Auto-eficacia de docentes de Educação Fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iaochite, Roberto Tadeu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605466
Resumo: Orientador: Roberta Gurgel Azzi
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spelling Auto-eficacia de docentes de Educação FisicaPhysical Education teachers' self-efficacyAutoeficáciaProfessoresEducação físicaSelf-efficacyTeachersPhysical educationOrientador: Roberta Gurgel AzziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Os estudos sobre as crenças de auto-eficácia fundamentados no referencial da teoria social cognitiva têm revelado contribuições significativas para as áreas da educação, psicologia, medicina, educação física, administração, dentre outras. No cenário educacional, esses estudos têm focalizado sobre as crenças de auto-eficácia dos docentes em diferentes contextos, disciplinas e níveis de ensino. Auto-eficácia docente diz respeito a um julgamento que o professor faz acerca das próprias capacidades para atingir, no domínio do ensino, determinados resultados de aprendizagem e engajamento dos alunos. Este julgamento se constitui pela interpretação cognitiva das informações advindas de quatro fontes: experiências diretas, experiências vicárias, persuasão social e estados fisiológicos e afetivos. A presente investigação situa-se no campo da docência em Educação Física escolar, majoritariamente no ensino fundamental, e teve como objetivos: a) conhecer algumas características relacionadas com o contexto e com a atividade docente; b) identificar e analisar o nível de autoeficácia docente e as fontes de constituição dessa crença; c) correlacionar a autoeficácia docente e as fontes de constituição com algumas variáveis de contexto e da atividade docente. Participaram do estudo 263 docentes com tempo médio de experiência no ensino de 10,6 anos, 84% deles vinculados à instituições públicas de ensino e com carga horária média de 32 aulas por semana. Os dados foram coletados de forma coletiva, em uma única etapa, a partir da aplicação de duas escalas com formato de resposta do tipo Likert de seis pontos e de um questionário de caracterização do participante, da atividade docente e do contexto. Os resultados apontaram que os docentes apresentaram elevada crença de auto-eficácia (m=4,74) para o ensino. As experiências diretas (m=4,85) e a persuasão social (m=4,71) se mostraram como fontes de maior impacto na constituição desta crença. Dentre as variáveis investigadas, a satisfação como docente (r=0,402; p<0,01), a preparação profissional (r=0,367; p<0,01), a infra-estrutura (r=0,228; p<0,01), apoio do corpo administrativo (r=0,257; p<0,01), liberdade para expressar idéias (r=0,130; p<0,05) e apoio dos pares (r=0,151; p<0,05) estiveram positivamente associadas à auto-eficácia. Com relação às fontes, a satisfação como docente esteve positivamente correlacionada com as experiências diretas (r=0,301; p<0,01) e persuasão social (r=0,161; p<0,01). Resultados da regressão múltipla mostraram que 23,5% da variância da escala de auto-eficácia docente pôde ser explicada pela satisfação como docente, preparação para a docência e infra-estrutura destinada à atividade docente. Já, 96% da variância da escala de fontes de auto-eficácia explicaram a inclusão das quatro fontes. A satisfação como docente explicou apenas 4,4% da variância da total da escala de fontes de auto-eficácia docente. Esses resultados são encorajadores à medida que o referencial teórico adotado é recente e pouco explorado na literatura nacional na área da Educação Física. Além disso, fornecem direções importantes para a reflexão sobre os processos de formação e atuação dos docentes de Educação Física no sentido de se buscar compreender a dinâmica e complexa relação entre a crença de auto-eficácia, as fontes de constituição e o contexto em que a prática pedagógica é desenvolvidaAbstract : Studies on self-efficacy beliefs grounded on the Social Cognitive Theory have revealed significant contributions for the areas of education, psychology, medicine, physical education, business administration, among others. In the national educational literature, these studies have been focusing on the teacher self-efficacy beliefs within different contexts, subjects and teaching levels. Teacher self-efficacy is related to the judgment the teacher makes about his or her own capabilities to achieve, within the domain being taught, determined learning outcomes and students¿ engagement. This judgment is constituted by the cognitive interpretation of information derived from four sources: mastery experiences, vicarious experiences, social persuasion and physiological and affective states. The present investigation is situated in the area of teaching in scholar Physical Education context, especially in Junior High School, and had as its mean objectives: a) to know some characteristics related to the context and teaching activity; b) to identify and analyze the level of self-efficacy for teaching and the sources of this belief; c) correlate self-efficacy for teaching and the sources of origin with some variables of the context and the teaching activity. In this study, 263 teachers participated. They have average teaching experience of 10,6 years, 84% working in state-run schools with average working time of 32 hours/week. Data was collectively gathered, in one phase, with the application of two Likert-type scales of six points and a questionnaire of characterization of the participants, teaching activity and teaching context. Results showed that the teachers present high self-efficacy belief (m=4,74) for teaching. Mastery experiences (m=4,85) and social persuasion (m=4,71) were considered the sources with the highest impact to constitute this belief. Within the investigated variables, the satisfaction as a teacher (r=0,402; p<0,01), professional preservice (r=0,367; p<0,01), facilities (r=0,228; p<0,01), administration support (r=0,257; p<0,01), freedom for expressing ideas (r=0,130; p<0,05) and peer support (r=0,151; p<0,05) were positively associated to self-efficacy. As to the sources, satisfaction as a teacher was positively correlated to mastery experiences (r=0,301; p<0,01) and social persuasion (r=0,161; p<0,01). Results of multiple regression showed that 23,5% of the variance of the teaching self-efficacy scale could be explained for the satisfaction as a teacher, teaching pre-service and the facilities related to teaching activity. 96% of the variance of the self-efficacy sources scale explained the inclusion of the four sources. Satisfaction as a teacher explained only 4,4% of the total variance of the teaching selfefficacy sources scale. These results are encouraging once the theoretical reference is recent and not much explored in the national literature in the area of Physical Education, especially in school contexts. Besides, the results provide important directions for reflection about the processes of education and work of the Physical Education teachers, in the sense of trying to comprehend the dynamic and complex relation among self-efficacy beliefs, their sources of information, and the context where the pedagogical practice is developed.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Vol, Catia MaryPolydoro, Soely Aparecida JorgeWinterstein, Pedro JoséMachado, Afonso AntônioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIaochite, Roberto Tadeu20072007-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf157p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605466IAOCHITE, Roberto Tadeu. Auto-eficacia de docentes de Educação Fisica. 2007. 157p. 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