Plataformas infocomunicacionais e o compartilhamento da informação : estudo da Geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Elismar Vicente dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12921
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a participação da Geração Z nas plataformas infocomunicacionais e as ações decorrentes do compartilhamento da informação O estudo foi realizado com alunos dos 3º e 4º anos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), escola de ensino médio da cidade de Jacarezinho, no norte do Estado Para averiguar os objetivos de modo mais consistente, o trabalho se valeu de abordagens quantitativas e qualitativas Num primeiro momento, utilizamos o método de pesquisa de Análise de Redes Sociais (ARS) Tal análise permite diagnosticar o nível de interação e compartilhamento de informação nas plataformas infocomunicacionais, presentes de forma habitual na vida dos integrantes da Geração Z Em seguida, empregamos a técnica de Grupo Focal (GF) e a análise da segunda etapa foi feita por temas e categorias, fundamentada na análise de conteúdo Os resultados demonstram que as redes sociais em plataformas infocomunicacionais potencializam as mobilizações coletivas, mas não têm o poder de direcionar atitudes da Geração Z, pois esses indivíduos prezam o contato pessoal como forma de aproximação dos laços virtuais A presença nos ambientes digitais é uma conduta usual que lhes proporciona acesso, compartilhamento de informação e interações comunitárias constantes, procedimentos que apontam para as frequentes trocas de dispositivos e plataformas, considerados apenas como facilitadores desse processo A classificação dos atores como pertencentes à Geração Z apresenta peculiaridades inerentes às cidades interioranas de pequeno porte Os integrantes dessa geração compartilham os mais variados tipos de informação nas redes sociais, entretanto, categorizam em “informações importantes” aquelas que julgam ler e dispensar maior atenção e “informações pouco interessantes” aquelas que são apenas visualizadas A Geração Z considera valioso o compartilhamento da informação e apresenta propensão a atuar coletivamente, entretanto, as coletividades estão pautadas no envolvimento e participação ativa nas mobilizações, destacando o papel do ser humano ante o avanço tecnológico O medo da “desconexão” é de se tornarem sujeitos mal informados e distantes de pessoas que consideram importantes No âmbito do IFPR, é possível levantar os atores mais influentes nas redes sociais segmentadas, com vistas a formar um novo grupo, que pode compartilhar os conteúdos considerados relevantes em cada rede de origem Com a utilização da ARS propomos um modelo de aproveitamento desse tipo de organização social em rede para eventual planejamento das ações infocomunicacionais em diversas instituições
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: This research aimed at analyzing the participation of Generation Z in infocommunicative platforms and the actions arising from the sharing of information The study was conducted with high school students from the 3th and 4th years at the Federal Institute of Paraná (IFPR), a school located in the city of Jacarezinho, in the North of Paraná state In order to execute the objectives in a more consistent way the work dealt with both quantitative and qualitative approaches At first we used the method of Social Network Analysis (SNA) Such analysis allows the measurement of the level of interaction and information sharing in infocommunicative platforms as present on a regular basis in the lives of Generation Z individuals Then we used the focus group technique (GF) working with topics and categories as based on content analysis Results show that social networks infocommunicative platforms enhance the collective mobilizations but do not have the power to direct attitudes of Generation Z In time: those individuals appreciate personal contact in order to strengthen the virtual ties The involvement of these individuals in digital environments is a common behavior that provides them with access to information, sharing of this information and constant group interaction These procedures are related to the frequent switches between different devices and platforms that work as facilitators of this process The classification of the individuals studied as pertaining to generation Z is related to specificities of small towns, as the one where the study was performed The members of this Generation share all kinds of information on social networks, however, categorize the " important information " which they deem to read and give greater attention and "little interesting information", which are only displaying The Generation Z considers valuable the sharing of information and tends to act collectively Nevertheless, collectivities are based on the involvement and active participation on the mobilizations, highlighting the role of the human being on the technological advance The fear of “disconnection” is the fear of being unaware individuals and distant from people considered as important Within the ambit of the IFPR it is possible to survey the most influent actors in selected social networks in an attempt to form a new group who can share the contents considered as relevant in each original network By using ARS we proposed a model to benefit from this kind of social organization network for possible planning of the infocommunicative actions in various institutionsTomaél, Maria Inês [Orientador]Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráOliveira, Ely Francina Tannuri deReis, Elismar Vicente dos2024-05-01T14:04:03Z2024-05-01T14:04:03Z2015.0008.12.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12921porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - 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