Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gysele Fernandes dos Santos Rogo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000233733
Resumo: O conhecimento é um dos vetores do crescimento econômico e por consequência, fator de elevação progressiva do bem-estar social. A informação como insumo no contexto organizacional adquire importância ao transformar-se em conhecimento, colocando a Organização em melhor condição para inovar e consequentemente, vantagem no mercado. A Gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho Organizacional, apresenta-se, portanto, como uma ferramenta estratégica para as grandes demandas da inovação e competitividade do mercado no século XXI. Evidencia-se assim, o papel fundamental das pessoas neste contexto e surge a necessidade de se estudar e entender como a cognição está relacionada ao processo de Gestão do Conhecimento Organizacional, tendo como foco a inovação. O objetivo geral deste trabalho é analisar a relevância da cognição no processo de gestão do conhecimento organizacional, tendo como foco a inovação. Este estudo foi realizado em uma indústria química do estado do Paraná. O estudo se justifica em razão da cognição possuir função primordial na aprendizagem e na gestão conhecimento, uma vez que, é por meio da conversão dos conhecimentos que são criados novos e, são desenvolvidas novas capacidades permitindo que a organização crie novos produtos, serviços e processos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidências para a coleta de dados: entrevista, questionário e análise de documentos. Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo e Lexical, com o Software IRAMUTEQ, estatística e análise documental. Como resultado foi possível constatar que a cognição é fator preponderante para Gestão do Conhecimento uma vez que envolve aprender a aprender, gera fluxo de conhecimento na organização e consequentemente gera inovações. O autogerenciamento no processo de aprendizagem por parte do colaborador se mostra fundamental.
id UEL_44066344d9245231b7518c09330574e1
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000233733
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação2020Letícia Gorri Molina . Adriana Rosecler Alcará Engelmann Marta Lígia Pomim ValentimGysele Fernandes dos Santos RogoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.URLBRO conhecimento é um dos vetores do crescimento econômico e por consequência, fator de elevação progressiva do bem-estar social. A informação como insumo no contexto organizacional adquire importância ao transformar-se em conhecimento, colocando a Organização em melhor condição para inovar e consequentemente, vantagem no mercado. A Gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho Organizacional, apresenta-se, portanto, como uma ferramenta estratégica para as grandes demandas da inovação e competitividade do mercado no século XXI. Evidencia-se assim, o papel fundamental das pessoas neste contexto e surge a necessidade de se estudar e entender como a cognição está relacionada ao processo de Gestão do Conhecimento Organizacional, tendo como foco a inovação. O objetivo geral deste trabalho é analisar a relevância da cognição no processo de gestão do conhecimento organizacional, tendo como foco a inovação. Este estudo foi realizado em uma indústria química do estado do Paraná. O estudo se justifica em razão da cognição possuir função primordial na aprendizagem e na gestão conhecimento, uma vez que, é por meio da conversão dos conhecimentos que são criados novos e, são desenvolvidas novas capacidades permitindo que a organização crie novos produtos, serviços e processos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidências para a coleta de dados: entrevista, questionário e análise de documentos. Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo e Lexical, com o Software IRAMUTEQ, estatística e análise documental. Como resultado foi possível constatar que a cognição é fator preponderante para Gestão do Conhecimento uma vez que envolve aprender a aprender, gera fluxo de conhecimento na organização e consequentemente gera inovações. O autogerenciamento no processo de aprendizagem por parte do colaborador se mostra fundamental.Knowledge is one of the vectors of economic growth and, consequently, a factor of progressive increase in social well-being. In the organizational context, information constitutes a fundamental input for transformation into knowledge and consequent competitive advantage, placing itself in a better position to innovate. Knowledge management as an organizational work methodology presents itself as a strategic tool in the 21st century, for the great demands of innovation and competitiveness in the current market. In this scenario, the role of people related to the organizational knowledge management process is evidenced, focusing on innovation. The general objective of this work is to analyze the relevance of cognition in the organizational knowledge management process, focusing on innovation. This study was carried out in a chemical industry in the state of Paraná. The study of this theme is justified because cognition has a primary role in learning and managing organizational knowledge since, it is through the conversion of knowledge that new knowledge is created and new organizational skills are developed, so that the organization creates new ones products, services and processes. The methodology used was the case study, using three sources of evidence for data collection: interview, questionnaire and document analysis. For data analysis and treatment, the Content Analysis and Lexical methodology was used, with the IRAMUTEQ Software, statistics and document analysis. As a result, it was possible to verify that cognition is a preponderant factor for Knowledge Management since it involves learning to learn, generates a flow of knowledge in the organization so that it can be shared and consequently generate innovations. Thus, the result of self-management in the learning process by the employee brings the capacity for innovation based on tacit and explicit knowledge, which are subsidies for the development of new projects, whether radical or incremental. Therefore, depending on the degree that innovation requires, the most complex are tacit knowledge or the level of cognition employed.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000233733porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:25Zoai:uel.br:vtls000233733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-08-25T18:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
title Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
spellingShingle Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
Gysele Fernandes dos Santos Rogo
title_short Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
title_full Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
title_fullStr Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
title_sort Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação
author Gysele Fernandes dos Santos Rogo
author_facet Gysele Fernandes dos Santos Rogo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Letícia Gorri Molina .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriana Rosecler Alcará Engelmann
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marta Lígia Pomim Valentim
dc.contributor.author.fl_str_mv Gysele Fernandes dos Santos Rogo
contributor_str_mv Letícia Gorri Molina .
Adriana Rosecler Alcará Engelmann
Marta Lígia Pomim Valentim
description O conhecimento é um dos vetores do crescimento econômico e por consequência, fator de elevação progressiva do bem-estar social. A informação como insumo no contexto organizacional adquire importância ao transformar-se em conhecimento, colocando a Organização em melhor condição para inovar e consequentemente, vantagem no mercado. A Gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho Organizacional, apresenta-se, portanto, como uma ferramenta estratégica para as grandes demandas da inovação e competitividade do mercado no século XXI. Evidencia-se assim, o papel fundamental das pessoas neste contexto e surge a necessidade de se estudar e entender como a cognição está relacionada ao processo de Gestão do Conhecimento Organizacional, tendo como foco a inovação. O objetivo geral deste trabalho é analisar a relevância da cognição no processo de gestão do conhecimento organizacional, tendo como foco a inovação. Este estudo foi realizado em uma indústria química do estado do Paraná. O estudo se justifica em razão da cognição possuir função primordial na aprendizagem e na gestão conhecimento, uma vez que, é por meio da conversão dos conhecimentos que são criados novos e, são desenvolvidas novas capacidades permitindo que a organização crie novos produtos, serviços e processos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidências para a coleta de dados: entrevista, questionário e análise de documentos. Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo e Lexical, com o Software IRAMUTEQ, estatística e análise documental. Como resultado foi possível constatar que a cognição é fator preponderante para Gestão do Conhecimento uma vez que envolve aprender a aprender, gera fluxo de conhecimento na organização e consequentemente gera inovações. O autogerenciamento no processo de aprendizagem por parte do colaborador se mostra fundamental.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000233733
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000233733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990178425700352