A motivação de estudantes para o aprendizado de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Paola Mori Pires de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13351
Resumo: Resumo: O problema da falta de motivação tem sido um sério problema entre os professores de Inglês A maioria destes professores pensa que para motivar os alunos, eles precisam aplicar em sala de aula, atividades lúdicas Assim, considerando este aspecto e também a literatura, uma teoria sobre motivação para aprender no contexto escolar, foi usada na presente pesquisa – A Teoria da Autodeterminação (TAD), de Deci e Ryan Essa teoria analisa o indivíduo e suas necessidades básicas durante a realização de atividades Para atingir os objetivos da pesquisa, dois instrumentos foram utilizados O primeiro foi um levantamento prévio de interesses sobre o tipo de atividades que as crianças gostavam de fazer durante as aulas de inglês, as razões que as levavam a estudar inglês e finalmente, o porquê da realização das atividades aplicadas pelo (a) professor( a) Este instrumento foi aplicado no instituto de línguas onde a pesquisa, mais tarde foi realizada O segundo instrumento foi um questionário motivacional em escala Likert com 2 itens considerando 1(discordo) a 5 (concordo), aplicado a 519 participantes de três contextos de ensino – uma escola pública, uma particular e um instituto de línguas Este instrumento foi elaborado usando-se o referencial teórico para analisar se a série, o sexo, a idade e escola influenciariam a qualidade motivacional dos alunos para se aprender a língua inglesa Depois da aplicação do instrumento evidenciou-se que de forma geral, as variáveis, escola, sexo e série apresentaram uma qualidade motivacional significativamente diferente em relação às instituições envolvidas no estudo, mas com relação a idade não comprovou-se nenhuma evidência A principal evidência, no entanto, foi encontrada com a variável sexo, que comprou que as meninas são mais motivadas que os meninos para se aprender a língua inglesa
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