Identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16690
Resumo: Resumo: Investigações sobre o movimento de constituição da Identidade Profissional (IP) de professores que ensinam Matemática tem representado uma temática emergente de estudo e pesquisa na área de Educação Matemática Nessa tese de doutorado, investiga-se o movimento de constituição da Identidade Profissional de futuros professores de Matemática Para isso, foi realizado um estudo longitudinal com futuros professores de Matemática (FPM) matriculados, em 216 e 217, em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento do Estágio Curricular supervisionado na Universidade Estadual de Londrina Foram investigados os conhecimentos, crenças, autoconhecimento, autonomia, emoção, compromisso moral e compromisso político dos FPM como aspectos do movimento de constituição de suas IP Tais aspectos foram mobilizados no âmbito de diferentes ações formativas, tais como: mobilização de reflexões sobre o Estágio de Observação (EO), exploração de casos multimídias, utilização do Vaivém, preparação para o Estágio de Regência (ER), reflexão sobre o Estágio de Regência e elaboração do Relatório Final de Estágio Foi possível observar que tais ações, e as características de cada uma delas, foram essenciais para a mobilização de tais aspectos do movimento de constituição da IP, além de revelarem indícios de como foram mobilizados A partir da análise dos aspectos do movimento de constituição da IP, bem como das ações que possibilitaram sua mobilização, a caractertizçaão da IP adotada foi resignificada Com isso, entende-se que movimento de constituição da IP se dá tendo em vista o conjunto de crenças (convicções indissiocráticas) e concepções interconectadas ao autoconhecimento (visão e avaliação de si mesmo, motivos que os levam a ser professor e se manter na profissão, características do que acredita ser um bom profissional, expectativas quanto ao futuro profissional) e conhecimentos de sua profissão (insights, compreensões, impressões e justificativas), associados à autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência), a emoção, ao compromisso moral, e ao compromisso político
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Investigations about the movement of constitution of the Professional Identity (IP) of Mathematics Teacher Education has represented an emerging theme of study and research in the area of Mathematics Education In this PHD thesis, the movement of constitution of the Professional Identity of future teachers of Mathematics is investigated For this, a longitudinal study was carried out with future Mathematics teachers enrolled in 216 and 217 in disciplines related to the development of the supervised Curricular Internship at the State University of Londrina The knowledge, beliefs, self-undertstanding, autonomy, emotion, moral commitment and political commitment of the FPM were investigated as aspects of the movement of constitution of their IP These aspects were mobilized in the context of different education actions, such as: mobilization of reflections on the Observation Stage (EO), exploration of multimedia cases, use of the Vaivém, preparation for the Regency Stage (RE), reflection on the Stage of Regency and preparation of the Final Report of Internship It was possible to observe that these actions, and the characteristics of each of them, were essential for the mobilization of these aspects of the IP constitution movement, as well as showing signs of how they were mobilized From the analysis of the aspects of the movement of constitution of the IP, as well as of the actions that enabled its mobilization, the characterization of the adopted IP was resignified With this, it is understood that the movement of constitution of the PI occurs in view of the set of beliefs (indissióocráticas convictions) and conceptions interconnected to self-knowledge (vision and self-evaluation, reasons that lead them to be a teacher and to remain in the profession , characteristics of what he believes to be a good professional, expectations of the future professional) and knowledge of his profession (insights, understandings, impressions and justifications), associated with autonomy (vulnerability and sense of agency), emotion, moral commitment, and to political commitmentCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Teixeira, Bruno RodrigoFerreira, Pamela Emanueli AlvesRodrigues, Renata Viviane RaffaBarbosa, Jonei CerqueiraSantos, João Ricardo Viola dosTeixeira, Bruno Rodrigo [Coorientador]Rodrigues, Paulo Henrique2024-05-01T15:13:48Z2024-05-01T15:13:48Z2019.0029.03.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16690porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:01:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:01:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - 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