Avaliação da qualidade da assistência de enfermagem em um hospital público de média complexidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9203 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação da qualidade da assistência de enfermagem implantado em um hospital público de média complexidade e, como específicos, descrever as etapas percorridas no processo de implantação da referida avaliação, assim como comparar os resultados das duas primeiras avaliações realizadas por meio de entrevista com o paciente internado, observação do ambiente de internação do paciente e auditoria dos registros de enfermagem Foi realizado um estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo, no período de janeiro a dezembro de 211, com coleta de dados secundários disponibilizados pelo Serviço de Controle de Qualidade em Enfermagem da instituição em estudo Esse serviço realiza a avaliação da assistência de enfermagem, utilizando três instrumentos adaptados, sendo eles o “Roteiro de Entrevista do Paciente Internado”, o “Roteiro de Observação do Ambiente” e o “Roteiro de Auditoria dos Registros de Enfermagem” Os dados secundários foram coletados dos registros sobre o processo de implantação da referida avaliação e de relatórios gerenciais das duas primeiras avaliações realizadas pela instituição, na unidade de internação adulto da instituição em estudo Os dados foram tabulados em planilha específica no Microsoft Excel e, para a sua análise, empregou-se os índices utilizados pela instituição, sugeridos por Carter (apud SAUPE; HORR, 1982) e Cianciarullo, Fugulin e Andreoni (1998) A implantação do processo avaliativo teve início em janeiro de 211 e aconteceu em cinco etapas, sendo elas a adaptação de instrumentos, o teste de aplicabilidade, a sensibilização dos profissionais, a seleção e capacitação de estagiários e o planejamento da avaliação Os resultados das entrevistas apresentaram o aumento da percepção positiva do paciente sobre os serviços de enfermagem com elevação da qualidade em relação a higiene, mobilização, deambulação, iluminação, segurança e necessidades espirituais; e diminuição em relação a liberdade de questionamento do paciente, nutrição e orientações de jejum Houve queda na taxa geral relativa à observação do ambiente com redução dos valores de prevenção de úlcera por pressão, nutrição e hidratação, oxigênio e ventilação e eliminações, identificação de dispositivos, no entanto houve o aumento na taxa de higiene e conforto, segurança física e utilização de equipamentos Melhorias identificadas na qualidade dos registros referiram-se a identificação do paciente, anotações e controles de enfermagem e condições de alta, porém mantiveram-se aquém dos valores recomendados Houve queda no valor relativo à elaboração da prescrição de enfermagem determinado pela inaplicabilidade de conhecimentos técnicos e científicos Este estudo apresentou uma forma sistemática de avaliação em enfermagem, adequada às necessidades de monitoramento da instituição, e os resultados das duas primeiras avaliações realizadas mostraram que, mesmo com a evolução na qualidade de alguns cuidados, o serviço de enfermagem da instituição necessita de estratégias para o aperfeiçoamento científico e técnico e incorporação da cultura de segurança do paciente |
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Avaliação da qualidade da assistência de enfermagem em um hospital público de média complexidadeServiços de enfermagemAvaliaçãoServiços de saúdeControle de qualidadeServiços de enfermagemEvaluationAuditingEvaluationPublic hospitals - Nursing servicesResumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação da qualidade da assistência de enfermagem implantado em um hospital público de média complexidade e, como específicos, descrever as etapas percorridas no processo de implantação da referida avaliação, assim como comparar os resultados das duas primeiras avaliações realizadas por meio de entrevista com o paciente internado, observação do ambiente de internação do paciente e auditoria dos registros de enfermagem Foi realizado um estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo, no período de janeiro a dezembro de 211, com coleta de dados secundários disponibilizados pelo Serviço de Controle de Qualidade em Enfermagem da instituição em estudo Esse serviço realiza a avaliação da assistência de enfermagem, utilizando três instrumentos adaptados, sendo eles o “Roteiro de Entrevista do Paciente Internado”, o “Roteiro de Observação do Ambiente” e o “Roteiro de Auditoria dos Registros de Enfermagem” Os dados secundários foram coletados dos registros sobre o processo de implantação da referida avaliação e de relatórios gerenciais das duas primeiras avaliações realizadas pela instituição, na unidade de internação adulto da instituição em estudo Os dados foram tabulados em planilha específica no Microsoft Excel e, para a sua análise, empregou-se os índices utilizados pela instituição, sugeridos por Carter (apud SAUPE; 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HORR, 1982) and Cianciarullo, Fugulin and Andreoni (1998) The evaluation deployed process had its beginning on January, 211 and it happened in five steps, which were the instruments adaptation, the applicability test, awareness among professionals, the selection and training of interns and assessment planning The interviews results exhibit the raise of the patient’s positive perception about the nursing services with the quality increase related to hygiene, mobilization, ambulation, lighting, security and spiritual needs, and decrease in relation to freedom of questioning patients, nutrition and fasting guidelines There was decrease in the general taxes related to environment observation with reduction values for prevention of pressure ulcers, nutrition and hydration, oxygen and ventilation and eliminations, identification devices; however there was an increase in the rate of hygiene and comfort, physical safety and use of equipments Identified improvements in the quality of the records referred to patient identification, notes and control of nursing and discharge conditions, but the recommended values remained below There was a fall in value relative to the preparation of nursing prescription determined by the inapplicability of technical and scientific knowledge This study presented a systematic way of nursing assessment, appropriated to the monitoring needs of the institution, and the results of the first two evaluations showed that, even with some improvement in the quality of care, the nursing service of the institution requires strategies for improvement and incorporation of scientific and technical culture of patient safetyVannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]Haddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoMatsuda, Laura MisueBorsato, Fabiane Gorni2024-05-01T11:52:01Z2024-05-01T11:52:01Z2012.0005.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9203porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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