Identidade profissional de professores que ensinam matemática : indicativos de pesquisas, elementos e ações para elaboração de uma proposta investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Paula, Enio Freire
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10337
Resumo: Resumo: Instigações a respeito da Identidade Profissional (IP) de professores têm ocupado posição de destaque nos cenários nacional e internacional e têm sido utilizadas como lente teórica para análise de projetos e desenvolvimento de ações formativas envolvendo professores Nesse contexto, as investigações a respeito da IP de professores que ensinam matemática (PEM) são apontadas como um campo emergente e promissor Por compreender que discutir o movimento de constituição da IP de PEM no âmbito da formação inicial e continuada pode contribuir para a promoção de reflexões sobre filosofia, ética e justiça social e essas reflexões podem auxiliar os (futuros) PEM (i) a constituírem uma visão ampliada da extensão de suas ações, (ii) a se conscientizarem de suas responsabilidades profissionais e (iii) a assumirem compromisso político, social e cultural, necessários para o desempenho de suas funções na busca de uma sociedade com equidade social, este estudo se enveredou a entender a IP de PEM Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, tem o objetivo de apresentar elementos e ações para a construção de uma proposta, pautada no modelo quadripolar, para futuras investigações nesse campo, a partir de elementos encontrados no decorrer do mapeamento realizado e na compreensão de IP de PEM proposta Para responder à questão central levantada – Que elementos e ações podem ser considerados em uma investigação que se propõe a discutir a identidade profissional de professores que ensinam matemática? – foram construídos dois corpora, com as produções a respeito da IP de PEM publicados no período 26-216 O primeiro deles (Corpus 1) reuniu 24 estudos entre dissertações (de mestrado acadêmico e profissional) e teses defendidas em programas de pós-graduação das áreas de Educação e Ensino, mediante uma pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O segundo (Corpus 2) agrupou 23 artigos publicados em uma seleção de periódicos nacionais e internacionais representativos do campo investigativo da Educação Matemática Para reunir os elementos necessários para discutir a elaboração de uma proposta investigativa foram articuladas (i) a problematização dos pontos de enfoque e as perspectivas epistemológicas de IP dos estudos dos corpora, (ii) as reflexões a respeito dos polos – epistemológico, teórico, técnico e morfológico – constituintes do modelo quadripolar de investigação e (iii) uma caracterização de IP de PEM Nesse percurso, os resultados evidenciaram a complexidade, a dinamicidade, a temporalidade e a experiencialidade como aspectos importantes para a compreensão do movimento de constituição da IP de PEM, as quais, portanto, exigem um comprometimento de pesquisa Assim sendo, conclui-se que o movimento de constituição da IP de PEM ocorre em um campo de lutas ideológicas e políticas, no qual elementos dos contextos sociais, culturais e políticos, envolvendo a questão da alteridade, devem ser problematizados Ao serem reconhecidas essas especificidades, defende-se aqui que avançar no caminho de construir um referencial teórico nacional que as problematize é um compromisso político que todos os educadores matemáticos brasileiros precisam assumir
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– foram construídos dois corpora, com as produções a respeito da IP de PEM publicados no período 26-216 O primeiro deles (Corpus 1) reuniu 24 estudos entre dissertações (de mestrado acadêmico e profissional) e teses defendidas em programas de pós-graduação das áreas de Educação e Ensino, mediante uma pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O segundo (Corpus 2) agrupou 23 artigos publicados em uma seleção de periódicos nacionais e internacionais representativos do campo investigativo da Educação Matemática Para reunir os elementos necessários para discutir a elaboração de uma proposta investigativa foram articuladas (i) a problematização dos pontos de enfoque e as perspectivas epistemológicas de IP dos estudos dos corpora, (ii) as reflexões a respeito dos polos – epistemológico, teórico, técnico e morfológico – constituintes do modelo quadripolar de investigação e (iii) uma caracterização de IP de PEM Nesse percurso, os resultados evidenciaram a complexidade, a dinamicidade, a temporalidade e a experiencialidade como aspectos importantes para a compreensão do movimento de constituição da IP de PEM, as quais, portanto, exigem um comprometimento de pesquisa Assim sendo, conclui-se que o movimento de constituição da IP de PEM ocorre em um campo de lutas ideológicas e políticas, no qual elementos dos contextos sociais, culturais e políticos, envolvendo a questão da alteridade, devem ser problematizados Ao serem reconhecidas essas especificidades, defende-se aqui que avançar no caminho de construir um referencial teórico nacional que as problematize é um compromisso político que todos os educadores matemáticos brasileiros precisam assumirTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Research on the Professional Identity (PI) of teachers has held a prominent position both nationwide and worldwide and has been used as a theoretical lens for analyses of projects and development of formative actions involving teachers In this context, research on the PI of educators who teach Mathematics is seen as a promising and emerging field Discussing the movement of constitution of the PI of educators who teach Mathematics both during their initial and continued training may contribute to generate reflections on philosophy, ethics and social justice, which may help (future) educators who teach Mathematics (i) to develop a broader view on the extension of their actions, (ii) to become aware of their professional responsibilities and (iii) to become politically, socially and culturally engaged, for such engagement is necessary to perform their functions in search of social equity in society Therefore, this study aims at understanding the PI of educators who teach Mathematics This qualitative study has a theoretical character and seeks to present elements and actions for the construction of a proposal based on the quadripolar method for future investigations in this field, starting from elements found during the mapping process and from the proposed understanding of the PI of educators who teach Mathematics To answer the main question – What elements and actions can be considered in an investigation that intends to discuss the professional identity of educators who teach Mathematics? – we built two corpora with papers written on the PI of educators who teach Mathematics between the years 26 and 216 The first one (Corpus 1), which gathered 24 dissertations (from professional and academic Master’s degree works) and thesis defended in post-graduated programs in the areas of Education and Teaching, was built as a result of a search in the Catalogue of Thesis and Dissertations of the Higher Education Personal Improvement Coordination (CAPES) The second one (Corpus 2) contained 23 articles published in a variety of national and international journals of high prominence in the investigative field of Mathematical Education To gather the necessary elements to discuss the making of a research proposal, we promoted (i) discussions about the main points and the epistemological perspectives of PI from the studies in the corpora, (ii) reflections on the poles – epistemological, theoretical, technical and morphological – that formed the quadripolar model of research and (iii) a characterization of the PI of educators who teach Mathematics The results have shown that complexity, dynamics, temporality and experience are important aspects for the understanding of the movement of constitution of the PI of educators who teach Mathematics, which reassured the need for commitment during the research As a result, we found that the movement of constitution of the PI of educators who teach Mathematics happens in a field of ideological and political dispute in which elements from social, cultural and political contexts involving alterity must be addressed As we acknowledge these specificities, we defend that making progress on the way to building a national theoretical framework that addresses them is a political commitment that every Brazilian Mathematical educator must makeCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Nacarato, Adair MendesTeixeira, Bruno RodrigoGarcia, Tânia Marli RochaGiraldo, Victor AugustoDe Paula, Enio Freire2024-05-01T12:41:36Z2024-05-01T12:41:36Z2018.0019.10.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10337porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:36:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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