Utilização da prova em fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13962 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma Prova em Fases (1 fases), realizada com 48 alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral em um curso de engenharia de uma universidade pública Nessa pesquisa visou-se investigar a utilização da Prova em Fases como um recurso para regulação da aprendizagem, em especial, regulação de conhecimentos básicos para a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Para tanto, pautou-se pela abordagem de ensino da Educação Matemática Realística e em autores que tratam da avaliação como elemento constituinte e permanente da prática pedagógica No trabalho, a regulação esteve associada a ações realizadas pelo aluno sobre o seu processo de aprendizagem, com a intenção de fazê-lo progredir e/ou redirecioná-lo a partir das intervenções escritas do professor Por conseguinte, os alunos desempenharam o papel de protagonistas da aprendizagem, e o professor, o de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e considerações a respeito das produções escritas apresentadas em cada fase A Prova em Fases revelou-se um recurso profícuo para o ensino, a aprendizagem e a avaliação, permitindo ao professor recolher informações e guiar o aluno em cada momento do processo A reflexão do aluno sobre suas produções e o lidar com as intervenções do professor, mostraram que é preciso haver “boas” intervenções escritas para que aconteça uma regulação da aprendizagem satisfatória As intervenções oportunizaram que alunos apresentassem seu poder matemático, bem como possibilitaram à professora/pesquisadora a realização de uma reinvenção-guiada, com a qual o aluno pôde iniciar um processo de matematização seguindo seu próprio percurso de aprendizagem A construção do trabalho gerou indícios de que, por meio da análise da produção escrita em uma Prova em Fases, sustentada teoricamente pela RME, pode-se criar um contexto que favorece a regulação da aprendizagem, em especial da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral |
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Utilização da prova em fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculoMatemáticaEstudo e ensinoCálculoAprendizagemAvaliaçãoMathematicsCalculusLearning evaluationMathematics educationStudents - Tests and measurements in educationStudy and teachingResumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma Prova em Fases (1 fases), realizada com 48 alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral em um curso de engenharia de uma universidade pública Nessa pesquisa visou-se investigar a utilização da Prova em Fases como um recurso para regulação da aprendizagem, em especial, regulação de conhecimentos básicos para a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Para tanto, pautou-se pela abordagem de ensino da Educação Matemática Realística e em autores que tratam da avaliação como elemento constituinte e permanente da prática pedagógica No trabalho, a regulação esteve associada a ações realizadas pelo aluno sobre o seu processo de aprendizagem, com a intenção de fazê-lo progredir e/ou redirecioná-lo a partir das intervenções escritas do professor Por conseguinte, os alunos desempenharam o papel de protagonistas da aprendizagem, e o professor, o de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e considerações a respeito das produções escritas apresentadas em cada fase A Prova em Fases revelou-se um recurso profícuo para o ensino, a aprendizagem e a avaliação, permitindo ao professor recolher informações e guiar o aluno em cada momento do processo A reflexão do aluno sobre suas produções e o lidar com as intervenções do professor, mostraram que é preciso haver “boas” intervenções escritas para que aconteça uma regulação da aprendizagem satisfatória As intervenções oportunizaram que alunos apresentassem seu poder matemático, bem como possibilitaram à professora/pesquisadora a realização de uma reinvenção-guiada, com a qual o aluno pôde iniciar um processo de matematização seguindo seu próprio percurso de aprendizagem A construção do trabalho gerou indícios de que, por meio da análise da produção escrita em uma Prova em Fases, sustentada teoricamente pela RME, pode-se criar um contexto que favorece a regulação da aprendizagem, em especial da aprendizagem de Cálculo Diferencial e IntegralTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper describes and analyzes a research of a Stage test (1 stages), using 48 students enrolled in the Differential and Integral Calculus course in an engineering school at a public university This research aimed to investigate the use of Stage test as a resource for regulation of learning, in particular, regulation of basic knowledge of Differential and Integral Calculus learning To do so, it was guided by the teaching approach of Realistic Mathematics Education and by the authors who considers assessment as a constituent and permanent element of teaching practice In this work, the regulation was related with actions performed by the student on their learning process, with the intention of making them progress and/or redirect them from the writings interventions of teacher Therefore, students played the main role in learning, and the teacher, the guide, intervening during the process by asking questions and considerations regarding the written productions presented at each stage The Stage test showed to be a useful resource for teaching, learning and assessment, allowing the teacher to gather information and guide the student in each stage in the proceedings The student reflection on their own productions and dealing with the teacher's interventions, showed that there must be "good" writtens intervention in order to occurs a satisfactory regulation of learning Interventions gave to the students opportunities to show their mathematical power and also allowed the teacher/researcher to make a guided reinvention, in which students could initiate a process of mathematization following their own path of learning The work construction has generated evidence that, through the analysis of written production in a Stage test, theoretically supported by RME, you can create a context that favors the regulation of learning, especially in the learning of Differential and Integral CalculusBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Ciani, Andréia BüttnerSavioli, Ângela Marta Pereira das DoresVianna, Carlos RobertoCury, Helena NoronhaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Mendes, Marcele Tavares2024-05-01T14:21:50Z2024-05-01T14:21:50Z2014.0018.08.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13962porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - 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