Tecnologia e história : a cultura da escola e os saberes de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13082 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como as professoras das 4ª séries do Ensino Fundamental têm compreendido e utilizado o Computador e a Internet para o seu “saber e fazer” pedagógico, especialmente, como representa seus saberes sobre História e Tecnologia situando na contemporaneidade a cultura de duas escolas públicas da cidade de Londrina Partimos da ideia de que nestas séries, quando a História é ensinada o é como uma sucessão de fatos e ações, de alguns atores, narrados na linha do tempo cronológico, na visão de apenas um ou alguns daqueles “atores”, razão pela qual, buscamos reconhecer os saberes das professoras acerca da História Chervel (199), afirma que poucos são os pesquisadores que buscam investigar a cultura que a escola suscitou nos alunos, ou deixou de suscitar, o que nos levou a buscar compreender como a escola estaria compreendendo e assimilando o computador e a internet, artefatos da cultura contemporânea, ao se ver tendo que utilizá-los Neste sentido, essa pesquisa se justifica por propor-se a ampliar o olhar para as relações existentes entre a cultura contemporânea, com seus artefatos tecnológicos, e a cultura da escola, ampliando as investigações e aprofundando as discussões acerca da cultura das práticas da escola, como vimos discutindo em nosso grupo de pesquisa,“Ensino de História e Cultura Contemporânea: relações com o saber e perspectivas didáticas” Para a realização da pesquisa, concomitantemente à coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica, pautada nas análises de livros, teses de Mestrado e Doutorado e artigos científicos, embasando-se em Norbert Elias (1994), Eagleton (25), Vygotsky e Michel De Certeau (1998) para o esclarecimento do conceito de Cultura Vinão Frago (1995, 1998) Julia (21) e Forquin (1993) nos respaldaram na definição de cultura da escola e Pierre Lévy (1993; 1998; 1999), Jean Chesneaux (1996), Marshall McLuhan (27) e Paul Virilio (1996) nos apontaram caminhos para o entendimento acerca do artefato escolhido, e seus efeitos em relação ao conhecimento histórico de professoras na cultura contemporânea Para a pesquisa de campo foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: 1- Questionários previamente elaborados, tendo como sujeitos os funcionários e professoras das escolas definidas como campo de pesquisa; 2 – Elaboração de Mapas Conceituais, tendo como sujeitos três professoras das 4ª séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas professoras de uma das escolas e uma da outra escola pesquisada Por fim, pudemos entender que a tecnologia tem sido gradualmente incorporada aos “saberes” dos professores, especialmente, para a “pesquisa”, tanto de atividades para os alunos, como para “buscar conhecimentos e, quando a História é ensinada, o que se sobrepõe é o saber do senso comum, que advêm de nossa própria vivência Já que na formação dos professores, concorrem os saberes advindos de sua formação acadêmica e os da prática cotidiana De modo geral, a História é ensinada com base na legitimação curricular e nas teorias que ora ouvimos ou nos são impostas pelos modismos da Educação e de forma parcial |
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Tecnologia e história : a cultura da escola e os saberes de professoras dos anos iniciais do ensino fundamentalInformática na educaçãoInternetEstudo e ensinoHistória (Ensino fundamental)Ensino auxiliado por computadorInternet in educationInternetHistory (Basic education)Computer-assisted instructionStudy and teachingResumo: Este estudo tem por objetivo compreender como as professoras das 4ª séries do Ensino Fundamental têm compreendido e utilizado o Computador e a Internet para o seu “saber e fazer” pedagógico, especialmente, como representa seus saberes sobre História e Tecnologia situando na contemporaneidade a cultura de duas escolas públicas da cidade de Londrina Partimos da ideia de que nestas séries, quando a História é ensinada o é como uma sucessão de fatos e ações, de alguns atores, narrados na linha do tempo cronológico, na visão de apenas um ou alguns daqueles “atores”, razão pela qual, buscamos reconhecer os saberes das professoras acerca da História Chervel (199), afirma que poucos são os pesquisadores que buscam investigar a cultura que a escola suscitou nos alunos, ou deixou de suscitar, o que nos levou a buscar compreender como a escola estaria compreendendo e assimilando o computador e a internet, artefatos da cultura contemporânea, ao se ver tendo que utilizá-los Neste sentido, essa pesquisa se justifica por propor-se a ampliar o olhar para as relações existentes entre a cultura contemporânea, com seus artefatos tecnológicos, e a cultura da escola, ampliando as investigações e aprofundando as discussões acerca da cultura das práticas da escola, como vimos discutindo em nosso grupo de pesquisa,“Ensino de História e Cultura Contemporânea: relações com o saber e perspectivas didáticas” Para a realização da pesquisa, concomitantemente à coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica, pautada nas análises de livros, teses de Mestrado e Doutorado e artigos científicos, embasando-se em Norbert Elias (1994), Eagleton (25), Vygotsky e Michel De Certeau (1998) para o esclarecimento do conceito de Cultura Vinão Frago (1995, 1998) Julia (21) e Forquin (1993) nos respaldaram na definição de cultura da escola e Pierre Lévy (1993; 1998; 1999), Jean Chesneaux (1996), Marshall McLuhan (27) e Paul Virilio (1996) nos apontaram caminhos para o entendimento acerca do artefato escolhido, e seus efeitos em relação ao conhecimento histórico de professoras na cultura contemporânea Para a pesquisa de campo foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: 1- Questionários previamente elaborados, tendo como sujeitos os funcionários e professoras das escolas definidas como campo de pesquisa; 2 – Elaboração de Mapas Conceituais, tendo como sujeitos três professoras das 4ª séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas professoras de uma das escolas e uma da outra escola pesquisada Por fim, pudemos entender que a tecnologia tem sido gradualmente incorporada aos “saberes” dos professores, especialmente, para a “pesquisa”, tanto de atividades para os alunos, como para “buscar conhecimentos e, quando a História é ensinada, o que se sobrepõe é o saber do senso comum, que advêm de nossa própria vivência Já que na formação dos professores, concorrem os saberes advindos de sua formação acadêmica e os da prática cotidiana De modo geral, a História é ensinada com base na legitimação curricular e nas teorias que ora ouvimos ou nos são impostas pelos modismos da Educação e de forma parcialDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aims to understand how teachers of fourth grade of elementary school are understood and used the computer and the Internet to your "knowing and doing" pedagogy, especially as it represents their knowledge about history and technology standing in the contemporary culture of two public schools in the city of Londrina We started with the idea that in this series, when history is taught as it is a succession of events and actions of some actors, narrated in chronological timeline, in view of only one or some of those "actors", which is why, we seek to recognize the teachers' knowledge about history Chervel (199), states that there are few researchers who seek to investigate the culture that the students raised the school, or left to raise, which led us to seek to understand how the school would be understanding and assimilating the computer and the Internet, cultural artifactscontemporary, to find himself having to use them In this sense, this research is justified by proposing to broaden the look at the relationship between contemporary culture, with its technological artifacts and culture of the school, broadening and deepening the investigation discussions about the cultural practices of the school, as we have discussed in our research group, "Teaching of History and Contemporary Culture: relationships with knowledge and educational perspectives" For the research, in conjunction with data collection, literature search was performed, based on book reviews, Masters and PhD theses and scientific articles were based on Norbert Elias (1994), Eagleton (25), Vygotsky andMichel De Certeau (1998) to clarify the concept of Culture Vina Frago (1995, 1998) Julia (21) and Forquin (1993) have supported us in the definition of school culture and Pierre Levy (1993, 1998, 1999), Jean Chesneaux (1996), Marshall McLuhan (27) and Paul Virilio ( 1996) pointed out the paths to understanding the artifact chosen, and its effects in relation to historical knowledge of teachers in contemporary culture For the field research we used two instruments to collect data: 1 - pre-designed questionnaires, with the subject staff and teachers of schools defined as a research field; 2 - Preparation of concept maps, with the subject three teachers from the 4 th series of the early years of elementary school, two teachers at one school and one of the other school studied Finally, we understand that technology has been gradually incorporated into the "knowledge" of teachers, especially for "research," along with student activities, such as "to seek knowledge and, when history is taught, what isoverlap is common sense knowledge that comes from our own experience Since the training of teachers, contribute to knowledge arising from their academic training and daily practice In general, history is taught curriculum based on legitimacy and the theories that now we hear or are imposed by the fads of Education and partiallyTuma, Magda Madalena Peruzin [Orientador]Cainelli, Marlene RosaAbud, Kátia Maria deTrevisan, Ana Cláudia Cerini2024-05-01T14:06:53Z2024-05-01T14:06:53Z2011.0006.05.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13082porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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