de aprendizagem O conjunto das significações produzidas, o que se pode inferir como noção de pertencimento do aluno ao contexto escolar onde está inserido e da relação com o saber Observou-se a escola como microssistema, onde o sentimento de pertencimento se vincula ao saber científico necessário ao desenvolvimento da pessoa em diferentes contextosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Based on the theoretical and methodological contribution of Bioecological perspective of human development (Urie Bronfenbrenner 1917-25), this study aims to analyze elementary school students, enrolled in a public school of a city in Paraná state; to analyze the signification produced by them on wht concerns the school and the trajectory of schooling The study included 19 students: 4 are 6th grade students, aged 11 to 12; 5 are 7th grade aged 12 and 13, 6 are 8th grade aged between 13 and 14, and 4 are 9th grade students with ages ranging from 14 to 15 There were 14 male and 5 female students For the main issue in this research paper, we raise the following questions: What are the meanings attributed by students with low school performance: to the school, to the learning process, to the sense of belonging or to their own school performance? How do the students attribute significance to their learning process and interpersonal relationships experienced in this context? Qualitative research adopted descriptive study, and as an investigative procedure semistructured interview and the production of pictorial representations and their captions, prepared by the participants Five categories with six units of analysis emerged from the data collected Category 1 covers the significance within school - school as a welcoming space or a place for aversiveness where the predominant feeling found was the sense of belonging (11 participants) Category 2 brings the meanings of learning, and consists of two units of analysis: the role of teacher and student and learning environment (8 participants) and difficulties in the school subjects (11 participants) In this approach, the lines show the demarcations that refer to the teacher's authority over the student, polarization of roles and and most blamed themselves (students) the responsibility for not learning Category 3 defines the peer relationship, and had as analysis unit belonging (14 participants) or exclusion (5 participants) Here it was observed a positive feeling about the relationship with friends, communication indicators of feelings, partnership and linking to a group as conditions to attend school daily In category 4, relationship with teachers, the unit of analysis was friendly relationship (13 participants) or difficult (6 participants) Friendly relationship indications predominated, a good intercessor of relations with the school in general In Category 5, called school performance, the unit of analysis was the good school results expressed in grades (11 participants) and low performance considering the school's parameters (8 participants) It is significant that 8 have considered their own school performance as low and difficulties in the teaching-learning process The result of the study leads us to reflect the events experienced in school - that show positive results or not - are samplers of a contextually produced process and multiply affected by factors that interfere with the learning situation All the produced significance, which can be inferred as sense of belonging of the student towards the school, the context in which it operates and the relationship with knowledge We can see the school as microenvironment, where the feeling of belonging is linked to scientific knowledge necessary for the development of the individual in different contextsOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Alliprandini, Paula Mariza ZeduYaegashi, Solange Franci RaimundoBruniera, David Salvador2024-05-01T14:52:03Z2024-05-01T14:52:03Z2016.0027.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15592porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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