A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516 |
Resumo: | Resumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentes |
id |
UEL_444d5f513a395a358e8796a39730343d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11516 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamentalInformática na educaçãoEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoTecnologia educacionalInternet in educationComputer-assisted instructionEducation tecnologyResumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of this investigation was to analyze the interaction of Elementary 22 School children (Fourth Graders) with technological tools (computer and internet) in the construction of historical knowledge Taking into consideration the questionings about these students relationship with technological tools in search for historical knowledge, the types of historical concepts found on internet texts and of concepts that emerge from their narratives, we decided for a ethnographic qualitative research In this perspective took place in a rural school in the county of Londrina, Paraná, Brazil In pairs, these students were asked to do a research on the net about a theme studied in the classroom and, in the third phase of this study, about a theme of their choice During the analyses of the internet texts and the students narratives, we tried to identify substantive and second - order concepts This dissertation is organized in 4 chapters: Chapter 1: Constitution of the Historical Thought; Chapter 2: Methodology; Chapter 3: School Culture and Internet Tools; and Chapter 4: Analysis of the Data on the three proposals made by the studentsTuma, Magda Madalena [Orientador]Oliveira, Sandra Regina deFiúza, Alexandre FelipeJuliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo2024-05-01T13:16:05Z2024-05-01T13:16:05Z2011.0002.05.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
title |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
spellingShingle |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo Informática na educação Ensino auxiliado por computador Internet na educação Tecnologia educacional Internet in education Computer-assisted instruction Education tecnology |
title_short |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
title_full |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
title_fullStr |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
title_sort |
A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental |
author |
Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo |
author_facet |
Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tuma, Magda Madalena [Orientador] Oliveira, Sandra Regina de Fiúza, Alexandre Felipe |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Ensino auxiliado por computador Internet na educação Tecnologia educacional Internet in education Computer-assisted instruction Education tecnology |
topic |
Informática na educação Ensino auxiliado por computador Internet na educação Tecnologia educacional Internet in education Computer-assisted instruction Education tecnology |
description |
Resumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentes |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.05.2011 2011.00 2024-05-01T13:16:05Z 2024-05-01T13:16:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823285182988288 |