A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rejan, Daniela Cristina Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16801
Resumo: Resumo: A educação não-formal é realizada fora do ambiente formal de educação, a escola, mas na qual também ocorrem ações educativas e promoção de aprendizagem Nestes ambientes, a figura do monitor, ou mediador, é fundamental para que a educação não-formal aconteça, pois ele é o responsável, sob supervisão, pela elaboração de toda a atividade, sendo um elo entre o conteúdo e o participante, participando da construção de conhecimento científico Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça e para que o mediador compreenda seu papel Baseada na perspectiva de aprendizagem mediada de Vygotsky, e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, esta pesquisa teve por objetivo desta pesquisa analisar aspectos relacionados ao trabalhos dos monitores mediadores, que atuam em uma atividade de educação não-formal, e como estes compreendem e realizam seu papel neste tipo de atividade Estes mediadores fazem parte do Projeto Novos Talentos, uma iniciativa dos Departamentos de Anatomia e Histologia da Universidade Estadual de Londrina A coleta de dados utilizou dois instrumentos, questionários eletrônicos, com todos os mediadores, e entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa Os resultados mostram que os mediadores ainda estão longe da ideia de mediação e do que seria seu papel, e também que atividades como as propostas pelo Projeto Novos Talentos necessitam de formação mais específica para suprir esta demanda Também apontam que os mediadores não são preparados para a extensão universitária, que é um dos pilares da Universidade
id UEL_3ed88a129bd303e33dac8e3be59906f7
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16801
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadoresEducação não-formalMediaçãoMediadoresNon-formal educationMediationMediators (Persons)Resumo: A educação não-formal é realizada fora do ambiente formal de educação, a escola, mas na qual também ocorrem ações educativas e promoção de aprendizagem Nestes ambientes, a figura do monitor, ou mediador, é fundamental para que a educação não-formal aconteça, pois ele é o responsável, sob supervisão, pela elaboração de toda a atividade, sendo um elo entre o conteúdo e o participante, participando da construção de conhecimento científico Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça e para que o mediador compreenda seu papel Baseada na perspectiva de aprendizagem mediada de Vygotsky, e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, esta pesquisa teve por objetivo desta pesquisa analisar aspectos relacionados ao trabalhos dos monitores mediadores, que atuam em uma atividade de educação não-formal, e como estes compreendem e realizam seu papel neste tipo de atividade Estes mediadores fazem parte do Projeto Novos Talentos, uma iniciativa dos Departamentos de Anatomia e Histologia da Universidade Estadual de Londrina A coleta de dados utilizou dois instrumentos, questionários eletrônicos, com todos os mediadores, e entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa Os resultados mostram que os mediadores ainda estão longe da ideia de mediação e do que seria seu papel, e também que atividades como as propostas pelo Projeto Novos Talentos necessitam de formação mais específica para suprir esta demanda Também apontam que os mediadores não são preparados para a extensão universitária, que é um dos pilares da UniversidadeDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Non-formal education is carried out outside the formal educational environment, the school, but in which there are also educational actions and promotion of learning In these environments, the figure of the monitor, or mediator, is fundamental for non-formal education to occur, since it is responsible, under supervision, for the elaboration of all activity, being a link between the content and the participant, participating in the construction of scientific knowledge However, it is known that in these activities there are obstacles for mediation to happen and for the mediator to understand their role Based on Vygotsky's mediated learning perspective and the Salomon and Perkins mediation proposal, this research aimed to analyze aspects related to the work of the mediator monitors, who work in a non-formal education activity, and how they understand and play their part in this type of activity These mediators are part of the Novos Talentos Project, an initiative of the Departments of Anatomy and Histology of the State University of Londrina The data collection used two instruments, electronic questionnaires, with all the mediators, and semi-structured interviews with a representative sample The results show that mediators are still far from the idea of mediation and what their role would be, and also that activities such as those proposed by the New Talent Project require more specific training to meet this demand They also point out that mediators are not prepared for university extension, which is one of the pillars of the UniversityAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Oliveira, Vera Lúcia Bahl deSant´Ana, Débora de Mello GonçalesRejan, Daniela Cristina Lopes2024-05-01T15:14:56Z2024-05-01T15:14:56Z2019.0018.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16801porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
title A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
spellingShingle A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
Rejan, Daniela Cristina Lopes
Educação não-formal
Mediação
Mediadores
Non-formal education
Mediation
Mediators (Persons)
title_short A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
title_full A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
title_fullStr A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
title_full_unstemmed A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
title_sort A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadores
author Rejan, Daniela Cristina Lopes
author_facet Rejan, Daniela Cristina Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
Sant´Ana, Débora de Mello Gonçales
dc.contributor.author.fl_str_mv Rejan, Daniela Cristina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Mediação
Mediadores
Non-formal education
Mediation
Mediators (Persons)
topic Educação não-formal
Mediação
Mediadores
Non-formal education
Mediation
Mediators (Persons)
description Resumo: A educação não-formal é realizada fora do ambiente formal de educação, a escola, mas na qual também ocorrem ações educativas e promoção de aprendizagem Nestes ambientes, a figura do monitor, ou mediador, é fundamental para que a educação não-formal aconteça, pois ele é o responsável, sob supervisão, pela elaboração de toda a atividade, sendo um elo entre o conteúdo e o participante, participando da construção de conhecimento científico Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça e para que o mediador compreenda seu papel Baseada na perspectiva de aprendizagem mediada de Vygotsky, e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, esta pesquisa teve por objetivo desta pesquisa analisar aspectos relacionados ao trabalhos dos monitores mediadores, que atuam em uma atividade de educação não-formal, e como estes compreendem e realizam seu papel neste tipo de atividade Estes mediadores fazem parte do Projeto Novos Talentos, uma iniciativa dos Departamentos de Anatomia e Histologia da Universidade Estadual de Londrina A coleta de dados utilizou dois instrumentos, questionários eletrônicos, com todos os mediadores, e entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa Os resultados mostram que os mediadores ainda estão longe da ideia de mediação e do que seria seu papel, e também que atividades como as propostas pelo Projeto Novos Talentos necessitam de formação mais específica para suprir esta demanda Também apontam que os mediadores não são preparados para a extensão universitária, que é um dos pilares da Universidade
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.02.2019
2019.00
2024-05-01T15:14:56Z
2024-05-01T15:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16801
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310924480512