Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934
Resumo: Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva
id UEL_3adf4852182c7f716d55a81b92493229
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12934
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemasLogaritmosMatemáticaSolução de problemasMatemáticaEstudo e ensinoStudy and teachingLogarithmsProblem solvingMathematics educationMathematicsResumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectivaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: In this paper we present a Hypothetical Learning Trajectory (HLT) for the teaching of logarithms, in Simon’s perspective (1995), through the methodology of Math TeachingLearning-Evaluation through Problem Solving proposed by Onuchic and Allevato (211) In order to support the paper theoretically, we link Onuchic’s and Allevato’s (211) perspective with the model for solving a problem proposed by Polya (1994) and the phases of a lesson presented by Van de Walle (29) With this paper we intend to answer the following research question: which are the possible contributions of a HLT for the teaching of logarithms and their operatory properties? In this sense, we establish as objectives to present a HLT in the perspective of Problem Solving and to analyze its possible contributions From the development of this HLT we perform interpretative analysis about their possible contributions to the teaching of logarithms As a result, we believe that the development and exploitation of this HLT through Problem Solving has the potential for the teaching of logarithms and their properties, and for teaching education, because it provides theoretical and practical support for the teacher to work with this content in this perspectiveFerreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]Baldini, Loreni Aparecida FerreiraTeixeira, Bruno RodrigoOliveira, Julio Cezar Rodrigues de2024-05-01T14:04:16Z2024-05-01T14:04:16Z2015.0027.11.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
title Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
spellingShingle Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
Logaritmos
Matemática
Solução de problemas
Matemática
Estudo e ensino
Study and teaching
Logarithms
Problem solving
Mathematics education
Mathematics
title_short Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
title_full Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
title_fullStr Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
title_full_unstemmed Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
title_sort Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas
author Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
author_facet Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]
Baldini, Loreni Aparecida Ferreira
Teixeira, Bruno Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Logaritmos
Matemática
Solução de problemas
Matemática
Estudo e ensino
Study and teaching
Logarithms
Problem solving
Mathematics education
Mathematics
topic Logaritmos
Matemática
Solução de problemas
Matemática
Estudo e ensino
Study and teaching
Logarithms
Problem solving
Mathematics education
Mathematics
description Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:04:16Z
2024-05-01T14:04:16Z
27.11.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291653750784