Possibilidades e limites da abordagem reflexiva no contexto de uma franquia de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogaça, Francisco Carlos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8627
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar possibilidades e limites da abordagem reflexiva de supervisão e de formação continuada em uma rede de franquias de ensino de inglês O estudo traça um panorama do contexto no qual as franquias atuam, envolvendo questões de mercado, globalização e fatores institucionais que agem sobre o trabalho dos supervisores e dos professores das escolas A fundamentação teórica está centrada no estudo de modelos de formação de professores e de supervisão pedagógica, com ênfase na abordagem reflexiva, e nas ações da reflexão crítica de Bartlett e Smyth Apresenta também a supervisão pedagógica como experiência de aprendizagem, numa perspectiva colaborativa e dialógica Foi realizada em duas escolas pertencentes a uma rede de franquias de ensino de línguas estrangeiras, tendo por sujeitos de pesquisa dois coordenadores pedagógicos e duas professoras de inglês Foram analisadas oito sessões de feedback entre os supervisores e as professoras durante quatro meses A pesquisa propôs, também, uma intervenção na prática dos coordenadores através de perguntas reflexivas feitas por este pesquisador a respeito das sessões, com base nas ações da reflexão crítica, via correio eletrônico As sessões foram analisadas por meio de categorias originadas dos próprios dados e foram classificadas em funções e perguntas pré-reflexivas e reflexivas As sessões foram analisadas com base nos seguintes objetivos: verificar o modelo de supervisão pedagógica que os coordenadores adotavam; analisar a natureza das funções das falas e das perguntas ocorridas nas sessões e verificar se as perguntas feitas pelo supervisor promoviam reflexão A análise das interações entre pesquisador e coordenadores teve por objetivo verificar se os questionamentos feitos modificaram suas percepções sobre seu papel e sobre a função das sessões de feedback O estudo aponta para a necessidade de contemplarmos fatores institucionais ao propormos a abordagem reflexiva de formação e de supervisão pedagógica no contexto da franquia No contexto das franquias, a reflexão crítica, desencadeada por uma abordagem reflexiva e colaborativa de supervisão, poderia contribuir para que coordenadores e professores tenham nas sessões de feedback uma experiência de aprendizagem
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to analyze the nature of the language functions and the questions used in the sessions and to examine whether or not the questions made by the supervisors produced some kind of reflection The analysis of the interactions between the researcher and the coordinators aimed at verifying whether or not the reflective process modified their perceptions about their role as supervisors and about the sessions The results show the need to consider the institutional factors when adopting a reflective approach to teacher education and supervision in this type of institution In franchise language schools, critical reflection, triggered by a collaborative and reflective model of supervision, could contribute to turn feedback sessions into a rewarding learning experienceGimenez, Telma [Orientador]Cristóvão, Vera Lúcia LopesLiberali, Fernanda CoelhoFogaça, Francisco Carlos2024-05-01T11:35:24Z2024-05-01T11:35:24Z2005.0023.03.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8627porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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