Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670 |
Resumo: | Resumo: Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/212-4 A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem |
id |
UEL_fcb8e6a191a7726d20f3705830331079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14670 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientaçãoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisStudy and teachingMathematics educationTests and measurements in educationLanguage and educationStudents - MathematicsResumo: Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/212-4 A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagemDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: To know how teachers who teach mathematics in Basic Education dealt with a Stage Test, it sought to describe and analyze the participant's written production during the development of a Workshop of Written Production Analysis in Mathematics Tasks, part of Universal Project 483266 / 212-4 This study of qualitative nature was guided by the didactical assessment, defended by RME authors, and also by assessment as a research practical and learning opportunity adopted by GEPEMA Teachers, rather than just solve a test, were encouraged to use their own production as a mot to play a formative action under the perspective of the Guidance Principle from RME Thus they had the opportunity to take other points of view, since different strategies, sometimes reflecting different levels, could be brought and used productively in the learning processBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Teixeira, Leny Rodrigues MartinsFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Paixão, Anie Caroline Gonçalves2024-05-01T14:34:37Z2024-05-01T14:34:37Z2016.0029.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
title |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
spellingShingle |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação Paixão, Anie Caroline Gonçalves Matemática Estudo e ensino Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Study and teaching Mathematics education Tests and measurements in education Language and education Students - Mathematics |
title_short |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
title_full |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
title_fullStr |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
title_full_unstemmed |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
title_sort |
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação |
author |
Paixão, Anie Caroline Gonçalves |
author_facet |
Paixão, Anie Caroline Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Teixeira, Leny Rodrigues Martins Ferreira, Pamela Emanueli Alves Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Anie Caroline Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Study and teaching Mathematics education Tests and measurements in education Language and education Students - Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Study and teaching Mathematics education Tests and measurements in education Language and education Students - Mathematics |
description |
Resumo: Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/212-4 A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016.00 2024-05-01T14:34:37Z 2024-05-01T14:34:37Z 29.02.2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823291588739072 |