A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forster, Cristiano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15286
Resumo: Resumo: O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de aprendizagem Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola Para a realização do estudo, acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma disciplina de um curso de pós-graduação O embasamento teórico utilizado nessa investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida prova
id UEL_38e495fdc198b150e682d1a83ce2662e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15286
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagemMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisMathematicsMathematics educationStudentsLearning strategiesTests and measurements in educationStudy and teachingResumo: O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de aprendizagem Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola Para a realização do estudo, acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma disciplina de um curso de pós-graduação O embasamento teórico utilizado nessa investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida provaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The general aim of this work is to present a study about the use of a prova-escrita-com-cola as a resource for learning in assessment as a learning opportunity Through a qualitative research, laden with subjectivity and which involves an interaction between the researcher and the studied situation, we sought to show different ways that the students that participated of the study dealt with a prova-escrita-com-cola To do this study, we followed up the application and correction of a prova-escrita-com-cola in a post graduation course The theoretical framework used in this research was based on didactical assessment, defended by RME authors, and on the GEPEMA comprehension, which adopt the assessment as a research practical and learning opportunity The use of prova-escrita-com-cola brings the features of both a didactical assessment as an assessment that provides an opportunity to learn, because that puts priority on the process rather than the product It can be said that the use of prova-escrita-com-cola provides an opportunity in at least two stages: when student prepares its cola and when builds and validates the template of that refered testBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Taurino, Maria do SocorroMendes, Marcele TavaresBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Forster, Cristiano2024-05-01T14:46:53Z2024-05-01T14:46:53Z2016.0029.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15286porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
title A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
spellingShingle A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
Forster, Cristiano
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Mathematics
Mathematics education
Students
Learning strategies
Tests and measurements in education
Study and teaching
title_short A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
title_full A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
title_fullStr A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
title_sort A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
author Forster, Cristiano
author_facet Forster, Cristiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Taurino, Maria do Socorro
Mendes, Marcele Tavares
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Forster, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Mathematics
Mathematics education
Students
Learning strategies
Tests and measurements in education
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Mathematics
Mathematics education
Students
Learning strategies
Tests and measurements in education
Study and teaching
description Resumo: O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de aprendizagem Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola Para a realização do estudo, acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma disciplina de um curso de pós-graduação O embasamento teórico utilizado nessa investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida prova
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:46:53Z
2024-05-01T14:46:53Z
29.02.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15286
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823304568012800