Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andressa Cordeiro de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16460
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem Matemática tendo como base artigos publicados no periódico Bolema da área de Educação Matemática no período de 213 a 217 A problemática que orientou esta pesquisa foi : que aspectos apresentados pelos autores/pesquisadores de artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 caracterizam a aprendizagem Matemática? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio de fragmentos retirados dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217, que apresentaram a expressão “aprend” ou “learn” em seu corpo textual De um total de 31 artigos que estão disponíveis no acervo do periódico nesses cinco anos, foram selecionados 291 artigos que contiveram as expressões “aprend” ou “learn”, dos quais 7 artigos apresentaram pelo menos duas das características de aprendizagem que emergiram dos dados, cujo estes compõem o nosso corpus Quanto aos resultados, os primeiros movimentos com o corpus evidenciaram quatro características de aprendizagem Matemática: “quem aprende”; “o que aprende”; “em que contexto aprende” e “como aprende” O segundo movimento que emergiu da primeira análise, revelaram o entrelace da aprendizagem com o ensino Os resultados indicaram que os autores / pesquisadores dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 publicaram sobre a aprendizagem Matemática enfatizando os sujeitos da aprendizagem, por exemplo: os alunos do Ensino Fundamental, os licenciandos em Matemática e os professores que ensinam Matemática Tais sujeitos aprendem sobre conceito matemático, conteúdo matemático e prática docente Pode-se observar tal fato em contextos como as abordagens / tendências da Educação Matemática, em comunidades práticas, no estágio supervisionado e com produto educacional por meio da Resolução de Problemas, da Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Quem se destaca para ensinar esses sujeitos é o pesquisador e o professor pesquisador
id UEL_3d0e47f85bf720a9871e471e6df954d3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16460
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017Educação matemáticaAprendizagemMatemáticaMathematics educationLearningMathematics - Study and teachingResumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem Matemática tendo como base artigos publicados no periódico Bolema da área de Educação Matemática no período de 213 a 217 A problemática que orientou esta pesquisa foi : que aspectos apresentados pelos autores/pesquisadores de artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 caracterizam a aprendizagem Matemática? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio de fragmentos retirados dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217, que apresentaram a expressão “aprend” ou “learn” em seu corpo textual De um total de 31 artigos que estão disponíveis no acervo do periódico nesses cinco anos, foram selecionados 291 artigos que contiveram as expressões “aprend” ou “learn”, dos quais 7 artigos apresentaram pelo menos duas das características de aprendizagem que emergiram dos dados, cujo estes compõem o nosso corpus Quanto aos resultados, os primeiros movimentos com o corpus evidenciaram quatro características de aprendizagem Matemática: “quem aprende”; “o que aprende”; “em que contexto aprende” e “como aprende” O segundo movimento que emergiu da primeira análise, revelaram o entrelace da aprendizagem com o ensino Os resultados indicaram que os autores / pesquisadores dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 publicaram sobre a aprendizagem Matemática enfatizando os sujeitos da aprendizagem, por exemplo: os alunos do Ensino Fundamental, os licenciandos em Matemática e os professores que ensinam Matemática Tais sujeitos aprendem sobre conceito matemático, conteúdo matemático e prática docente Pode-se observar tal fato em contextos como as abordagens / tendências da Educação Matemática, em comunidades práticas, no estágio supervisionado e com produto educacional por meio da Resolução de Problemas, da Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Quem se destaca para ensinar esses sujeitos é o pesquisador e o professor pesquisadorDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation presents a study about mathematical learning based on articles published in the periodical Bolema of the area of Mathematics Education from 213 to 217 The problem that guided this research was: what aspects presented by the authors / researchers of articles published in the journal Bolema in the years 213 to 217 characterize mathematics learning? The methodological procedures were based on Content Analysis, from which a qualitative interpretation was developed The data were obtained through fragments taken from the articles published in the periodical Bolema in the years of 213 to 217, which presented the expression "aprend" or "learn" in their textual body From a total of 31 articles that were available in the journal's collection in those five years, 291 articles were selected that contained the terms "aprend" or "learn", of which 7 articles presented at least two of the learning characteristics that emerged from the data, whose members make up our corpusAs for the results, the first movements with the corpus evidenced four characteristics of learning Mathematics: "who learns"; "What he learns"; "In what context he learns" and "how he learns" The second movement that emerged from the first analysis, revealed the interweaving of learning and teaching The results indicated that the authors / researchers of the articles published in the periodical Bolema in the years of 213 to 217 published on Mathematics learning emphasizing the subjects of learning, for example: elementary school students, Mathematics graduates and teachers who teach Mathematics Such subjects learn about mathematical concept, mathematical content and teaching practice One can observe this fact in contexts such as Mathematics Education approaches / trends, in practical communities, in the supervised stage and with educational product through Problem Solving, Mathematical Research and Information and Communication Technologies (ICT) Who stands out to teach these subjects is the researcher and the teacher researcherPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Passos, Ângela MeneghelloCarvalho, Diego FogaçaOliveira, Andressa Cordeiro de2024-05-01T15:08:41Z2024-05-01T15:08:41Z2019.0026.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16460porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
title Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
spellingShingle Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
Oliveira, Andressa Cordeiro de
Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Mathematics education
Learning
Mathematics - Study and teaching
title_short Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
title_full Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
title_fullStr Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
title_full_unstemmed Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
title_sort Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
author Oliveira, Andressa Cordeiro de
author_facet Oliveira, Andressa Cordeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Passos, Ângela Meneghello
Carvalho, Diego Fogaça
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andressa Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Mathematics education
Learning
Mathematics - Study and teaching
topic Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Mathematics education
Learning
Mathematics - Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem Matemática tendo como base artigos publicados no periódico Bolema da área de Educação Matemática no período de 213 a 217 A problemática que orientou esta pesquisa foi : que aspectos apresentados pelos autores/pesquisadores de artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 caracterizam a aprendizagem Matemática? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio de fragmentos retirados dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217, que apresentaram a expressão “aprend” ou “learn” em seu corpo textual De um total de 31 artigos que estão disponíveis no acervo do periódico nesses cinco anos, foram selecionados 291 artigos que contiveram as expressões “aprend” ou “learn”, dos quais 7 artigos apresentaram pelo menos duas das características de aprendizagem que emergiram dos dados, cujo estes compõem o nosso corpus Quanto aos resultados, os primeiros movimentos com o corpus evidenciaram quatro características de aprendizagem Matemática: “quem aprende”; “o que aprende”; “em que contexto aprende” e “como aprende” O segundo movimento que emergiu da primeira análise, revelaram o entrelace da aprendizagem com o ensino Os resultados indicaram que os autores / pesquisadores dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 publicaram sobre a aprendizagem Matemática enfatizando os sujeitos da aprendizagem, por exemplo: os alunos do Ensino Fundamental, os licenciandos em Matemática e os professores que ensinam Matemática Tais sujeitos aprendem sobre conceito matemático, conteúdo matemático e prática docente Pode-se observar tal fato em contextos como as abordagens / tendências da Educação Matemática, em comunidades práticas, no estágio supervisionado e com produto educacional por meio da Resolução de Problemas, da Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Quem se destaca para ensinar esses sujeitos é o pesquisador e o professor pesquisador
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2024-05-01T15:08:41Z
2024-05-01T15:08:41Z
26.02.2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16460
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823239849902080