O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos. |
id |
UTFPR-13_02c9c4422a12bca7f86e83439b261f22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17577 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médioTeaching logarithms via problem solving in high schoolEnsino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática.Estratégias; Logaritmos; Educação MatemáticaStrategies; Logarithms; Mathematics EducationO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos.This article presents the results of a qualitative research, which aims to analyze students' understanding of logarithms in the Teaching-Learning approach of Mathematics via Problem Solving (TLMvPS). The research was carried out in three meetings, lasting four hours/classes, with the participation of 29 students from a second-year high school class at a Federal Institute of Education in the northern region of Paraná. For data collection, the researchers used records of groups of students about a math situation, an individual questionnaire and the researcher's field diary. The data obtained were analyzed according to Content Analysis. The results show that the students mobilized exponential equations and proposed a strategy for solving the problem. It was found that most students understood the relationship between the central point of the strategies and the logarithm concept. We conclude that the TLMvPS, which we followed to introduce logarithms, had the potential to encourage the use of prior knowledge of exponential equations. It could also mobilize the strategies and weave the articulation of the Mathematics situation with the content. However, continuity of teaching is necessary to broaden logarithm understanding.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Renato Rodrigues dosCampelo, Caleb da Silva AraujoProença, Marcelo Carlos de2023-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1757710.3895/actio.v8n3.17577ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577/9932https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3307https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3308Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T15:41:15Zoai:periodicos.utfpr:article/17577Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-12-30T15:41:15Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio Teaching logarithms via problem solving in high school |
title |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio |
spellingShingle |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio Santos, Renato Rodrigues dos Ensino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática. Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática Strategies; Logarithms; Mathematics Education |
title_short |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio |
title_full |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio |
title_fullStr |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio |
title_sort |
O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio |
author |
Santos, Renato Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Renato Rodrigues dos Campelo, Caleb da Silva Araujo Proença, Marcelo Carlos de |
author_role |
author |
author2 |
Campelo, Caleb da Silva Araujo Proença, Marcelo Carlos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renato Rodrigues dos Campelo, Caleb da Silva Araujo Proença, Marcelo Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática. Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática Strategies; Logarithms; Mathematics Education |
topic |
Ensino; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática. Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática Strategies; Logarithms; Mathematics Education |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577 10.3895/actio.v8n3.17577 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n3.17577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17577/9932 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3307 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17577/3308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v8n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983091744768 |