Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva |
id |
UEL_3adf4852182c7f716d55a81b92493229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12934 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemasLogaritmosMatemáticaSolução de problemasMatemáticaEstudo e ensinoStudy and teachingLogarithmsProblem solvingMathematics educationMathematicsResumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectivaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: In this paper we present a Hypothetical Learning Trajectory (HLT) for the teaching of logarithms, in Simon’s perspective (1995), through the methodology of Math TeachingLearning-Evaluation through Problem Solving proposed by Onuchic and Allevato (211) In order to support the paper theoretically, we link Onuchic’s and Allevato’s (211) perspective with the model for solving a problem proposed by Polya (1994) and the phases of a lesson presented by Van de Walle (29) With this paper we intend to answer the following research question: which are the possible contributions of a HLT for the teaching of logarithms and their operatory properties? In this sense, we establish as objectives to present a HLT in the perspective of Problem Solving and to analyze its possible contributions From the development of this HLT we perform interpretative analysis about their possible contributions to the teaching of logarithms As a result, we believe that the development and exploitation of this HLT through Problem Solving has the potential for the teaching of logarithms and their properties, and for teaching education, because it provides theoretical and practical support for the teacher to work with this content in this perspectiveFerreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]Baldini, Loreni Aparecida FerreiraTeixeira, Bruno RodrigoOliveira, Julio Cezar Rodrigues de2024-05-01T14:04:16Z2024-05-01T14:04:16Z2015.0027.11.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
title |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
spellingShingle |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de Logaritmos Matemática Solução de problemas Matemática Estudo e ensino Study and teaching Logarithms Problem solving Mathematics education Mathematics |
title_short |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
title_full |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
title_fullStr |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
title_sort |
Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas |
author |
Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador] Baldini, Loreni Aparecida Ferreira Teixeira, Bruno Rodrigo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logaritmos Matemática Solução de problemas Matemática Estudo e ensino Study and teaching Logarithms Problem solving Mathematics education Mathematics |
topic |
Logaritmos Matemática Solução de problemas Matemática Estudo e ensino Study and teaching Logarithms Problem solving Mathematics education Mathematics |
description |
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:04:16Z 2024-05-01T14:04:16Z 27.11.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823291653750784 |