Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091 |
Resumo: | Resumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo |
id |
UEL_d64793d6021937c2eabe179facab3aca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15091 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evoluçãoBiologiaFormação de professoresEvolução (Biologia)BiologiaEstudo e ensinoBiologyBiologyEvolution (Biology)Teachers - Scientific applicationsStudy and teachingTeacher trainingResumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de ConteúdoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Several works approach the teaching of the evolution and different problems that it involves However the teacher’s personal aspect isn’t evident enough in scientific researches, therefore the main idea of this investigation was to approach the personal and social values of the teachers connected to whether teaching practice or legitimated knowledge or the knowledge which was developed in the teaching of the Biological Evolution’ context During the investigation to identify the values and the knowledge and to trace possible relations, a qualitative research was initiated which main steps were: discussion of the values and the gaps in scientific activity, specialization and teaching knowledge, the analysis which starts with the primary school Biology teachers’ interviews from the public schools, according to the Content Analysis assumptionsSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesOliveira, Vera Lúcia Bahl deLima, Débora Raquel Sarmento2024-05-01T14:44:52Z2024-05-01T14:44:52Z2013.0027.09.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
title |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
spellingShingle |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução Lima, Débora Raquel Sarmento Biologia Formação de professores Evolução (Biologia) Biologia Estudo e ensino Biology Biology Evolution (Biology) Teachers - Scientific applications Study and teaching Teacher training |
title_short |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
title_full |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
title_fullStr |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
title_sort |
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução |
author |
Lima, Débora Raquel Sarmento |
author_facet |
Lima, Débora Raquel Sarmento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Batista, Irinéa de Lourdes Oliveira, Vera Lúcia Bahl de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Débora Raquel Sarmento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Formação de professores Evolução (Biologia) Biologia Estudo e ensino Biology Biology Evolution (Biology) Teachers - Scientific applications Study and teaching Teacher training |
topic |
Biologia Formação de professores Evolução (Biologia) Biologia Estudo e ensino Biology Biology Evolution (Biology) Teachers - Scientific applications Study and teaching Teacher training |
description |
Resumo: Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T14:44:52Z 2024-05-01T14:44:52Z 27.09.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823287868391424 |