O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385 |
Resumo: | Resumo: Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de base |
id |
UEL_6b4f06ba46c407ae84446009a7718177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9385 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docenteQuímicaEstudo e ensinoQuímicaFormação de professoresEstágios supervisionadosChemistry - Study and teachingSupervised internshipsPedagogical content knowledgeTeacher trainingStudy and teachingResumo: Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de baseTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This investigation had as main focus the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK) of a graduate student in Chemistry, presenting as an investigative scenario the early formation of teachers in the context of the Supervised Internship The objectives of this research were: to identify and characterize the knowledge developed by the licensee from the perspective of Pedagogical Content Knowledge (PCK) when planning and implementing teaching activities in the conducting stage and understanding the implications of this knowledge for their teaching professionalization The discussions carried out with the licensee were recorded on audio, transcribed and analyzed based on textual discursive analysis Then, we interpreted the emerging categories based on Shulman's model on the PCK, also using others that unfolded from it The results found revealed us that during the planning, the PCK was mobilized having as its starting point the knowledge of the content, which supported the mobilization of other knowledge of the base, such as the general pedagogical and the contextual one, according to its objectives of teaching, the characteristics of the strategies adopted and the influence of discussions with the researcher After the classes were taught, we realized that there was the development and expansion of the licensee's PCK through a reflective process that gave rise to five categories: Learning, Participation, Planning, Teacher-student interaction and Pedagogical Mediation of the Content, which we understand to represent elements that were already part of your PCK, but that unfolded, developed and expanded through the validation of the results of your practice We understand that this validation is a legitimation of the practice, making possible the construction of new knowledge about teaching and learning, students, content, teaching strategies, context, content management and activities, resulting in the transformation of your PCK and, consequently, their basic knowledgeLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Broietti, Fabiele Cristiane DiasSá, Luciana PassosFreire, Leila Inês FollmannStanzani, Enio de LorenaArrigo, Viviane2024-05-01T11:55:02Z2024-05-01T11:55:02Z2021.0005.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
title |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente Arrigo, Viviane Química Estudo e ensino Química Formação de professores Estágios supervisionados Chemistry - Study and teaching Supervised internships Pedagogical content knowledge Teacher training Study and teaching |
title_short |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
title_full |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente |
author |
Arrigo, Viviane |
author_facet |
Arrigo, Viviane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] Broietti, Fabiele Cristiane Dias Sá, Luciana Passos Freire, Leila Inês Follmann Stanzani, Enio de Lorena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arrigo, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Estudo e ensino Química Formação de professores Estágios supervisionados Chemistry - Study and teaching Supervised internships Pedagogical content knowledge Teacher training Study and teaching |
topic |
Química Estudo e ensino Química Formação de professores Estágios supervisionados Chemistry - Study and teaching Supervised internships Pedagogical content knowledge Teacher training Study and teaching |
description |
Resumo: Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de base |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
05.03.2021 2021.00 2024-05-01T11:55:02Z 2024-05-01T11:55:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823285092810752 |