Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Anie Caroline Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670
Resumo: Resumo: Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/212-4 A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem
id UEL_fcb8e6a191a7726d20f3705830331079
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14670
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientaçãoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisStudy and teachingMathematics educationTests and measurements in educationLanguage and educationStudents - MathematicsResumo: Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/212-4 A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagemDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: To know how teachers who teach mathematics in Basic Education dealt with a Stage Test, it sought to describe and analyze the participant's written production during the development of a Workshop of Written Production Analysis in Mathematics Tasks, part of Universal Project 483266 / 212-4 This study of qualitative nature was guided by the didactical assessment, defended by RME authors, and also by assessment as a research practical and learning opportunity adopted by GEPEMA Teachers, rather than just solve a test, were encouraged to use their own production as a mot to play a formative action under the perspective of the Guidance Principle from RME Thus they had the opportunity to take other points of view, since different strategies, sometimes reflecting different levels, could be brought and used productively in the learning processBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Teixeira, Leny Rodrigues MartinsFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Paixão, Anie Caroline Gonçalves2024-05-01T14:34:37Z2024-05-01T14:34:37Z2016.0029.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
title Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
spellingShingle Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
Paixão, Anie Caroline Gonçalves
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Study and teaching
Mathematics education
Tests and measurements in education
Language and education
Students - Mathematics
title_short Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
title_full Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
title_fullStr Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
title_full_unstemmed Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
title_sort Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
author Paixão, Anie Caroline Gonçalves
author_facet Paixão, Anie Caroline Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Teixeira, Leny Rodrigues Martins
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Anie Caroline Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Study and teaching
Mathematics education
Tests and measurements in education
Language and education
Students - Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Estudantes
Testes e medidas educacionais
Study and teaching
Mathematics education
Tests and measurements in education
Language and education
Students - Mathematics
description Resumo: Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/212-4 A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:34:37Z
2024-05-01T14:34:37Z
29.02.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291588739072