Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8752 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa é o de analisar a potencialidade de dispositivos didáticos embasados em uma concepção de metodologia ativa – estudo dirigido, análise de cenas de aula, microaula – como sendo possibilitadores do desenvolvimento profissional do professor em formação inicial (PFI) A experiência formativa, que acompanhou o percurso de dois PFIs nas disciplinas de Práticas de Ensino e de Estágio Obrigatório, ambos de Língua Portuguesa, promoveu a articulação do conhecimento teórico e prático no agir manifestado em resposta às atividades de estudo dirigido, análise de cenas de aula, na implementação das aulas (microaula e regência), nas entrevistas de Instrução ao Sósia e nas sessões de autoconfrontação A análise considerou três objetivos específicos que compreendem: analisar o gesto didático de ativação da memória e a ficcionalização como estratégias formativas propiciadoras de desenvolvimento; compreender a pertinência do estudo das macropreocupações da multiagenda do trabalho docente e da tipologia dos gestos didáticos como embasamento teórico e prático possibilitador do desenvolvimento da atorialidade do PFI; e buscar índices de desenvolvimento de saberes e capacidades docentes dos PFIs no percurso formativo vivenciado A pesquisa se orientou pelos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando como categorias de análise o conteúdo temático, saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; QUEVEDO-CAMARGO, 211; STUTZ, 212; TARDIF, 22; ZIRONDI, 213), a atorialidade (BRONCKART, 26; 28; ALMEIDA, 217) e as figuras de ação (ALMEIDA, 215; BULEA, 21) Relacionamos esse aporte à concepção de metodologia ativa (BERBEL, 211; VASCONCELLOS, 1999) e ao conceito de práxis (FREIRE, 214 [1974]; KONDER, 1992; VÁZQUEZ, 211 [1967]) Para a análise dos dispositivos que permitiram acessar a ação docente dos PFIs – adaptação do procedimento de IaS e as (micro)aulas – utilizamos a ferramenta da sinopse (SCHNEUWLY; DOLZ; RONVEAUX, 26), que viabilizou uma análise contrastiva de modo a identificar a mobilização dos saberes docentes e a sua evolução Já os instrumentos reflexivos – as sessões de AC –, bem como as Entrevistas de Pesquisa, foram analisados a partir do estabelecimento de seu cenário pelo procedimento de identificação dos SOT e STT e de sua respectiva etiquetagem/categorização (BULEA, 21; BRONCKART; BRONCKART, 217) Verificamos a predominância da figura de ação avaliação (ALMEIDA, 215) no discurso reflexivo dos PFIs participantes, o que nos indica uma forte atorialidade se manifestando, ou seja, há uma identidade profissional sendo construída Igualmente, a demonstração de indícios da apropriação da teoria ao analisar/refletir sobre o próprio agir também nos leva a compreender que o estudo das macropreocupações e dos gestos didáticos (NASCIMENTO, 215) é capaz de colaborar com a formação docente Os resultados das análises dos dados indicam que o gesto didático de ativação da memória e a estratégia da ficcionalização mostraram-se eficazes para a vivência de uma formação mais práxica, vinculada à necessidade de construção de experiências significativas Nas experiências prévias dos sujeitos com a docência e sua (res)significação por meio de uma atividade que propicie o agir para solucionar um problema, encontramos indícios de desenvolvimento de uma profissionalidade docente |
id |
UEL_3fcfb033632a444cc5e9e621b040035c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8752 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxicaMetodologia ativaPráxisMicroensinoProfessores de portuguêsFormaçãoActive methodologyPraxisMicroteachingPortuguese teachersAction figuresTraining ofResumo: O objetivo desta pesquisa é o de analisar a potencialidade de dispositivos didáticos embasados em uma concepção de metodologia ativa – estudo dirigido, análise de cenas de aula, microaula – como sendo possibilitadores do desenvolvimento profissional do professor em formação inicial (PFI) A experiência formativa, que acompanhou o percurso de dois PFIs nas disciplinas de Práticas de Ensino e de Estágio Obrigatório, ambos de Língua Portuguesa, promoveu a articulação do conhecimento teórico e prático no agir manifestado em resposta às atividades de estudo dirigido, análise de cenas de aula, na implementação das aulas (microaula e regência), nas entrevistas de Instrução ao Sósia e nas sessões de autoconfrontação A análise considerou três objetivos específicos que compreendem: analisar o gesto didático de ativação da memória e a ficcionalização como estratégias formativas propiciadoras de desenvolvimento; compreender a pertinência do estudo das macropreocupações da multiagenda do trabalho docente e da tipologia dos gestos didáticos como embasamento teórico e prático possibilitador do desenvolvimento da atorialidade do PFI; e buscar índices de desenvolvimento de saberes e capacidades docentes dos PFIs no percurso formativo vivenciado A pesquisa se orientou pelos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando como categorias de análise o conteúdo temático, saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; QUEVEDO-CAMARGO, 211; STUTZ, 212; TARDIF, 22; ZIRONDI, 213), a atorialidade (BRONCKART, 26; 28; ALMEIDA, 217) e as figuras de ação (ALMEIDA, 215; BULEA, 21) Relacionamos esse aporte à concepção de metodologia ativa (BERBEL, 211; VASCONCELLOS, 1999) e ao conceito de práxis (FREIRE, 214 [1974]; KONDER, 1992; VÁZQUEZ, 211 [1967]) Para a análise dos dispositivos que permitiram acessar a ação docente dos PFIs – adaptação do procedimento de IaS e as (micro)aulas – utilizamos a ferramenta da sinopse (SCHNEUWLY; DOLZ; RONVEAUX, 26), que viabilizou uma análise contrastiva de modo a identificar a mobilização dos saberes docentes e a sua evolução Já os instrumentos reflexivos – as sessões de AC –, bem como as Entrevistas de Pesquisa, foram analisados a partir do estabelecimento de seu cenário pelo procedimento de identificação dos SOT e STT e de sua respectiva etiquetagem/categorização (BULEA, 21; BRONCKART; BRONCKART, 217) Verificamos a predominância da figura de ação avaliação (ALMEIDA, 215) no discurso reflexivo dos PFIs participantes, o que nos indica uma forte atorialidade se manifestando, ou seja, há uma identidade profissional sendo construída Igualmente, a demonstração de indícios da apropriação da teoria ao analisar/refletir sobre o próprio agir também nos leva a compreender que o estudo das macropreocupações e dos gestos didáticos (NASCIMENTO, 215) é capaz de colaborar com a formação docente Os resultados das análises dos dados indicam que o gesto didático de ativação da memória e a estratégia da ficcionalização mostraram-se eficazes para a vivência de uma formação mais práxica, vinculada à necessidade de construção de experiências significativas Nas experiências prévias dos sujeitos com a docência e sua (res)significação por meio de uma atividade que propicie o agir para solucionar um problema, encontramos indícios de desenvolvimento de uma profissionalidade docenteTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The objective of this research is to analyze the efficiency of didactic devices based on a concept of active methodology – directed study, analysis of classroom scenes, micro-classroom – as enabling the professional development of teachers in initial training (PFI) The formative experience, which accompanied the path of two PFIs in the disciplines of Teaching Practices and Compulsory Internship, both in Portuguese, promoted the articulation of theoretical and practical knowledge in the action manifested in response to directed study activities, analysis of scenes from class, in the implementation of classes (micro-class and conducting), in the interviews of Instruction to the Lookalike and in the self-confrontation sessions The analysis considered three specific objectives, which comprise: analyzing the didactic gesture of memory activation and fictionalization as formative strategies that promote development; to understand the pertinence of the study of the macro-concerns of the multi-agenda of teaching work and the typology of didactic gestures as a theoretical and practical basis enabling the development of the PFI's atoriality; and to seek indices for the development of knowledge and teaching skills of the PFIs in the formative path experienced The research was guided by the assumptions of Sociodiscursive Interactionism, considering thematic content, knowledge and teaching skills as categories of analysis (BRONCKART, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; QUEVEDO-CAMARGO, 211; STUTZ, 212; TARDIF, 22; ZIRONDI, 22; ZIRONDI, 213), the atoriality (BRONCKART, 26; 28; ALMEIDA, 217) and the action figures (ALMEIDA, 215; BULEA, 21) We relate this contribution to the concept of active methodology (BERBEL, 211; VASCONCELLOS, 1999) and to the concept of praxis (FREIRE, 214 [1974]; KONDER, 1992; VÁZQUEZ, 211 [1967]) For the analysis of the devices that allowed accessing the teaching action of the PFIs – adaptation of the IaS procedure and the (micro) classes – we used the synopsis tool (SCHNEUWLY; DOLZ; RONVEAUX, 26), which enabled a contrastive analysis in order to identify the mobilization of teaching knowledge and its evolution The reflective instruments - the CA sessions -, as well as the Research Interviews, were analyzed based on the establishment of their scenario by the procedure for identifying the SOT and STT and their respective labeling/categorization (BULEA, 21; BRONCKART; BRONCKART, 217) We verified the predominance of the evaluation action figure (ALMEIDA, 215) in the reflective discourse of the participating PFIs, which indicates a strong actoriality manifesting identity, that is, there is a professional construction being built Likewise, a didactic demonstration of ideas to study/reflect on one's own acting also in the studies of macro-concerns and formation gestures (NASCIMENTO, 215) is able to collaborate with teacher training The results of the data analysis indicate that the didactic gesture of memory activation and the fictionalization strategy proved to be effective for the experience of a more practical training, linked to the need to build meaningful experiences In the subjects' previous experiences with teaching and its (re)signification through an activity that encourages action to solve a problem, we find evidence of the development of a teaching professionalismNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Gonçalves, Adair VieiraCarnin, AndersonZirondi, Maria IlzaSaito, Cláudia Lopes NascimentoPereira, Luciene Paula Machado2024-05-01T11:40:06Z2024-05-01T11:40:06Z2022.0027.04.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8752porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
title |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
spellingShingle |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica Pereira, Luciene Paula Machado Metodologia ativa Práxis Microensino Professores de português Formação Active methodology Praxis Microteaching Portuguese teachers Action figures Training of |
title_short |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
title_full |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
title_fullStr |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
title_full_unstemmed |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
title_sort |
Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxica |
author |
Pereira, Luciene Paula Machado |
author_facet |
Pereira, Luciene Paula Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Elvira Lopes [Orientador] Gonçalves, Adair Vieira Carnin, Anderson Zirondi, Maria Ilza Saito, Cláudia Lopes Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luciene Paula Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativa Práxis Microensino Professores de português Formação Active methodology Praxis Microteaching Portuguese teachers Action figures Training of |
topic |
Metodologia ativa Práxis Microensino Professores de português Formação Active methodology Praxis Microteaching Portuguese teachers Action figures Training of |
description |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é o de analisar a potencialidade de dispositivos didáticos embasados em uma concepção de metodologia ativa – estudo dirigido, análise de cenas de aula, microaula – como sendo possibilitadores do desenvolvimento profissional do professor em formação inicial (PFI) A experiência formativa, que acompanhou o percurso de dois PFIs nas disciplinas de Práticas de Ensino e de Estágio Obrigatório, ambos de Língua Portuguesa, promoveu a articulação do conhecimento teórico e prático no agir manifestado em resposta às atividades de estudo dirigido, análise de cenas de aula, na implementação das aulas (microaula e regência), nas entrevistas de Instrução ao Sósia e nas sessões de autoconfrontação A análise considerou três objetivos específicos que compreendem: analisar o gesto didático de ativação da memória e a ficcionalização como estratégias formativas propiciadoras de desenvolvimento; compreender a pertinência do estudo das macropreocupações da multiagenda do trabalho docente e da tipologia dos gestos didáticos como embasamento teórico e prático possibilitador do desenvolvimento da atorialidade do PFI; e buscar índices de desenvolvimento de saberes e capacidades docentes dos PFIs no percurso formativo vivenciado A pesquisa se orientou pelos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando como categorias de análise o conteúdo temático, saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; QUEVEDO-CAMARGO, 211; STUTZ, 212; TARDIF, 22; ZIRONDI, 213), a atorialidade (BRONCKART, 26; 28; ALMEIDA, 217) e as figuras de ação (ALMEIDA, 215; BULEA, 21) Relacionamos esse aporte à concepção de metodologia ativa (BERBEL, 211; VASCONCELLOS, 1999) e ao conceito de práxis (FREIRE, 214 [1974]; KONDER, 1992; VÁZQUEZ, 211 [1967]) Para a análise dos dispositivos que permitiram acessar a ação docente dos PFIs – adaptação do procedimento de IaS e as (micro)aulas – utilizamos a ferramenta da sinopse (SCHNEUWLY; DOLZ; RONVEAUX, 26), que viabilizou uma análise contrastiva de modo a identificar a mobilização dos saberes docentes e a sua evolução Já os instrumentos reflexivos – as sessões de AC –, bem como as Entrevistas de Pesquisa, foram analisados a partir do estabelecimento de seu cenário pelo procedimento de identificação dos SOT e STT e de sua respectiva etiquetagem/categorização (BULEA, 21; BRONCKART; BRONCKART, 217) Verificamos a predominância da figura de ação avaliação (ALMEIDA, 215) no discurso reflexivo dos PFIs participantes, o que nos indica uma forte atorialidade se manifestando, ou seja, há uma identidade profissional sendo construída Igualmente, a demonstração de indícios da apropriação da teoria ao analisar/refletir sobre o próprio agir também nos leva a compreender que o estudo das macropreocupações e dos gestos didáticos (NASCIMENTO, 215) é capaz de colaborar com a formação docente Os resultados das análises dos dados indicam que o gesto didático de ativação da memória e a estratégia da ficcionalização mostraram-se eficazes para a vivência de uma formação mais práxica, vinculada à necessidade de construção de experiências significativas Nas experiências prévias dos sujeitos com a docência e sua (res)significação por meio de uma atividade que propicie o agir para solucionar um problema, encontramos indícios de desenvolvimento de uma profissionalidade docente |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022.00 2024-05-01T11:40:06Z 2024-05-01T11:40:06Z 27.04.2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8752 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823295019679744 |