A motivação de estudantes para o aprendizado de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13351 |
Resumo: | Resumo: O problema da falta de motivação tem sido um sério problema entre os professores de Inglês A maioria destes professores pensa que para motivar os alunos, eles precisam aplicar em sala de aula, atividades lúdicas Assim, considerando este aspecto e também a literatura, uma teoria sobre motivação para aprender no contexto escolar, foi usada na presente pesquisa – A Teoria da Autodeterminação (TAD), de Deci e Ryan Essa teoria analisa o indivíduo e suas necessidades básicas durante a realização de atividades Para atingir os objetivos da pesquisa, dois instrumentos foram utilizados O primeiro foi um levantamento prévio de interesses sobre o tipo de atividades que as crianças gostavam de fazer durante as aulas de inglês, as razões que as levavam a estudar inglês e finalmente, o porquê da realização das atividades aplicadas pelo (a) professor( a) Este instrumento foi aplicado no instituto de línguas onde a pesquisa, mais tarde foi realizada O segundo instrumento foi um questionário motivacional em escala Likert com 2 itens considerando 1(discordo) a 5 (concordo), aplicado a 519 participantes de três contextos de ensino – uma escola pública, uma particular e um instituto de línguas Este instrumento foi elaborado usando-se o referencial teórico para analisar se a série, o sexo, a idade e escola influenciariam a qualidade motivacional dos alunos para se aprender a língua inglesa Depois da aplicação do instrumento evidenciou-se que de forma geral, as variáveis, escola, sexo e série apresentaram uma qualidade motivacional significativamente diferente em relação às instituições envolvidas no estudo, mas com relação a idade não comprovou-se nenhuma evidência A principal evidência, no entanto, foi encontrada com a variável sexo, que comprou que as meninas são mais motivadas que os meninos para se aprender a língua inglesa |
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A motivação de estudantes para o aprendizado de língua inglesaMotivação na educaçãoLíngua inglesaAutodeterminação (Educação)Aquisição da segunda linguagemMotivation in educationEnglish languageStudy and teachingResumo: O problema da falta de motivação tem sido um sério problema entre os professores de Inglês A maioria destes professores pensa que para motivar os alunos, eles precisam aplicar em sala de aula, atividades lúdicas Assim, considerando este aspecto e também a literatura, uma teoria sobre motivação para aprender no contexto escolar, foi usada na presente pesquisa – A Teoria da Autodeterminação (TAD), de Deci e Ryan Essa teoria analisa o indivíduo e suas necessidades básicas durante a realização de atividades Para atingir os objetivos da pesquisa, dois instrumentos foram utilizados O primeiro foi um levantamento prévio de interesses sobre o tipo de atividades que as crianças gostavam de fazer durante as aulas de inglês, as razões que as levavam a estudar inglês e finalmente, o porquê da realização das atividades aplicadas pelo (a) professor( a) Este instrumento foi aplicado no instituto de línguas onde a pesquisa, mais tarde foi realizada O segundo instrumento foi um questionário motivacional em escala Likert com 2 itens considerando 1(discordo) a 5 (concordo), aplicado a 519 participantes de três contextos de ensino – uma escola pública, uma particular e um instituto de línguas Este instrumento foi elaborado usando-se o referencial teórico para analisar se a série, o sexo, a idade e escola influenciariam a qualidade motivacional dos alunos para se aprender a língua inglesa Depois da aplicação do instrumento evidenciou-se que de forma geral, as variáveis, escola, sexo e série apresentaram uma qualidade motivacional significativamente diferente em relação às instituições envolvidas no estudo, mas com relação a idade não comprovou-se nenhuma evidência A principal evidência, no entanto, foi encontrada com a variável sexo, que comprou que as meninas são mais motivadas que os meninos para se aprender a língua inglesaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The problem of motivation has been a serious problem among English teachers Most of these teachers think that in order to motivate students, they need to provide them with playfull activities Thus, considering this aspect and also the literature, one macro theory about motivation used in the school context was studied - The Self-Determination Theory, by Deci e Ryan (SDT) This theory analyses the individual and their psychological needs during the performance of a task In order to achieve the research goals, two instruments were used The first one was an interest inquire about what kind of activities children liked during the English classes, the reasons they studied English and finally, why they did the activities proposed by their teacher This first instrument was applied in the language institute where the research, later, would be carried out The second instrument was a motivational questionnaire in Likert scale that has 2 itens ranking from 1 (disagree) to 5 (agree) This instrument was elaborated using the theoretical references and was applied to 519 students in three different school contexts – a public school, a private school and a Language institute- in order to analyse if the grade, the sex, the age and the school influence the quality of students’s motivation when they are learning English After the data collection, the results of the statistic analysis show that 3 variables: the school, the sex and the grade significantly motivated students in relation to the institutions involved in the research, but the age, did not show any evidence The biggest evidence was related to the sex, which proved that in general, the girls are more motivated than the boys to learn the English involvedRufini, Sueli Édi [Orientador]Bzuneck, José AloyseoPortilho, Evelise Maria LabatutCamargo, Paola Mori Pires de2024-05-01T14:14:48Z2024-05-01T14:14:48Z2014.0028.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13351porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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