Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) foi elaborada e aplicada na perspectiva da Educação Matemática Realística (EMR) a respeito dos Números Inteiros Seu desenvolvimento está dividido em duas etapas: a primeira foi a elaboração da trajetória, na qual busca-se prever as possibilidades de compreensão, dúvidas e estratégias de resolução das tarefas pensadas pelos alunos e a segunda etapa constitui o relato dessa trajetória aplicada em uma sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma análise interpretativa dos desdobramentos das aulas à luz dos princípios da EMR e algumas relações com o desenvolvimento histórico As tarefas foram direcionadas como uma forma de proporcionar um ambiente em que os alunos pudessem ser ativos no processo de aprendizagem e, dessa maneira, realizar uma reinvenção guiada do conceito e de operações com números inteiros Durante a aplicação da TEA as estratégias de resolução e as discussões entre os alunos e entre professor e alunos, conduziram às conclusões das regras operatórias e do conceito de Números Inteiros A experiência de elaborar e aplicar uma TEA e, em seguida, refletir a respeito dos caminhos conduzidos revela grande potencial na formação do professor |
id |
UEL_66b1561d2aa46e2a71fe13dd0c5bae19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16933 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteirosEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationMathematicsLearningStudy and teachingResumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) foi elaborada e aplicada na perspectiva da Educação Matemática Realística (EMR) a respeito dos Números Inteiros Seu desenvolvimento está dividido em duas etapas: a primeira foi a elaboração da trajetória, na qual busca-se prever as possibilidades de compreensão, dúvidas e estratégias de resolução das tarefas pensadas pelos alunos e a segunda etapa constitui o relato dessa trajetória aplicada em uma sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma análise interpretativa dos desdobramentos das aulas à luz dos princípios da EMR e algumas relações com o desenvolvimento histórico As tarefas foram direcionadas como uma forma de proporcionar um ambiente em que os alunos pudessem ser ativos no processo de aprendizagem e, dessa maneira, realizar uma reinvenção guiada do conceito e de operações com números inteiros Durante a aplicação da TEA as estratégias de resolução e as discussões entre os alunos e entre professor e alunos, conduziram às conclusões das regras operatórias e do conceito de Números Inteiros A experiência de elaborar e aplicar uma TEA e, em seguida, refletir a respeito dos caminhos conduzidos revela grande potencial na formação do professorDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This paper presents a qualitative research in with a Learning-Teaching Trajectory (LTT) was elaborated and applied from the perspective of Realistic Mathematics Education (RME) regarding the Integers Numbers Its development is divided in two stages: the first one was the elaboration of the trajectory, in which it is tried to predict the possibilities of understanding, doubts and strategies of solving the tasks thought by the students and the second stage constitutes the report of this trajectory applied in a class of the 7th grade of Elementary School – Final Years and an interpretative analysis of the lessons unfolding in the light of the principles of the RME and some relations with the historical development Tasks were directed as a way to provide an environment in which students could be active in the learning process and thus perform a guided reinvention of the concept and operations with integers During the application of the LTT the strategies of resolution and the discussions between the students and, between teacher and students, led to the conclusions of the operative rules and the concept of Integers Numbers The experience of developing and applying a LTT and then reflecting on the paths taken shows great potential in teacher trainingPires, Magna Natalia Marin [Orientador]Pasquini, Regina Célia GuapoMendes, Marcele TavaresFerreira, Francelise Ide Alves2024-05-01T15:16:56Z2024-05-01T15:16:56Z2019.0007.03.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
title |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
spellingShingle |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros Ferreira, Francelise Ide Alves Educação matemática Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Mathematics Learning Study and teaching |
title_short |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
title_full |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
title_fullStr |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
title_full_unstemmed |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
title_sort |
Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros |
author |
Ferreira, Francelise Ide Alves |
author_facet |
Ferreira, Francelise Ide Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Magna Natalia Marin [Orientador] Pasquini, Regina Célia Guapo Mendes, Marcele Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Francelise Ide Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Mathematics Learning Study and teaching |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Mathematics Learning Study and teaching |
description |
Resumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) foi elaborada e aplicada na perspectiva da Educação Matemática Realística (EMR) a respeito dos Números Inteiros Seu desenvolvimento está dividido em duas etapas: a primeira foi a elaboração da trajetória, na qual busca-se prever as possibilidades de compreensão, dúvidas e estratégias de resolução das tarefas pensadas pelos alunos e a segunda etapa constitui o relato dessa trajetória aplicada em uma sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma análise interpretativa dos desdobramentos das aulas à luz dos princípios da EMR e algumas relações com o desenvolvimento histórico As tarefas foram direcionadas como uma forma de proporcionar um ambiente em que os alunos pudessem ser ativos no processo de aprendizagem e, dessa maneira, realizar uma reinvenção guiada do conceito e de operações com números inteiros Durante a aplicação da TEA as estratégias de resolução e as discussões entre os alunos e entre professor e alunos, conduziram às conclusões das regras operatórias e do conceito de Números Inteiros A experiência de elaborar e aplicar uma TEA e, em seguida, refletir a respeito dos caminhos conduzidos revela grande potencial na formação do professor |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
07.03.2019 2019.00 2024-05-01T15:16:56Z 2024-05-01T15:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823312640999424 |