Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centenaro, Gabriel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mattos, Gregório Ivanchechen de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9299
Resumo: A popularização da Internet e dos smartphones transformou o modo como as pessoas se comunicam e socializam. Nesse contexto, as redes sociais se estabeleceram como modelo de lazer, trabalho e negócio, possuindo um inegável potencial inclusivo e democrático, transcendendo fronteiras e classes sociais. O comércio acompanhou essa evolução, e com a aderência das corporações à Internet, atividades comerciais passaram a integrar a rede e assim surgiu o e-commerce. Posteriormente, acompanhando a evolução no quesito social e a popularização das redes sociais na web, o conceito se expandiu para o social commerce, em que as pessoas avaliam produtos e serviços e comparam preços, ou seja, interagem para fomentar o comércio. Dentre as possibilidades do social commerce, o compartilhamento e comparação de preços é especialmente interessante para alguns produtos. Deste modo, o presente trabalho visa projetar e avaliar um conceito de aplicação móvel, com uma rede social temática cujo tema é o compartilhamento de promoções. Para tal, o escopo de produtos definido foi o de bebidas, pelo fato de produtos como a cerveja sofrerem de alta elasticidade de preço. Este documento traz as etapas do projeto de tal sistema, usando a metodologia onhecida como design science.
id UTFPR-12_b198f66f33d598494130afb10c17e383
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9299
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T12:04:20Z2020-11-12T12:04:20Z2015-07-15CENTENARO, Gabriel; MATTOS, Gregório Ivanchechen de. Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9299A popularização da Internet e dos smartphones transformou o modo como as pessoas se comunicam e socializam. Nesse contexto, as redes sociais se estabeleceram como modelo de lazer, trabalho e negócio, possuindo um inegável potencial inclusivo e democrático, transcendendo fronteiras e classes sociais. O comércio acompanhou essa evolução, e com a aderência das corporações à Internet, atividades comerciais passaram a integrar a rede e assim surgiu o e-commerce. Posteriormente, acompanhando a evolução no quesito social e a popularização das redes sociais na web, o conceito se expandiu para o social commerce, em que as pessoas avaliam produtos e serviços e comparam preços, ou seja, interagem para fomentar o comércio. Dentre as possibilidades do social commerce, o compartilhamento e comparação de preços é especialmente interessante para alguns produtos. Deste modo, o presente trabalho visa projetar e avaliar um conceito de aplicação móvel, com uma rede social temática cujo tema é o compartilhamento de promoções. Para tal, o escopo de produtos definido foi o de bebidas, pelo fato de produtos como a cerveja sofrerem de alta elasticidade de preço. Este documento traz as etapas do projeto de tal sistema, usando a metodologia onhecida como design science.The popularization of the Internet and smartphones has changed the way people communicate and socialize. In this context, the social networks were established as a model of entertainment, work and business, with an undeniable democratic and inclusion power, transcending borders and social classes. Commerce has followed this trend, and as companies joined the Internet, commercial activities began to integrate the network, allowing e-commerce to launch. Afterward, following the social evolution and social networks popularization on the web, the concept has expanded itself to what is known as social commerce, which includes products and services evaluation and pricing comparison, in other words, the interaction between people in order to promote commerce. Among the social commerce possibilities, price sharing and comparison is especially interesting for some products. Thus, the present study aims to design and evaluate a mobile application concept, with a thematic social network whose theme is deals sharing. In order to do so, the defined product scope was beverages, due to items like beer suffering from high rates of price elasticity. This document details the design phases of that system, making use of the design science methodology.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaSistemas de InformaçãoUTFPRBrasilDepartamento de InformáticaSistemas de InformaçãoRedes de informaçãoRedes sociais on-lineAmbientes virtuais compartilhadosInformation networksOnline social networksShared virtual environmentsRedes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cervejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaGraeml, Alexandre ReisAmaral, Marilia AbrahãoGraeml, Alexandre ReisAmaral, Marilia AbrahãoAmaral, Marilia AbrahãoCentenaro, GabrielMattos, Gregório Ivanchechen deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COSIS_2015_1_08.pdf.txtExtracted texttext/plain110340http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/1/CT_COSIS_2015_1_08.pdf.txt30b43aa43131b0531f2068e59843a47bMD51THUMBNAILCT_COSIS_2015_1_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/2/CT_COSIS_2015_1_08.pdf.jpg4de7aaf4e158d88bab478e50b27d8889MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALCT_COSIS_2015_1_08.pdfapplication/pdf2873906http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/4/CT_COSIS_2015_1_08.pdf4a340bcadaf3e0b9a0f82fc5563b0a14MD541/92992020-11-12 10:04:21.123oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T12:04:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
title Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
spellingShingle Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
Centenaro, Gabriel
Sistemas de Informação
Redes de informação
Redes sociais on-line
Ambientes virtuais compartilhados
Information networks
Online social networks
Shared virtual environments
title_short Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
title_full Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
title_fullStr Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
title_full_unstemmed Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
title_sort Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja
author Centenaro, Gabriel
author_facet Centenaro, Gabriel
Mattos, Gregório Ivanchechen de
author_role author
author2 Mattos, Gregório Ivanchechen de
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Amaral, Marilia Abrahão
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amaral, Marilia Abrahão
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Amaral, Marilia Abrahão
dc.contributor.author.fl_str_mv Centenaro, Gabriel
Mattos, Gregório Ivanchechen de
contributor_str_mv Graeml, Alexandre Reis
Amaral, Marilia Abrahão
Graeml, Alexandre Reis
Amaral, Marilia Abrahão
Amaral, Marilia Abrahão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sistemas de Informação
topic Sistemas de Informação
Redes de informação
Redes sociais on-line
Ambientes virtuais compartilhados
Information networks
Online social networks
Shared virtual environments
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de informação
Redes sociais on-line
Ambientes virtuais compartilhados
Information networks
Online social networks
Shared virtual environments
description A popularização da Internet e dos smartphones transformou o modo como as pessoas se comunicam e socializam. Nesse contexto, as redes sociais se estabeleceram como modelo de lazer, trabalho e negócio, possuindo um inegável potencial inclusivo e democrático, transcendendo fronteiras e classes sociais. O comércio acompanhou essa evolução, e com a aderência das corporações à Internet, atividades comerciais passaram a integrar a rede e assim surgiu o e-commerce. Posteriormente, acompanhando a evolução no quesito social e a popularização das redes sociais na web, o conceito se expandiu para o social commerce, em que as pessoas avaliam produtos e serviços e comparam preços, ou seja, interagem para fomentar o comércio. Dentre as possibilidades do social commerce, o compartilhamento e comparação de preços é especialmente interessante para alguns produtos. Deste modo, o presente trabalho visa projetar e avaliar um conceito de aplicação móvel, com uma rede social temática cujo tema é o compartilhamento de promoções. Para tal, o escopo de produtos definido foi o de bebidas, pelo fato de produtos como a cerveja sofrerem de alta elasticidade de preço. Este documento traz as etapas do projeto de tal sistema, usando a metodologia onhecida como design science.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T12:04:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T12:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CENTENARO, Gabriel; MATTOS, Gregório Ivanchechen de. Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9299
identifier_str_mv CENTENARO, Gabriel; MATTOS, Gregório Ivanchechen de. Redes sociais temáticas e a troca de informações de produtos pelos consumidores: desenvolvimento e análise de uma aplicação para compartilhamento de promoções de cerveja. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Sistemas de Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/1/CT_COSIS_2015_1_08.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/2/CT_COSIS_2015_1_08.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9299/4/CT_COSIS_2015_1_08.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30b43aa43131b0531f2068e59843a47b
4de7aaf4e158d88bab478e50b27d8889
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
4a340bcadaf3e0b9a0f82fc5563b0a14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044014783922176