Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15191 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento no âmbito da rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Na sociedade atual, a busca pela informação e pelo conhecimento está cada vez mais acentuada, e nela destacam-se os profissionais capacitados que procuram o aprendizado contínuo e trocam experiências com seus pares Um dos locais que possibilita essa interação e a partilha de reflexões é a universidade, que, em especial, permite aos coordenadores de programas de pós-graduação contribuírem com seus conhecimentos a partir de realização de práticas de colaborações Convém salientar que alguns fatores podem influenciar no compartilhamento e favorecer, ou não, a cooperação entre indivíduos interessados em uma determinada informação ou conhecimento Assim, essa pesquisa analisou a ocorrência do compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Verificou especificamente as ligações que são construídas pelos coordenadores para compartilhar suas ideias; a motivação dos coordenadores para trocar informação e conhecimento com foco na Teoria da Autodeterminação (TAD); os canais de comunicação utilizados e os benefícios desta troca Para tanto, a pesquisa utilizou a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS), que é um método quantitativo baseado em técnicas matemáticas e gráficas para estudar e descrever a rede de compartilhamento, juntamente com a análise dos currículos Lattes dos coordenadores A análise qualitativa foi realizada a partir das respostas obtidas do grupo investigado Entre os principais resultados, destaca-se a evidência de dois coordenadores que possuem visibilidade além do âmbito de seus programas, pois participam em outras redes e conservam diferentes relacionamentos O canal de comunicação mais utilizado pelos coordenadores é o e-mail No que se refere às necessidades psicológicas de autonomia, competência e vínculo, observa-se que a sensação de autonomia é a principal percepção que necessita ser melhorada Além disso, nota-se que os benefícios que advém do compartilhamento, na perspectiva dos coordenadores, dizem respeito a um ambiente participativo e colaborativo, contribuindo para um bom relacionamento entre as pessoas, bem como a disseminação rápida e de forma facilitada das informações necessárias para todas as pessoas de sua rede, com intuito de que possam utilizá-las para desempenhar melhor seus trabalhos com eficiência e qualidade |
id |
UEL_c431bd45d64175d865744b8f0dee30ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15191 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoCiência da InformaçãoCompartilhamento da informação e do conhecimentoRedes sociaisInformation scienceSocial networksResumo: A pesquisa estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento no âmbito da rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Na sociedade atual, a busca pela informação e pelo conhecimento está cada vez mais acentuada, e nela destacam-se os profissionais capacitados que procuram o aprendizado contínuo e trocam experiências com seus pares Um dos locais que possibilita essa interação e a partilha de reflexões é a universidade, que, em especial, permite aos coordenadores de programas de pós-graduação contribuírem com seus conhecimentos a partir de realização de práticas de colaborações Convém salientar que alguns fatores podem influenciar no compartilhamento e favorecer, ou não, a cooperação entre indivíduos interessados em uma determinada informação ou conhecimento Assim, essa pesquisa analisou a ocorrência do compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Verificou especificamente as ligações que são construídas pelos coordenadores para compartilhar suas ideias; a motivação dos coordenadores para trocar informação e conhecimento com foco na Teoria da Autodeterminação (TAD); os canais de comunicação utilizados e os benefícios desta troca Para tanto, a pesquisa utilizou a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS), que é um método quantitativo baseado em técnicas matemáticas e gráficas para estudar e descrever a rede de compartilhamento, juntamente com a análise dos currículos Lattes dos coordenadores A análise qualitativa foi realizada a partir das respostas obtidas do grupo investigado Entre os principais resultados, destaca-se a evidência de dois coordenadores que possuem visibilidade além do âmbito de seus programas, pois participam em outras redes e conservam diferentes relacionamentos O canal de comunicação mais utilizado pelos coordenadores é o e-mail No que se refere às necessidades psicológicas de autonomia, competência e vínculo, observa-se que a sensação de autonomia é a principal percepção que necessita ser melhorada Além disso, nota-se que os benefícios que advém do compartilhamento, na perspectiva dos coordenadores, dizem respeito a um ambiente participativo e colaborativo, contribuindo para um bom relacionamento entre as pessoas, bem como a disseminação rápida e de forma facilitada das informações necessárias para todas as pessoas de sua rede, com intuito de que possam utilizá-las para desempenhar melhor seus trabalhos com eficiência e qualidadeDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The research studies the sharing of information and knowledge in the context of a net of coordinators of graduate programs in Information Science from Brazil In the current society, search for information and knowledge is even more high, and in this stand out the trained professional that look for continuous learning and exchange experience with fellows One place that enables this interaction and the share of reflections is the university, specially allows to coordinators of graduate programs contribute with their knowledge from the use of collaborative practices It is appropriate to point that some factors can influence on sharing and favor, or not, the collaboration between individual interested in a determined information or knowledge Thus, this research analyzed the occurrence of sharing of information and knowledge in the net of coordinators of graduate programs in Information Science from Brazil Verified specifically the links built by coordinators to share their ideas, the motivation of coordinators to exchange information and knowledge with the focus on self-determination theory; the communication channels used and the benefits of this exchange For this, the research use the methodology of social network analysis, that is a quantitative method based on mathematic and graphical techniques to study and describe the sharing net, composed with the analysis of curriculum Lattes of coordinators The qualitative analysis realized from the answers obtained from the group investigated Among the main results, stands out the evidence of two coordinators that have a visibility beyond the scope of their programs, as part of other net and preserve different relationships The communication channel more used by coordinators is the e-mail With respect to the psychological needs of autonomy, competence and bond, observed that the sense of autonomy is the main perception that needs to be improved Furthermore, noted the benefits that comes from sharing, in the coordinators perspective, are about a participatory and collaborative environment, contributing to a good relationship between people, as well as the fast dissemination in a easy way of information needed to all the people in their net, with the intention of use to make their work with more efficiency and qualityTomaél, Maria Inês [Orientador]Bortolin, SueliMarchiori, Patrícia ZeniAlcará, Adriana Rosecler [Coorientadora]Akaichi, Tatianne2024-05-01T14:45:52Z2024-05-01T14:45:52Z2014.0005.12.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15191porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
title |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
spellingShingle |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação Akaichi, Tatianne Ciência da Informação Compartilhamento da informação e do conhecimento Redes sociais Information science Social networks |
title_short |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
title_full |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
title_fullStr |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
title_full_unstemmed |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
title_sort |
Compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
author |
Akaichi, Tatianne |
author_facet |
Akaichi, Tatianne |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomaél, Maria Inês [Orientador] Bortolin, Sueli Marchiori, Patrícia Zeni Alcará, Adriana Rosecler [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Akaichi, Tatianne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Informação Compartilhamento da informação e do conhecimento Redes sociais Information science Social networks |
topic |
Ciência da Informação Compartilhamento da informação e do conhecimento Redes sociais Information science Social networks |
description |
Resumo: A pesquisa estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento no âmbito da rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Na sociedade atual, a busca pela informação e pelo conhecimento está cada vez mais acentuada, e nela destacam-se os profissionais capacitados que procuram o aprendizado contínuo e trocam experiências com seus pares Um dos locais que possibilita essa interação e a partilha de reflexões é a universidade, que, em especial, permite aos coordenadores de programas de pós-graduação contribuírem com seus conhecimentos a partir de realização de práticas de colaborações Convém salientar que alguns fatores podem influenciar no compartilhamento e favorecer, ou não, a cooperação entre indivíduos interessados em uma determinada informação ou conhecimento Assim, essa pesquisa analisou a ocorrência do compartilhamento da informação e do conhecimento na rede dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil Verificou especificamente as ligações que são construídas pelos coordenadores para compartilhar suas ideias; a motivação dos coordenadores para trocar informação e conhecimento com foco na Teoria da Autodeterminação (TAD); os canais de comunicação utilizados e os benefícios desta troca Para tanto, a pesquisa utilizou a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS), que é um método quantitativo baseado em técnicas matemáticas e gráficas para estudar e descrever a rede de compartilhamento, juntamente com a análise dos currículos Lattes dos coordenadores A análise qualitativa foi realizada a partir das respostas obtidas do grupo investigado Entre os principais resultados, destaca-se a evidência de dois coordenadores que possuem visibilidade além do âmbito de seus programas, pois participam em outras redes e conservam diferentes relacionamentos O canal de comunicação mais utilizado pelos coordenadores é o e-mail No que se refere às necessidades psicológicas de autonomia, competência e vínculo, observa-se que a sensação de autonomia é a principal percepção que necessita ser melhorada Além disso, nota-se que os benefícios que advém do compartilhamento, na perspectiva dos coordenadores, dizem respeito a um ambiente participativo e colaborativo, contribuindo para um bom relacionamento entre as pessoas, bem como a disseminação rápida e de forma facilitada das informações necessárias para todas as pessoas de sua rede, com intuito de que possam utilizá-las para desempenhar melhor seus trabalhos com eficiência e qualidade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
05.12.2014 2014.00 2024-05-01T14:45:52Z 2024-05-01T14:45:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15191 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Informação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823309064306688 |