Efeito de uma intervenção baseada no modelo transteórico para a mudança de comportamento relacionada a prática de atividade fisica em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massucato, Ricardo Busquim
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16746
Resumo: Resumo: Estudos de intervenção que estimulem a prática de atividade física (AF) em crianças e adolescentes por meio da mudança de comportamento para AF são extremamente relevantes, pois o aumento da AF é uma medida tanto para a prevenção de doenças como para a promoção da saúde Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção embasada no Modelo Transteórico (MT) levando em conta a mudança de comportamento para a prática de AF de jovens escolares A amostra foi composta por 534 jovens, divididos em grupo intervenção (n=188) e grupo controle (n=346), com idade entre 1 a 13 anos, matriculados no ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Cornélio Procópio - Paraná Para as coletas de dados foram utilizados instrumentos que fazem parte do MT: os estágios de mudança de comportamento (EMC) e os marcadores de mudança (autoeficácia e balanço decisional), além do questionário para avaliar a prática de AF (Baecke) O estudo foi dividido em três fases, sendo qu na primeira ocorreu a aplicação do TCLE e coleta de dados (M1); a segunda foi composta pela aplicação da intervenção (somente para o GI) e na última fase foi realizada a segunda coleta de dados (M2) do estudo A intervenção foi composta por 12 sessões, com duração de aproximadamente 3 minutos cada, por meio de aulas teóricas, com incentivos a prática de AF, enfocando no MT para AF Para a análise de dados foi utilizado teste de concordância Kappa de Fleiss, visando avaliar as mudanças entre os estágios, Qui-Quadrado para as frequências relativas dos EMC, ANOVA de dois (tempo x grupo) e ANOVA de três (tempo x grupo x sexo) fatores, bem como teste post-hoc de Bonferroni para comparações múltiplas, (p<,5) O efeito da intervenção foi positivo para o EMC e, de modo geral, houve aumento na progressão para os estágios mais ativos (Ação e Manutenção); em relação ao sexo, ambos apresentaram melhoras porém, os meninos demonstram maior propensão para estágios mais ativos Para os marcadores de mudança, tanto a autoeficácia (p<,1) como o balanço decisional (p<,1) apresentaram resultados significativos, entretanto, somente o sexo masculino apresentou melhoras significativas para ambos instrumentos (autoeficácia – p<, e balanço decisional – p<,) Para a prática habitual de AF também houve efeito significativo, tanto de maneira geral como entre os sexos (masculino – p=,1 e feminino – p=,31) Contudo, quanto às sessões do Baecke (AFO, AFE e AFL) o sexo masculino apresentou significância para duas sessões (AFO – p=,36, AFL – p=,4), enquanto o sexo feminino em uma sessão (AFL – p=,35) É possível concluir que a intervenção embasada no MT para AF por meio de uma metodologia com estratégias teóricas sobre AF e saúde é efetiva na melhoria da mudança de comportamento, autoeficácia, balanço decisional e níveis de AF em jovens
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a segunda foi composta pela aplicação da intervenção (somente para o GI) e na última fase foi realizada a segunda coleta de dados (M2) do estudo A intervenção foi composta por 12 sessões, com duração de aproximadamente 3 minutos cada, por meio de aulas teóricas, com incentivos a prática de AF, enfocando no MT para AF Para a análise de dados foi utilizado teste de concordância Kappa de Fleiss, visando avaliar as mudanças entre os estágios, Qui-Quadrado para as frequências relativas dos EMC, ANOVA de dois (tempo x grupo) e ANOVA de três (tempo x grupo x sexo) fatores, bem como teste post-hoc de Bonferroni para comparações múltiplas, (p<,5) O efeito da intervenção foi positivo para o EMC e, de modo geral, houve aumento na progressão para os estágios mais ativos (Ação e Manutenção); em relação ao sexo, ambos apresentaram melhoras porém, os meninos demonstram maior propensão para estágios mais ativos Para os marcadores de mudança, tanto a autoeficácia (p<,1) como o balanço decisional (p<,1) apresentaram resultados significativos, entretanto, somente o sexo masculino apresentou melhoras significativas para ambos instrumentos (autoeficácia – p<, e balanço decisional – p<,) Para a prática habitual de AF também houve efeito significativo, tanto de maneira geral como entre os sexos (masculino – p=,1 e feminino – p=,31) Contudo, quanto às sessões do Baecke (AFO, AFE e AFL) o sexo masculino apresentou significância para duas sessões (AFO – p=,36, AFL – p=,4), enquanto o sexo feminino em uma sessão (AFL – p=,35) É possível concluir que a intervenção embasada no MT para AF por meio de uma metodologia com estratégias teóricas sobre AF e saúde é efetiva na melhoria da mudança de comportamento, autoeficácia, balanço decisional e níveis de AF em jovensDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Intervention studies that stimulate physical activity (PA) in children and adolescents through behavioral change for PA are relevant, since increased PA is a measure of both disease prevention and health promotion Therefore, the aim of the present study was to evaluate the effectiveness of an intervention based on the Transtheoretical Model (TTM) in changing behavior for PA practice in young students The sample consisted of 534 youngsters people divided into intervention group (n = 188) and control group (n = 346) aged 1 to 13 years enrolled in elementary school of the public school system of the city of Cornélio Procópio - Paraná For data collection we used instruments that are part of MT such as: stages of change (SOC) and markers of change (self-efficacy and decisional balance), as well as a questionnaire to assess PA practice (Baecke) The study was divided into three phases, namely: the first phase, the application of TCLE and data collection (M1); The second phase was composed by the intervention application (only for GI) and the third and last phase was the second data collection (M2) of the study The intervention consisted of 12 sessions lasting approximately 3 minutes each, through theoretical classes, with incentives to practice PA, based on TTM for PA For data analysis, we used the Fleiss Kappa agreement test to assess changes between stages, Chi-square for relative frequencies of SOC, two-time (group x time) and three (time-group x sex) ANOVA factors Bonferroni post-hoc test for multiple comparisons, (p <5) The effect of the intervention was positive for the SOC, in general, there was an increase in progression to the most active stages (Action and Maintenance); Regarding gender, both showed improvement, but boys show a higher propensity for more active stages For the markers of change, both self-efficacy (p<1) and decisional balance (p<1) showed significant results; however, only males showed significant improvements for both instruments (self-efficacy - p< and decisional balance) - p<) For the usual practice of PA there was also a significant effect, both in general and between the sexes (male - p=1 and female - p=31) However, as for Baecke sessions (AFO, AFE and AFL), males presented significance for two sessions (AFO - p=36, AFL - p=4) while female for one session (AFL - p=35) We conclude that intervention based on MT for PA through a methodology with theoretical strategies on PA and health is effective in improving behavior change, self-efficacy, decision balance and PA levels in young peopleSerassuelo Junior, Hélio [Orientador]Romanzini, MarceloPires Junior, RaymundoMassucato, Ricardo Busquim2024-05-01T15:14:21Z2024-05-01T15:14:21Z2019.0011.07.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16746porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16746Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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