Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14896 |
Resumo: | Resumo: O uso de materiais plásticos de forma excessiva e o seu descarte incorreto na natureza tem causado problemas ambientais para diversos ecossistemas e a sociedade em geral Devido a relevância dos impactos causados ao meio ambiente, surgiu o interesse em se trabalhar essa temática associada ao conteúdo polímeros, com a 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular, utilizando uma abordagem contextualizada e com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) Para tanto, este trabalho buscou desenvolver uma Sequência Didática (SD) como método organizador de ensino, a fim de estimular os alunos à busca pelo conhecimento de forma sistemática, uma vez que esse conteúdo apresenta certa complexidade e normalmente é ensinado nas escolas pelo método tradicional, deixando o assunto desinteressante e de difícil entendimento Neste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa Para interpretação dos resultados foi utilizado critérios de respostas e relato de experiência A SD envolveu diversas etapas: aplicação de um pré-questionário, problematização com textos e vídeos abordando a temática sobre poluição ambiental, experimentação investigativa, aulas expositivas dialogadas, pesquisa direcionada seguida de apresentações em grupo, realização de uma atividade dirigida e aplicação de um pós-questionário Os experimentos investigativos realizados, tiveram o intuito de mostrar na prática como a teoria pode ser aplicada no cotidiano dos alunos A pesquisa direcionada e as apresentações em grupo sobre temas específicos, visaram aprofundar o conhecimento dos alunos As aulas expositivas dialogadas reforçaram o conhecimento adquirido anteriormente e esclareceram dúvidas Por fim, a atividade dirigida e o pós-questionário foram importantes para que os alunos reconhecessem a evolução do seu próprio conhecimento, discutissem entre si expondo suas opiniões sobre o assunto e fornecessem um feedback (retorno) à professora sobre a SD aplicada Os resultados dessa pesquisa mostraram que a maioria dos alunos (em média, 74,62%) responderam corretamente a atividade dirigida O pós-questionário aplicado revelou que 5% dos alunos se sentiram mais motivados a aprender sobre polímeros devido ao método de ensino utilizado, 69,2% avaliaram como médio o nível de dificuldade do conteúdo e 76,9% deles deram preferência às aulas utilizando SD do que as aulas por métodos tradicionais Tais resultados demonstram que a forma de ensino atual precisa ser atualizada, trazendo recursos e métodos inovadores, a fim de agregar valor e significado ao ensino, transformando o aprendizado em algo prazeroso e enriquecedor para que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes e capazes de contribuir para os problemas da sociedade |
id |
UEL_49166fb4f029028b68edc2d17dbe69c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14896 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básicaQuímicaEstudo e ensinoPolímerosSequência didáticaMeio ambienteChemistry - Study and teachingPolymersDidactic sequenceEnvironmentStudy and teachingResumo: O uso de materiais plásticos de forma excessiva e o seu descarte incorreto na natureza tem causado problemas ambientais para diversos ecossistemas e a sociedade em geral Devido a relevância dos impactos causados ao meio ambiente, surgiu o interesse em se trabalhar essa temática associada ao conteúdo polímeros, com a 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular, utilizando uma abordagem contextualizada e com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) Para tanto, este trabalho buscou desenvolver uma Sequência Didática (SD) como método organizador de ensino, a fim de estimular os alunos à busca pelo conhecimento de forma sistemática, uma vez que esse conteúdo apresenta certa complexidade e normalmente é ensinado nas escolas pelo método tradicional, deixando o assunto desinteressante e de difícil entendimento Neste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa Para interpretação dos resultados foi utilizado critérios de respostas e relato de experiência A SD envolveu diversas etapas: aplicação de um pré-questionário, problematização com textos e vídeos abordando a temática sobre poluição ambiental, experimentação investigativa, aulas expositivas dialogadas, pesquisa direcionada seguida de apresentações em grupo, realização de uma atividade dirigida e aplicação de um pós-questionário Os experimentos investigativos realizados, tiveram o intuito de mostrar na prática como a teoria pode ser aplicada no cotidiano dos alunos A pesquisa direcionada e as apresentações em grupo sobre temas específicos, visaram aprofundar o conhecimento dos alunos As aulas expositivas dialogadas reforçaram o conhecimento adquirido anteriormente e esclareceram dúvidas Por fim, a atividade dirigida e o pós-questionário foram importantes para que os alunos reconhecessem a evolução do seu próprio conhecimento, discutissem entre si expondo suas opiniões sobre o assunto e fornecessem um feedback (retorno) à professora sobre a SD aplicada Os resultados dessa pesquisa mostraram que a maioria dos alunos (em média, 74,62%) responderam corretamente a atividade dirigida O pós-questionário aplicado revelou que 5% dos alunos se sentiram mais motivados a aprender sobre polímeros devido ao método de ensino utilizado, 69,2% avaliaram como médio o nível de dificuldade do conteúdo e 76,9% deles deram preferência às aulas utilizando SD do que as aulas por métodos tradicionais Tais resultados demonstram que a forma de ensino atual precisa ser atualizada, trazendo recursos e métodos inovadores, a fim de agregar valor e significado ao ensino, transformando o aprendizado em algo prazeroso e enriquecedor para que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes e capazes de contribuir para os problemas da sociedadeDissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalAbstract: The use of plastic materials and its discard in the nature in a wrong way has been caused many environment troubles for several ecosystems and for society in general Due to the relevance of the impacts caused to the environment the interest on developmenting this thematic associated to the polymers content with a high school team from a private school in a contextualized way has arised For this, this work has persued to develop a Didactic Sequence (DS), which was elaborated as a teaching organizator method in order to estimulate the students to search the knowlegde in a systematic since this content presents certain complexibility and in general, it’s teached by tradictional method at schools This let the issue boring and its understanding more difficult In this project has performed a descriptive research with a qualitative approach Answers criterion and experiences report have used for interpretation of the results This DS has involved several phases: fulfilling of a prequestionnaireproblematization with texts and videos approaching the thematic about environmental pollution, investigative experimentation, dialogued theorical classes, guided search followed by presentations in groups, accomplish of a guided activity and fulfilling of a pos-questionnaire The investigative experiments have had the purpose of to show in practic as the theory can be applied on students’ daily The guided search and presentations in group about specifc issues have intended to deep the students’ knowledge The dialogued theorical classes have reinforced the knowledge aquired previously and clarified questions Lastly, the guided activity and the pos-questionnaire were important for that the students realized the evolution of their knowlodge, argued among them, exposed their opinions about the issue and gave a feedback to the teacher about the didactic sequence applied This research results have showed that almost of students (around 7462%) answered to the guided activity correctly The applied pos-questionnaire has presented that 5% of the students felt more motivated to learn about polymers due to the used teaching method, 692% of students have evaluated the content’ difficult level as medium and 769% them prefered the classes by DS method over traditional classes These outcomes have demonstrated the current teaching way needs to be updated giveng innovate methods and resources in order to aggregate value and mean to the teaching, transforming the learning on pleasant and enriching something So the students’ll be able to become conscious citizens and they will can contribute for the society troublesCarvalho, Gizilene Maria de [Orientador]Perez, Carla CristinaStanzani, Enio de LorenaAfonso, Amanda Santana2024-05-01T14:39:05Z2024-05-01T14:39:05Z2021.0029.01.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14896porMestrado ProfissionalQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
title |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica Afonso, Amanda Santana Química Estudo e ensino Polímeros Sequência didática Meio ambiente Chemistry - Study and teaching Polymers Didactic sequence Environment Study and teaching |
title_short |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
title_full |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
title_sort |
Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básica |
author |
Afonso, Amanda Santana |
author_facet |
Afonso, Amanda Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Gizilene Maria de [Orientador] Perez, Carla Cristina Stanzani, Enio de Lorena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Amanda Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Estudo e ensino Polímeros Sequência didática Meio ambiente Chemistry - Study and teaching Polymers Didactic sequence Environment Study and teaching |
topic |
Química Estudo e ensino Polímeros Sequência didática Meio ambiente Chemistry - Study and teaching Polymers Didactic sequence Environment Study and teaching |
description |
Resumo: O uso de materiais plásticos de forma excessiva e o seu descarte incorreto na natureza tem causado problemas ambientais para diversos ecossistemas e a sociedade em geral Devido a relevância dos impactos causados ao meio ambiente, surgiu o interesse em se trabalhar essa temática associada ao conteúdo polímeros, com a 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular, utilizando uma abordagem contextualizada e com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) Para tanto, este trabalho buscou desenvolver uma Sequência Didática (SD) como método organizador de ensino, a fim de estimular os alunos à busca pelo conhecimento de forma sistemática, uma vez que esse conteúdo apresenta certa complexidade e normalmente é ensinado nas escolas pelo método tradicional, deixando o assunto desinteressante e de difícil entendimento Neste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa Para interpretação dos resultados foi utilizado critérios de respostas e relato de experiência A SD envolveu diversas etapas: aplicação de um pré-questionário, problematização com textos e vídeos abordando a temática sobre poluição ambiental, experimentação investigativa, aulas expositivas dialogadas, pesquisa direcionada seguida de apresentações em grupo, realização de uma atividade dirigida e aplicação de um pós-questionário Os experimentos investigativos realizados, tiveram o intuito de mostrar na prática como a teoria pode ser aplicada no cotidiano dos alunos A pesquisa direcionada e as apresentações em grupo sobre temas específicos, visaram aprofundar o conhecimento dos alunos As aulas expositivas dialogadas reforçaram o conhecimento adquirido anteriormente e esclareceram dúvidas Por fim, a atividade dirigida e o pós-questionário foram importantes para que os alunos reconhecessem a evolução do seu próprio conhecimento, discutissem entre si expondo suas opiniões sobre o assunto e fornecessem um feedback (retorno) à professora sobre a SD aplicada Os resultados dessa pesquisa mostraram que a maioria dos alunos (em média, 74,62%) responderam corretamente a atividade dirigida O pós-questionário aplicado revelou que 5% dos alunos se sentiram mais motivados a aprender sobre polímeros devido ao método de ensino utilizado, 69,2% avaliaram como médio o nível de dificuldade do conteúdo e 76,9% deles deram preferência às aulas utilizando SD do que as aulas por métodos tradicionais Tais resultados demonstram que a forma de ensino atual precisa ser atualizada, trazendo recursos e métodos inovadores, a fim de agregar valor e significado ao ensino, transformando o aprendizado em algo prazeroso e enriquecedor para que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes e capazes de contribuir para os problemas da sociedade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021.00 2024-05-01T14:39:05Z 2024-05-01T14:39:05Z 29.01.2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14896 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Química Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823255461101568 |