O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renato Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Campelo, Caleb da Silva Araujo, Proença, Marcelo Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos.
id UTFPR-13_02c9c4422a12bca7f86e83439b261f22
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17577
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médioTeaching logarithms via problem solving in high schoolEnsino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática.Estratégias; Logaritmos; Educação MatemáticaStrategies; Logarithms; Mathematics EducationO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos.This article presents the results of a qualitative research, which aims to analyze students' understanding of logarithms in the Teaching-Learning approach of Mathematics via Problem Solving (TLMvPS). The research was carried out in three meetings, lasting four hours/classes, with the participation of 29 students from a second-year high school class at a Federal Institute of Education in the northern region of Paraná. For data collection, the researchers used records of groups of students about a math situation, an individual questionnaire and the researcher's field diary. The data obtained were analyzed according to Content Analysis. The results show that the students mobilized exponential equations and proposed a strategy for solving the problem. It was found that most students understood the relationship between the central point of the strategies and the logarithm concept. We conclude that the TLMvPS, which we followed to introduce logarithms, had the potential to encourage the use of prior knowledge of exponential equations. It could also mobilize the strategies and weave the articulation of the Mathematics situation with the content. However, continuity of teaching is necessary to broaden logarithm understanding.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Renato Rodrigues dosCampelo, Caleb da Silva AraujoProença, Marcelo Carlos de2023-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1757710.3895/actio.v8n3.17577ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577/9932https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3307https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3308Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T15:41:15Zoai:periodicos.utfpr:article/17577Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-12-30T15:41:15Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
Teaching logarithms via problem solving in high school
title O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
spellingShingle O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
Santos, Renato Rodrigues dos
Ensino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática.
Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática
Strategies; Logarithms; Mathematics Education
title_short O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
title_full O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
title_fullStr O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
title_sort O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
author Santos, Renato Rodrigues dos
author_facet Santos, Renato Rodrigues dos
Campelo, Caleb da Silva Araujo
Proença, Marcelo Carlos de
author_role author
author2 Campelo, Caleb da Silva Araujo
Proença, Marcelo Carlos de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renato Rodrigues dos
Campelo, Caleb da Silva Araujo
Proença, Marcelo Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática.
Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática
Strategies; Logarithms; Mathematics Education
topic Ensino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática.
Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática
Strategies; Logarithms; Mathematics Education
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577
10.3895/actio.v8n3.17577
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n3.17577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577/9932
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3307
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3308
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v8n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983091744768