A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516
Resumo: Resumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentes
id UEL_444d5f513a395a358e8796a39730343d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11516
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamentalInformática na educaçãoEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoTecnologia educacionalInternet in educationComputer-assisted instructionEducation tecnologyResumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of this investigation was to analyze the interaction of Elementary 22 School children (Fourth Graders) with technological tools (computer and internet) in the construction of historical knowledge Taking into consideration the questionings about these students relationship with technological tools in search for historical knowledge, the types of historical concepts found on internet texts and of concepts that emerge from their narratives, we decided for a ethnographic qualitative research In this perspective took place in a rural school in the county of Londrina, Paraná, Brazil In pairs, these students were asked to do a research on the net about a theme studied in the classroom and, in the third phase of this study, about a theme of their choice During the analyses of the internet texts and the students narratives, we tried to identify substantive and second - order concepts This dissertation is organized in 4 chapters: Chapter 1: Constitution of the Historical Thought; Chapter 2: Methodology; Chapter 3: School Culture and Internet Tools; and Chapter 4: Analysis of the Data on the three proposals made by the studentsTuma, Magda Madalena [Orientador]Oliveira, Sandra Regina deFiúza, Alexandre FelipeJuliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo2024-05-01T13:16:05Z2024-05-01T13:16:05Z2011.0002.05.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
title A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
spellingShingle A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo
Informática na educação
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Tecnologia educacional
Internet in education
Computer-assisted instruction
Education tecnology
title_short A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
title_full A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
title_fullStr A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
title_sort A interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamental
author Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo
author_facet Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tuma, Magda Madalena [Orientador]
Oliveira, Sandra Regina de
Fiúza, Alexandre Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Tecnologia educacional
Internet in education
Computer-assisted instruction
Education tecnology
topic Informática na educação
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Tecnologia educacional
Internet in education
Computer-assisted instruction
Education tecnology
description Resumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentes
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.05.2011
2011.00
2024-05-01T13:16:05Z
2024-05-01T13:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823285182988288