Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Egláia de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15273
Resumo: Resumo: A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala de aula Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar O curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada Os objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam contribuir para o trabalho em aula Para definir o perfil dos participantes, bem como a estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um questionário semiestruturado Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram durante as análises dos dados Os dados foram analisados e categorizados qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979), que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões Os resultados apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em sua prática docente
id UEL_46fa5ade30e25639e6da37565191de81
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15273
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologiaBiologiaEstudo e ensinoProfessores de biologiaFormação profissionalCiênciaBiologyBiology teachersSciencePractice teachingOccupational trainingStudy and teachingResumo: A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala de aula Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar O curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada Os objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam contribuir para o trabalho em aula Para definir o perfil dos participantes, bem como a estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um questionário semiestruturado Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram durante as análises dos dados Os dados foram analisados e categorizados qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979), que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões Os resultados apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em sua prática docenteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research investigates the complementary training course activities Genetics Practices, Development and Biotechnology, and investigate their possible contributions in the training needs of teachers and also create a space with a view to discussing concepts and proposals for teaching in room class Thus, both participants in continuing education as initial training participants were able to witness practical activities involving the proposed themes, which is why we call the course of further training The course consisted of three meetings on Saturdays, lasting eight hours each The objectives were to evaluate qualitatively the importance of addressing issues with practical activities in the classroom and assumptions and perspectives for the development and conduct of practical activities with these issues, which can contribute to the work in class To set the profile of the participants and the structure of the sites where they develop their teaching activities and their previous understandings to the course on practical activities, it used a semi structured questionnaire For the constitution of data was performed to audio and video recording of the three-day course, and conducted interviews with the participants at the end of each day of the course, to clarify issues that have arisen during data analysis The data were qualitatively analyzed and categorized according to content analysis based on Bardin (1979), which allowed thereby arrived at some conclusions The results showed that work of this nature represent great importance in the current context of education, it influences domain specific content related to recent issues of Genetics, Evolution and Biotechnology, involving participants in updating concepts and methodologies, which may reflect on their teaching practiceAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroBozelli, Fernanda CátiaCarvalho, Egláia de2024-05-01T14:46:44Z2024-05-01T14:46:44Z2015.0013.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15273porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
title Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
spellingShingle Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
Carvalho, Egláia de
Biologia
Estudo e ensino
Professores de biologia
Formação profissional
Ciência
Biology
Biology teachers
Science
Practice teaching
Occupational training
Study and teaching
title_short Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
title_full Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
title_fullStr Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
title_full_unstemmed Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
title_sort Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia
author Carvalho, Egláia de
author_facet Carvalho, Egláia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]
Lorencini Junior, Álvaro
Bozelli, Fernanda Cátia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Egláia de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Estudo e ensino
Professores de biologia
Formação profissional
Ciência
Biology
Biology teachers
Science
Practice teaching
Occupational training
Study and teaching
topic Biologia
Estudo e ensino
Professores de biologia
Formação profissional
Ciência
Biology
Biology teachers
Science
Practice teaching
Occupational training
Study and teaching
description Resumo: A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala de aula Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar O curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada Os objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam contribuir para o trabalho em aula Para definir o perfil dos participantes, bem como a estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um questionário semiestruturado Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram durante as análises dos dados Os dados foram analisados e categorizados qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979), que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões Os resultados apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em sua prática docente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.03.2015
2015.00
2024-05-01T14:46:44Z
2024-05-01T14:46:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15273
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823240504213504