Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Débora Raquel Sarmento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091
Resumo: Resumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo
id UEL_d64793d6021937c2eabe179facab3aca
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15091
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evoluçãoBiologiaFormação de professoresEvolução (Biologia)BiologiaEstudo e ensinoBiologyBiologyEvolution (Biology)Teachers - Scientific applicationsStudy and teachingTeacher trainingResumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de ConteúdoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Several works approach the teaching of the evolution and different problems that it involves However the teacher’s personal aspect isn’t evident enough in scientific researches, therefore the main idea of this investigation was to approach the personal and social values of the teachers connected to whether teaching practice or legitimated knowledge or the knowledge which was developed in the teaching of the Biological Evolution’ context During the investigation to identify the values and the knowledge and to trace possible relations, a qualitative research was initiated which main steps were: discussion of the values and the gaps in scientific activity, specialization and teaching knowledge, the analysis which starts with the primary school Biology teachers’ interviews from the public schools, according to the Content Analysis assumptionsSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesOliveira, Vera Lúcia Bahl deLima, Débora Raquel Sarmento2024-05-01T14:44:52Z2024-05-01T14:44:52Z2013.0027.09.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
title Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
spellingShingle Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
Lima, Débora Raquel Sarmento
Biologia
Formação de professores
Evolução (Biologia)
Biologia
Estudo e ensino
Biology
Biology
Evolution (Biology)
Teachers - Scientific applications
Study and teaching
Teacher training
title_short Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
title_full Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
title_fullStr Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
title_full_unstemmed Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
title_sort Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
author Lima, Débora Raquel Sarmento
author_facet Lima, Débora Raquel Sarmento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Batista, Irinéa de Lourdes
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Débora Raquel Sarmento
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Formação de professores
Evolução (Biologia)
Biologia
Estudo e ensino
Biology
Biology
Evolution (Biology)
Teachers - Scientific applications
Study and teaching
Teacher training
topic Biologia
Formação de professores
Evolução (Biologia)
Biologia
Estudo e ensino
Biology
Biology
Evolution (Biology)
Teachers - Scientific applications
Study and teaching
Teacher training
description Resumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:44:52Z
2024-05-01T14:44:52Z
27.09.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823287868391424