O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrigo, Viviane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385
Resumo: Resumo: Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de base
id UEL_6b4f06ba46c407ae84446009a7718177
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9385
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docenteQuímicaEstudo e ensinoQuímicaFormação de professoresEstágios supervisionadosChemistry - Study and teachingSupervised internshipsPedagogical content knowledgeTeacher trainingStudy and teachingResumo: Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de baseTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This investigation had as main focus the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK) of a graduate student in Chemistry, presenting as an investigative scenario the early formation of teachers in the context of the Supervised Internship The objectives of this research were: to identify and characterize the knowledge developed by the licensee from the perspective of Pedagogical Content Knowledge (PCK) when planning and implementing teaching activities in the conducting stage and understanding the implications of this knowledge for their teaching professionalization The discussions carried out with the licensee were recorded on audio, transcribed and analyzed based on textual discursive analysis Then, we interpreted the emerging categories based on Shulman's model on the PCK, also using others that unfolded from it The results found revealed us that during the planning, the PCK was mobilized having as its starting point the knowledge of the content, which supported the mobilization of other knowledge of the base, such as the general pedagogical and the contextual one, according to its objectives of teaching, the characteristics of the strategies adopted and the influence of discussions with the researcher After the classes were taught, we realized that there was the development and expansion of the licensee's PCK through a reflective process that gave rise to five categories: Learning, Participation, Planning, Teacher-student interaction and Pedagogical Mediation of the Content, which we understand to represent elements that were already part of your PCK, but that unfolded, developed and expanded through the validation of the results of your practice We understand that this validation is a legitimation of the practice, making possible the construction of new knowledge about teaching and learning, students, content, teaching strategies, context, content management and activities, resulting in the transformation of your PCK and, consequently, their basic knowledgeLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Broietti, Fabiele Cristiane DiasSá, Luciana PassosFreire, Leila Inês FollmannStanzani, Enio de LorenaArrigo, Viviane2024-05-01T11:55:02Z2024-05-01T11:55:02Z2021.0005.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
title O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
spellingShingle O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
Arrigo, Viviane
Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Estágios supervisionados
Chemistry - Study and teaching
Supervised internships
Pedagogical content knowledge
Teacher training
Study and teaching
title_short O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_full O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_fullStr O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_sort O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente
author Arrigo, Viviane
author_facet Arrigo, Viviane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Sá, Luciana Passos
Freire, Leila Inês Follmann
Stanzani, Enio de Lorena
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrigo, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Estágios supervisionados
Chemistry - Study and teaching
Supervised internships
Pedagogical content knowledge
Teacher training
Study and teaching
topic Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Estágios supervisionados
Chemistry - Study and teaching
Supervised internships
Pedagogical content knowledge
Teacher training
Study and teaching
description Resumo: Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de base
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.03.2021
2021.00
2024-05-01T11:55:02Z
2024-05-01T11:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823285092810752