A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da Silva |
id |
UFBC_d8f4fd6c60a374dc7a7924872149c127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:110382 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formalESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMALNATUREZA DE GÊNEROMEDIADORESSabina - Escola Parque do ConhecimentoNON-FORMAL EDUCATION SPACESNATURE OF GENDERMEDIATORSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.Os espaços de educação não formal são configurados como espaços educativos e se apresentam como ferramentas pedagógicas para a sociedade, favorecendo a aprendizagem e o conhecimento. Dentre esses espaços, sobressaem os museus, que possuem recursos didáticos que contribuem para o ensino-aprendizagem; possuem também a figura humana do(a) mediador(a) que, por intermédio da interação social, promove a comunicação entre o espaço e o público, tornando o expositivo, atrativo aos visitantes. Tais espaços recebem, com maior assiduidade, os grupos escolares, que neles buscam o desenvolvimento do conhecimento através da ludicidade. Tendo em vista as interações realizadas entre os indivíduos nesses espaços, a presente pesquisa destina-se a conhecer, por meio da observação das visitas, o atendimento do mediador(a) aos alunos(as), pela natureza de gênero. E, também, através da utilização de entrevistas, visando compreender as concepções dos(as) mediadores(as) e como são constituídas as relações, pela perspectiva de gênero, nas visitas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa constituída de uma amostra de quatro mediadores(as) e, para o seu desenvolvimento, foi realizada uma análise do conteúdo das entrevistas com os(as) mediadores(as) do centro de ciências Sabina - Escola Parque do Conhecimento, bem como uma análise dos dados observados. Na análise dos dados foram obtidas três categorias: naturalização do sistema binário; concepções dos mediadores(as) e atitude dos mediadores. Nos dados obtidos, foi possível identificar diferenciações nos comportamentos dos(as) alunos(as), pela natureza de gênero, provenientes de questões culturais que trazem do formal (escola) para o não formal (Sabina). Os(as) mediadores(as) também descrevem ações de segregações ocorridas durante as visitas, nas atuações dos(as) outros(as) mediadores(as), entre os(as) próprios(as) alunos(as) e as(os) professoras(es) e citam ações plausíveis para amenizar essas diferenciações, tais como, maior utilização do espaço de educação não formal para discussões do tema gênero, mudanças na postura e nos discursos dos(as) mediadores(as), disponibilidade de aparatos/acervo para promoção de discussões e maior preparação dos(as) mediadores(as). Os resultados detectados servem de direcionamento para discussões de gênero dentro de espaços de educação não formais, seja por intermédio do acervo expositivo, de ações educativas, formação de mediadores(as) e/ou formação de professoras(es).The non-formal learning spaces are configured as educational spaces and are presented to the society as an educational tool, promoting the learning process and knowledge. Among these spaces, museums stand out. They have resources that contribute with the teaching-learning process; these spaces also possess the human figure of the mediator that, through social interaction, promotes the communication between space and public, making the exhibition attractive to the visitors. The museums have better attendance of academic groups that pursue knowledge development through playfulness, which is offered by the space. Bearing in mind the interactions performed among the individuals in these locations, the research is intended to acknowledge, through the observation of the visits, the service of the mediator to the students by the nature of gender, in addition to the use of interviews, to understand the conception of the mediators and how the relationships through the perspective of gender are established in the visits. It is a qualitative research, formed by a sample of four mediators; for its development, the study of the content of the interviews with the mediators of the Science Center "Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento" was analyzed, as well as the observed data. In the data analysis, three categories were achieved: naturalization of the binary system; conception of the mediators and the attitude of the mediators. In the data obtained, it was possible to identify differentiations in the behavior of the students by the nature of gender originated by cultural issues, brought in from formal (school) to non-formal (Sabina). The mediators also describe segregation actions held during the visitation in the professional performance of other mediators, among students themselves, and with the teachers, and mention plausible actions to mitigate these differentiations, such as a better use of the non-formal space for discussions on the subject gender, changes on the posture and speech of the mediators, the presence of apparatus/acquis to promote discussions, and a better preparation of the mediators. The identified results provide strategic planning to gender discussions within non-formal learning spaces, be it through exhibiting acquis, educational actions, coaching of mediators and/or teachers.Silva, João Rodrigo Santos daBizerra, Alessandra FernandesXavier, Allan MoreiraFriolani, Poliana2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382&midiaext=75970http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382&midiaext=75969Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110382porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T12:19:36Zoai:BDTD:110382Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-24T12:19:36Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
title |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
spellingShingle |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal Friolani, Poliana ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NATUREZA DE GÊNERO MEDIADORES Sabina - Escola Parque do Conhecimento NON-FORMAL EDUCATION SPACES NATURE OF GENDER MEDIATORS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
title_full |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
title_fullStr |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
title_full_unstemmed |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
title_sort |
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaço de educação não formal |
author |
Friolani, Poliana |
author_facet |
Friolani, Poliana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, João Rodrigo Santos da Bizerra, Alessandra Fernandes Xavier, Allan Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Friolani, Poliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NATUREZA DE GÊNERO MEDIADORES Sabina - Escola Parque do Conhecimento NON-FORMAL EDUCATION SPACES NATURE OF GENDER MEDIATORS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NATUREZA DE GÊNERO MEDIADORES Sabina - Escola Parque do Conhecimento NON-FORMAL EDUCATION SPACES NATURE OF GENDER MEDIATORS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da Silva |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382&midiaext=75970 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110382&midiaext=75969 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 142 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263945572548608 |